eeindy 30/08/2024
O animal social
Esse é meu primeiro contato com as obras de Franz Kafka e tenho a dizer: Wow, o que foi isso?
O que era para ser só uma curiosidade sobre a história de um cara que do nada virou uma barata enorme, ganhou meus olhos para um significado profundo.
Metamorfose conta a história de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que sustentava sua família ao máximo que podia, mas em contraste não era feliz, pois o seu papel em casa o fazia sacrificar seus próprios desejos e sonhos, portanto, por dentro era infeliz, mas ainda assim queria dar uma vida razoável para sua família.
Contudo, seu valor e esforços como ser humano foram para o ralo, na medida que adquiriu antenas e pares de perninhas nojentas de um inseto, trazendo não só desconforto para os membros da família, como também para si mesmo.
Ao meu ver, Gregor quem se deixou transformar-se em uma barata ou ao menos acreditou assemelhar-se a uma, e tudo isso porque no fatídico dia não atendeu as expectativas que sempre jogaram em suas costas. Por ter perdido o trem da hora certa ou por não atender adequadamente o seu chefe, e independente das suas razões para tal, essas pequenas coisas eram inaceitável para todos, para a sociedade, e por sua estranheza não tinha opção de escolha a não ser aceitar ser isolado da sociedade. E isso só fortaleceu ao Samsa, a crença de que ele era como as baratas, que seu propósito era sucumbir no escuro, longe das pessoas e nada tinha de direito além das sobras que lhe deixavam. Simplesmente um "nojo" de ser humano. E assim foi, Gregor, que sem ajuda alguma, decaiu mais e mais, a ponto de perder sua humanidade.
Em suma, essa obra de poucas páginas aborda bem temas que podem ser notados na realidade. A negligência humana para com o outro, o materialismo como a base de uma vida razoável, a exclusão de um indivíduo considerado "excêntrico demais" em sociedade, provocada pelo medo do desconhecido, que as pessoas, por exemplo, tinham rente ao inseto enorme que Gregor se tornou.
O Final, para mim foi agridoce. Triste, porque Gregor não conseguiu seguir seus desejos em vida e a falta de apoio foi seu derradeiro, mas também confortante, pois ele pôde finalmente descansar daquela vida. Ademais, os Samsas puderam sair daquela casa para refazer sua vida do zero.