A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka




Resenhas - A Metamorfose


10145 encontrados | exibindo 676 a 691
46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Layane.Carla 31/08/2024

Brilhante
É uma história sobre Gregor Samsa, que se transforma em um inseto e é rejeitado por sua família. A obra explora temas de alienação e desumanização, revelando a fragilidade das relações humanas.

É uma obra brilhante e tem poucas páginas que contraria nossas perspectivas sobre natureza, família e ralações humanas.
J. Silva 31/08/2024minha estante
Esse daqueles livros que se lê várias e várias vezes.




Gabriel 30/08/2024

Reflexo de um sentimento inexplicável
O desespero está presente na obra de sua primeira à sua última palavra.
A incerteza, a incapacidade de compreender e agir de Samsa estabelecem e elucidam de uma forma visual a a agonia do enfermo. Ao mesmo passo em que a família mostra preocupação quanto ao seu estado, é também cobrada e condenada sua irresponsabilidade com o "girar da engrenagem".
Nos é cobrado diariamente a dita utilidade, onde não se há espaços para o descanso e o lazer. No fim isso tudo valerá de quê? Nem vês tua vida passar, apenas sobrevive em função de que alguns possam desfrutar do teu suado esforço.
Deixado de lado aquele ser digno de nojo, a família toca sua vida como antes; apesar deste quadro geral da família, a irmã demonstra uma mínima preocupação com ele.
É engraçado ? para não apenas dizer fidedigno ? a relação de intimidade que a família mantém entre si: nenhuma: o pai não passa de o pai. Nada de 'meu' pai, mas sim o pai. É acentuada essa percepção com o declínio do quadro de Gregor.

Ademais, essa edição da L&PM em específico contém notas muito boas de tradutor. Bons apontamentos sobre a vida do autor, trazendo muito mais facilidade de compreendimento do contexto da obra.
Gabriel 30/08/2024minha estante
Confesso que ainda não tive saco de ler O Veredicto ?




spoiler visualizar
Cristina117 31/08/2024minha estante
Eu não entendi nada. Forcei me a ler.


Gihzombie 31/08/2024minha estante
@cristina117 será que foi edição?! Essa que li foi tranquila.


Cristina117 31/08/2024minha estante
@gihzombie ,nao sei ,mas foi uma leitura dificil para mim. Talvez nao seja o meu gosto literário.


Gihzombie 31/08/2024minha estante
Pode ser Cris, as vezes é a época que você lê também. Antigamente eu não conseguia ler livros assim, achava um tédio.




Carolayne7 30/08/2024

? A Metamorfose ?
Eu achei esse livro interessante, a escrita dele é fácil de ser compreendida.
. Eu senti pena do protagonista por virar um ser ao qual vou chamar de "besouro velho", ele simplesmente era tratado como um "animal" ele não tinha mais importância e era considerado um "monstro" por alguns dos seus familiares, as reações dos personagens em relação a ele, posso considerar normais, mas isso mostra como o ser humano pode alterar a forma de tratar um ser dependendo da situação.
comentários(0)comente



Marina 30/08/2024

Ainda não entendi mas vou entender.
Li esse enquanto esperava pra ser atendida no médico. Não esperava algo filosófico e ainda estou absorvendo a história.

Tenho MUITAS perguntas e nenhuma respostas. Quando tiver alguma resposta volto pra comentar
JosA225 30/08/2024minha estante
Basicamente é pra você interpretar. Eu interpretei da seguinte forma: todo mundo já se sentiu um inseto que não servia pra nada. Tipo, você olha e vê todo mundo fazendo uma coisa mas você não faz, aí você sente que você é como um inseto, um inseto que não faz nada. Aí, a pessoa ela decide se ela te trata bem ou te trata com um inseto. Isso é a minha interpretação, cada um tem a sua.




alfie 30/08/2024

Despertei de sonhos intranquilos.
"Seria ele um animal, considerando que a música o emocionava tanto?"

Gregor acordou de sonhos intranquilos. Em um momento, você está dormindo pensando em mudar completamente, sair do emprego que detesta e terminar vínculos que não quer manter. No instante seguinte, você acorda e percebe que essas decisões foram tiradas de você, pois está metamorfoseando em sua própria cama. As pessoas ao seu redor não o reconhecem mais. Você passa a ser "isso", como um objeto ou o animal que se tornou. Algo muito característico dos contos kafkianos é a colocação da personagem em uma situação da qual não pode escapar nem controlar. A partir disso, Kafka trabalha uma narrativa constante, na qual a crise existencial e o caráter reflexivo do indivíduo são presentes em sua obra. Com uma leitura leve e envolvente, o livro nos conduz às profundezas da mente humana, com questionamentos sobre quem somos no mundo, capazes de gerar identificação em quem lê. Kafka fez um ótimo trabalho; esse clássico contemporâneo jamais será esquecido.
comentários(0)comente



mimie 30/08/2024

A Metamorfose de Kafka
Não acredito que seja possível colocar em palavras a sensação de se ler esse livro pela primeira vez. É o tipo de coisa que não tem como se descrever, apenas sentir, é algo único e estranhamente tocante e profundo. Aberto de muitas interpretações diferentes... Algo que na minha visão o torna ainda mais incrível e emocionante. A Metamorfose é um livro lindo e assustador amo tempo, que todas as pessoas deveriam ler pelo menos uma vez em dias vidas.
comentários(0)comente



Veiga 30/08/2024

Muito bom!
De fato, nós somos o que produzimos e sociologicamente o trabalho é a nossa essência, aquilo que nos torna dignos. A partir do momento que Gregor deixou de ser útil acabou sendo menosprezado. A família despreparada para aquilo que aconteceu ao filho, podendo facilmente ser interpretado como uma doença terminal ou um distúrbio mental já que em dado momento, a mãe de Gregor cita que ele não compreende o que eles falam mas Gregor está entendendo tudo, retratando o que muitas vezes ocorre quando nos deparamos com um indivíduo com a saúde mental fragilizada. O que mais me angustiou foi a dificuldade de comunicação entre ele e a família e a rapidez com que ele foi descartado. O livro é ótimo e traz muitas reflexões, recomendo!
comentários(0)comente



Magarão 30/08/2024

Estranhamente intrigante, cru e trágico.

"A Metamorfose" concede margem para várias interpretações, bem como há diversas formas de ler.

É sobre a condição humana e o grotesco. Sobre a fragilidade e sobre o inverossímil.
comentários(0)comente



saturnclub 30/08/2024

Me identifiquei, gente, não vou mentir
Gregor acordou e a primeira coisa q ele se preocupa é como ele vai chegar ao trabalho a tempo, e não o fato de q ele se tornou um inseto gigante. Amo a forma sutil como esse conto tem tanto a interpretação psicológica quanto social. Como, a partir do momento q você, provedor de sua casa e de sua família, se debilita por motivos físicos ou psicológicos, você se torna um inútil, um inseto, uma mera barata em meio ao sistema que explora as pessoas até elas se preocuparem mais com o trabalho do que com o mundo ao seu redor.

Descanse em paz Karl Marx, vc teria amado esse livro
comentários(0)comente



eeindy 30/08/2024

O animal social
Esse é meu primeiro contato com as obras de Franz Kafka e tenho a dizer: Wow, o que foi isso?
O que era para ser só uma curiosidade sobre a história de um cara que do nada virou uma barata enorme, ganhou meus olhos para um significado profundo.
Metamorfose conta a história de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que sustentava sua família ao máximo que podia, mas em contraste não era feliz, pois o seu papel em casa o fazia sacrificar seus próprios desejos e sonhos, portanto, por dentro era infeliz, mas ainda assim queria dar uma vida razoável para sua família.
Contudo, seu valor e esforços como ser humano foram para o ralo, na medida que adquiriu antenas e pares de perninhas nojentas de um inseto, trazendo não só desconforto para os membros da família, como também para si mesmo.
Ao meu ver, Gregor quem se deixou transformar-se em uma barata ou ao menos acreditou assemelhar-se a uma, e tudo isso porque no fatídico dia não atendeu as expectativas que sempre jogaram em suas costas. Por ter perdido o trem da hora certa ou por não atender adequadamente o seu chefe, e independente das suas razões para tal, essas pequenas coisas eram inaceitável para todos, para a sociedade, e por sua estranheza não tinha opção de escolha a não ser aceitar ser isolado da sociedade. E isso só fortaleceu ao Samsa, a crença de que ele era como as baratas, que seu propósito era sucumbir no escuro, longe das pessoas e nada tinha de direito além das sobras que lhe deixavam. Simplesmente um "nojo" de ser humano. E assim foi, Gregor, que sem ajuda alguma, decaiu mais e mais, a ponto de perder sua humanidade.
Em suma, essa obra de poucas páginas aborda bem temas que podem ser notados na realidade. A negligência humana para com o outro, o materialismo como a base de uma vida razoável, a exclusão de um indivíduo considerado "excêntrico demais" em sociedade, provocada pelo medo do desconhecido, que as pessoas, por exemplo, tinham rente ao inseto enorme que Gregor se tornou.
O Final, para mim foi agridoce. Triste, porque Gregor não conseguiu seguir seus desejos em vida e a falta de apoio foi seu derradeiro, mas também confortante, pois ele pôde finalmente descansar daquela vida. Ademais, os Samsas puderam sair daquela casa para refazer sua vida do zero.
Debor4 30/08/2024minha estante
Achei sua análise inteligentíssima, me deu até vontade de ler?


eeindy 01/09/2024minha estante
Obrigada!! lei quando puder ?




amordojulian 30/08/2024

Li este livro em menos de um dia. A leitura é fluida e muito boa.
Aqui podemos ver o que a frustração faz aos humanos. Retrata como uma pessoa pode facilmente ser descartada e tornar-se um fardo quando não se tem nada a oferecer. Fiquei sem reação perante a atitude da família nas últimas páginas quando a frustração dominou-os.
Nunca imaginei ter pena de uma barata. Ainda estou sem reação com esse acontecimento. Meu deus.
comentários(0)comente



girafa pequena 29/08/2024

Esse livro é uma obra de arte. Ele descreve exatamente como o sistema funciona, e também mostra o quanto os sentimentos e relações humanas são coisas efêmeras. A partir do momento que Gregor deixa de ser útil pra sua família, ele passa a ser visto como um fardo, algo que não tem mais utilidade nenhuma pra eles. Isso só deixa explícito o quando o sistema capitalista afeta o comportamento humano, deixando cada vez mais claro o egoísmo, ou seja, é como nós fôssemos descartáveis. No momento que não movimentamos mais a economia, somos deixados de lado.
Outra coisa que achei interessante é quando Gregor é atingido por uma maçã e começa a sentir dor. Acredito que isso mostra bem o sentimento de rejeição que sentimos
comentários(0)comente



Kauã 29/08/2024

O que significaria o inseto de Gregor Samsa?
Durante toda a leitura eu fiquei me perguntando oque simbolizaria a metamorfose de Gregor e se ela sequer tinha algum significado alem da própria transformação.
Ao final eu interpreto que a metamorfose significa uma invalidez de Gregor, possivelmente um câncer pois vemos que a maçã atirada contra ele ali fica como se fosse um tumor e impede sua vivencia e após algum tempo ele começa a deixar de comer, passa a ser indiferente a se alimentar e atinge a tristeza profunda oque me leva a crer q ele acaba por entrar em depressão, tanto q ao ouvir a irmã tocar violino ele cita que ali tinha encontrado o nutriente q lhe faltava, como se a musica da irmã o conectasse com a fase boa da vida e lhe trouxesse alguma alegria.

A critica do livro é realmente muito boa, você é oque você produz para os que estão ao seu redor, as relações são simplesmente por interesse, algo que também seria defendido por Karl Marx ao falar q as relações no mundo capitalista são frias e por interesses pessoais mas abordar isso dentro da mesma família, desconectar e desmantelar a instituição familiar é triste e demonstra de maneira mais agressiva o impacto do meio político-econômico nas relações mesmo entre as pessoas mais próximas

A decadência de Gregor e suas relações é muito triste mas mais triste ainda é ver que sua morte é bem recebida pela sua família e que toda fragilidade q ela mostrava quando sustentada por Gregor foi desfeita quando ele para de trabalhar e todos subitamente se tornam capazes de adquirir trabalhos próprios, Gregor era completamente explorado e depois quando inútil foi esquecido
comentários(0)comente



10145 encontrados | exibindo 676 a 691
46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 |