A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka




Resenhas - A Metamorfose


10152 encontrados | exibindo 826 a 841
56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



afterglow.a 10/08/2024

Simplesmente um dos melhores livros que já li na vida, enigmático e muito filosófico! Incrível, simplesmente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



joyboy0 10/08/2024

Um Despertar Intranquilo - A Metamorfose
“Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso.”

É sem dúvidas um dos inícios mais conhecidos e marcantes da literatura mundial, pertencente “A Metamorfose” de Franz Kafka. Apesar de ser um título curto, contendo cerca de 100 páginas dependendo da edição, não se deixe enganar, essa é uma das obras que até hoje consegue trazer diversas perspectivas, das mais variadas, ao mesmo tempo que consegue ser tão atual.

Através de seu estilo único, Kafka nos introduz a um mundo absurdo, mas ao mesmo tempo, familiar. Gregor Samsa, o protagonista, acorda e se vê transformado em um inseto. Esse elemento inesperado causa uma ruptura no habitual, no cotidiano, tal elemento nos leva a questionar, “o que é normal?” Tal transformação causa até hoje diversas interpretações, sendo um dos pontos mais interessantes e único do estilo do autor.

A obra nos põe perante o absurdo, sendo a transformação de Gregor, apenas a ponta de algo maior, uma ferramenta para explorar a fragilidade do real. O que é mais assombroso, Gregor se levantar e ver que se transformou em algo monstruoso, ou que está atrasado para o trabalho? Kafka direciona nosso olhar para as dinâmicas sociais e familiares que se desenrolam, desfocando da impossibilidade da situação, nos fazendo olhar para a banalidade da vida, a desumanização imposta pela sociedade perante sua própria existência. Sua metamorfose física pode ser vista apenas como uma manifestação externa de algo que ele já tinha se tornado internamente. Antes preso a racionalidade, a lógica, com uma constante aproximação da modernidade, vai sendo levado aos poucos a uma desconexão com o mundo ao seu redor, e com si próprio.

A reação da família e do ambiente ao seu redor, subverte as expectativas do leitor, que poderia esperar um clímax dramático ou trágico, mas em vez disso, Kafka nos oferece um desenrolar comum das coisas, juntamente com um desfecho quase banal, reforçando ainda mais o sentimento de absurdo.

“A Metamorfose” é uma obra que exige participação ativa do leitor. Kafka nos oferece fragmentos e metáforas, deixando- nos livres para montar a imagem completa e tirar nossas próprias conclusões. Tal diálogo entre o autor e leitor promove uma dialética, onde não há uma única interpretação “correta”, somos levados a uma desautomatização, onde passamos a olhar a narrativa, não sobre o ponto de vista do autor ou dos personagens, mas com nossos próprios olhos.

Com uma narrativa curta e aparentemente simples, Franz Kafka traz camadas de significado que exploram a essência da existência humana, a alienação social e a fragilidade da realidade. É uma obra que ressoa com leitores das mais variadas épocas, convidando-os a olhar a aproximação da modernidade e o afastamento da vida, questionando o que é “normal”. Somos lembrados de uma forma crua e direta, que a linha divisória que transpassa o absurdo e familiar, é muito mais tênue do que podemos imaginar.
comentários(0)comente



galaxnity 10/08/2024

''O instante do despertar é o instante mais perigoso do dia''
Bom, como nessa versão tem dois livros de Kafka, ''A metamorfose'' e ''O veredicto'', vou começar falando sobre a metamorfose. Kafka utiliza uma prosa direta e concisa para contar a história de Gregor. A narrativa em terceira pessoa oferece uma visão clínica e desapegada dos acontecimentos, o que acentua o horror da transformação de Gregor e a frieza da reação da família. É um livro que te prende, te deixa muito curioso e te faz questionar diversas coisas. Nos mostra que quando perdemos nossa ''utilidade'' as pessoas começam a parar de se preocupar conosco, que só somos amados quando temos algum tipo de utilidade para elas, e que por mais que tentem te ajudar no início, essa ajuda não será recorrente. No meu ponto de vista, esse livro deveria ser lido por todos, pois mostra que não somos tão importantes assim quando estamos ''incapacitados''. O livro faz uma tremenda crítica ao mercado de trabalho e aos nossos relacionamentos.
Agora falando sobre ''O veredicto'', confesso que o final me deixou ainda mais sem reação do que o final de ''A metamorfose''. É um conto que demonstra muitas das preocupações centrais de Kafka (e acredito que também a de todos nós): a relação com a autoridade, a culpa, a incomunicabilidade e a absurda irracionalidade da vida.
Ambas as obra nos desafiam a entender melhor sobre a condição humana em relação ao seu próprio ser, trabalho e relacionamentos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luís7 09/08/2024

Uma leitura rápida, e com certeza intrigante do início ao fim. O início já é um baque no leitor, vejam: "Certa manhã, ao despertar de sonhos agitados, Gregor Samsa deu consigo na cama transformado num inseto monstruoso". Normalmente esperaríamos um clímax no final de um livro, mas nesse não... já é no início amigos. Surgirá dúvidas, como por exemplo: "como ele se tornou esse inseto monstruoso afinal?", "Como vai ser a sua vida daqui pra frente?", "Como será a sua relação com a família?", e essas curiosidades moverá o seu desejo em continuar essa leitura incessantemente, e ver os desdobramentos dessa novela. É dura a vida do Gregor depois da metamorfose, uma vida normal se transforma em um pesadelo incompreensível. Há esperanças para Gregor ter uma vida normal outra vez? Será que ele terá a chance de ser um humano novamente?

Meu primeiro contato com Franz Kafka, e foi sensacional. Fica a dica galera caso queiram conhecer essa novela!!!
comentários(0)comente



Thaina308 09/08/2024

A metamorfose
Assim como o Wilde, Franz kafka escreve de uma forma sublime e "tão simples" que parece ser facil, mas não é. Eu amo como escritas de outro século, como no caso de A Metamorfose, é atemporal.
Enfim. Fazia tempo que não ficava triste com uma história e essa foi uma delas. A construção do livro em si, dói e é genial. O jeito que Kafka mostra como nós só somos bons, enquanto servimos, dói mais ainda.
Sensacional.
comentários(0)comente



Anna 09/08/2024

Metamorfose?
Esse livro é um que queria ler faz muito tempo porém nunca tive coragem, tenho pavor de baratas kkkkk. No entanto, eu esperava um pouco mais de desenvolvimento achei muito cru a história, a única parte que me deu interesse foi o final, mas mesmo assim fiquei surpresa porque acabou muito rápido.
comentários(0)comente



Stephanie.Moraes 09/08/2024

Kafka nunca deixa a desejar
Na reflexão de Metamorfose, pude perceber o quanto a sociedade impõe que um homem seja provedor de sua residência, e como ele se torna inútil e um fardo quando está inválido para ser esse provedor.
Acredito que podemos tirar diversas conclusões acerca deste livro, e por mais curto que ele seja, seu conteúdo é enorme!
Li diversas resenhas durante a leitura do livro e percebi que as pessoas ou leem tudo de uma vez ou leem aos poucos pra absorver toda a porrada que a história vai te dando ao longo das páginas. Eu fui uma das pessoas que leu aos poucos, não pude suportar a dor de Gregor.
E sem spoilers, mas o final me deu uma marretada com força.
Que ódio da sociedade!
comentários(0)comente



neide.euzebio 08/08/2024

Gostei do texto do Kafka, primeira obra do autor que leio.Eu interpretaria o personagem do Gregor como alguém que poderia está com uma depressão profunda, e que a família o desprezou por esse ter deixado de ser um provedor, pois a doença o fez se tornar uma pessoa sem trabalho e inútil. Existem na verdade, muitas possibilidades de interpretação do texto, por exemplo, a não aceitação das mudanças das pessoas, sejam de um familiar ou amigo, gerando assim uma exclusão social! Muito bom, recomendo !
comentários(0)comente



Filipe Nabarret 07/08/2024

Que descoberta legal, eu gostei do livro apesar de ter desbloqueado um novo medo em mim, imagina acordar sendo uma barata gigante e com seu gerente na porta do seu quarto te acordando pra trabalhar? Pois é PAVOR! Hahaha
comentários(0)comente



jennilab 07/08/2024

?
Não é meu tipo de leitura, então talvez minha nota não valha de nada. No início fiquei entretida, li o primeiro capítulo muito rápido, mas ai, um mês inteiro pra terminar o seguinte. O final li sem vontade alguma. Apesar disso, me fez pensar e refletir bastante.
comentários(0)comente



AJNX 07/08/2024

Não consegui botar em palavras nem metade do que pensei
Blz, hora da resenha ?

Por eu ter fobia de barata (e eu imaginei a metamorfose de Gregor como uma barata, mas fui pesquisar depois da conclusão da leitura e era mais uma espécie de rola bosta), diga-se uma leitura no MÍNIMO agoniante. Cristo, eu tava lendo e me contorcendo e sentindo coceira. Fora a agonia, a leitura disto me deu um ciclo de reflexão que só me permitiu fazer uma resenha depois de um tempo pensando (eu sabo muito ?)

Basicamente, imagino que Kafka fez uma metáfora de como se sentia: um ser incompreendido e desprezado, visto como fardo e cheio de dificuldades que antes não havia de ter. A família Samsa sequer se importava para entender Gregor, e tudo o que torciam era pela morte dele, pois ele parou de trabalhar e logo se tornara um "inútil". Pela lógica da família, se ele era inútil, deveria parar de existir.

Eu fiquei mal pelo final, queria algo menos indigno para Gregor. Aliás, leitura bem fluída (não sei se foi minha agonia que me ajudou a ler rápido), terminei em cerca de 1 hora e meia
comentários(0)comente



aycraziness 07/08/2024

Ele virou uma barata ou estava sendo tratado como uma?
Um clássico que me deixou crises existenciais, a escrita de Kafka é leve e bela. A história é, de certa forma, intrigante deixando um leve toque de melancolia.
comentários(0)comente



10152 encontrados | exibindo 826 a 841
56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 |