Amanda_mirandaa 17/07/2024
Miserável.
Me despertou a atenção como Kafka consegue expor a insignificância, miserabilidade e asquerosidade da condição humana ao desenvolver um personagem que se transforma em um inseto monstruoso.
Analisando o contexto, percebe-se que o autor não era muito satisfeito com a própria vida: teve uma infância solitária, era cuidado por uma governanta, o pai não apoiava sua propensão para a literatura, seus romances acabaram dando errado, teve de "escolher" a profissão de advogado devido à forte perseguição antissemita, morreu de tuberculose... É importante saber disso para podermos entender como ele teve tanta facilidade e naturalidade em escrever esta obra.
Já li resenhas das quais criaram uma teoria alegando que Gregor, o protagonista, tinha burnout já que fica claro ao longo da história que ele zelava muito pelo seu trabalho o que faz um tremendo sentido, enquanto somos da classe social dos trabalhadores não somos seres humanos, somos apenas insetos miseráveis levantando cedo todas as manhãs indo sustentar o sistema social que beneficia apenas os que tem acúmulo de captal: o captalismo.
Quando for ler este livro não se limite às palavras escritas no papel, reflita sobre o máximo que puder.
Recomendo.