@APassional 19/02/2014
A Conspiração * Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Nesta aventura de Dirk Pitt, o enredo nos coloca desde o início diante de dois enigmas, envolvendo dois naufrágios: um no período Otomano – 327 d. C. – e outro na Primeira Guerra Mundial, nos instigando a estabelecer a relação entre os ataques. Muiiiito estranho... e pronto, já somos fisgados pela curiosidade e assim mergulhamos no sentido da palavra, pois Dirk Pai, Dirk filho e Summer Dirk (filha) são mergulhadores, o primeiro é Diretor da NUMA (Agência Nacional Marítima e Subaquática) vinculada ao governo norte-americano, para a qual os filhos trabalham, ou seja, são caçadores de tesouros credenciados.
A trama desenrola-se no Oriente Médio, e divide-se em três núcleos:
Na Turquia, Dirk Pai descobre o naufrágio Otomano e, ao procurar seu amigo Rey Ruppé (Curador do Museu de Arqueologia de Istambul), a fim de decifrar a origem dos artefatos, ele e sua esposa Loren Smith (Congressista americana) serão envolvidos em uma trama milenar e perseguidos por mercenários sob o comando de Ozden e Maria Celik (irmãos antagonistas) em fugas espetaculares bemmmm hollywoodianas.
Obs. Até o próprio Clive entra em cena na pg.121, tipo: “meu nome é Clive Cussler” hahahaha!
Em Jerusalém, o foco da ação é Sophie Elkin, chefe da Unidade de Prevenção ao Roubo de Antiguidades, mas o mocinho do núcleo é Dirk filho, pois a descoberta de antigos manuscritos em uma escavação subaquática em Israel colocará a escavação na mira de tam tam tam... adivinhem? Isso mesmo, mercenários que querem roubar as relíquias!
Na Inglaterra, o núcleo Summer, faz uma descoberta que leva Dirk filha e a historiadora Julie Goodyear a uma rota de antigos segredos religiosos, enigmas, descaminhos e perigos de “meninas” graças ao charmoso e trapaceiro Ridley Bannister, que tem como patrocinadores de suas façanhas um certo Arcebispo e um poderoso e ardiloso caçador de antiguidades: Oscar Gutzman, vulgo o “Gordo”.
Aparentemente não existe conexão, entretanto... Tudo está ligado.
O núcleo um é pura ação e aventura, o dois aventura, mistério e romance... hummm! O três é raciocínio e lógica e... um tanto hilário.
Inúmeras referencias à política no Oriente Médio, descrições de lugares sagrados e comida típica hummmm... Que delícia, Mesquitas, Palácios, relíquias e seus simulacros simbólicos religiosos, relações entre a grandeza do passado Otomano e os conflitos contemporâneos também fazem parte do roteiro interessantíssimo. Ah! E claro, bombas... muiiiitas bombas afinal, terroristas + Oriente Médio = Bombas.
A narrativa em 3ª pessoa divide-se em quatro partes, cada uma delas sob o ponto de vista bipolarizado de protagonistas e antagonistas, assim acompanhamos a ação e motivação tanto dos mocinhos como dos bandidos, afinal são 535 pgs., divididas em prólogo e mais 4 partes, mas surpreende a leveza do volume, graças à excelente escolha da gramatura.
Na parte I – O Sonho Otomano, somos apresentados aos antagonistas e núcleos 1 e 2 (Pai/filho); na parte II – O Manifesto, percorremos os arredores de Londres com Summer, Julie e Ridley, enquanto Pitt Pai e seu inseparável Giordino estão na caça dos mercenários; Na parte III – A sombra do Crescente, a ação alucinante chega ao clímax com exclusividade da dupla Dirk Pai/Giordino X Maria e sua gang, inúmeros atentados, algumas perdas ahhhhhh!
Megalomania, ancestralidade, fanatismo, poder, heroísmo, coragem, adrenalina máxima, o clima é tennnnnso. Será que vamos enfim respirar aliviados na parte IV? Não! Novas ameaças colocarão os três Pitt em risco, mais um teste à coragem do trio, que não é pouca, pois vão suar a camisa mais uma vez diante da tensão dos acontecimentos que redundam na descoberta do enigma... ufa!
Curiosidades: a NUMA existe realmente e o filho de Cussler, Dirk Cussler, é o Presidente desta fundação sem fins lucrativos para pesquisa e preservação de patrimônio marítimo.
Ahhhhh! Ao final tem um capítulo extra de A Caçada, que uau! É uma excelente leitura.
Se você gosta de ação e muiiiiiiiita aventura
vai deliciar-se com A Conspiração de Clive Cussler.
Eu Amei!
Beijos Oceânicos!
By Rosem Ferr.:.
Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 14/02/2014.
site: http://www.arquivopassional.com/2014/02/resenha-conspiracao-clive-cussler.html