Juliana 07/11/2013
Eu bem que tentei escrever uma resenha para cada um dos livros, mas o receio de acabar dando algum spoiler no lugar errado me fez escrever a resenha da trilogia logo de uma vez. Eu fiquei sabendo do livro pelas redes sociais, já que em um dos grupos de leitura que eu participo no facebook as meninas estavam doentes pelo livro. A autora estava disponibilizando os capítulos no Wattpad e depois colocou o livro à venda na Amazon.com.br, então eu já logo cliquei e comecei a ler.
O livro conta a história de Amande, uma mulher toda certinha, santinha, que adora a rotina e as coisas bem planejadas, nos mínimos detalhes e com muita antecedência. Ela está prestes a se casar com João Pedro, seu noivo, com quem já está há nove anos. Ela vem planejando o casamento há três anos e já tem tudo acertado, comprado, quitado. Falta só colocar o vestido e entrar na igreja. Ela tinha se esquecido apenas de um pequeno detalhe: sua despedida de solteira.
Porém, Jéssica, uma de suas melhores amigas, já havia pensado nisso e resolveu planejar para Amande a melhor depsedida de solteira de todos os tempos. Ela e as amigas iriam para uma casa de prais luxuosa, para curtirem festas e mais festas, sendo servidas por lindos homens sarados, durante um fim de semana inteiro. Amande fica bastante receosa com as ideias da amiga, mas como está mesmo precisando de um tempo para relaxar e esfriar a cabeça antes do casamento, aceita a proposta das amigas. Mas esse fim de semana trouxe muitas surpresas para Amande e várias oportunidades para que ela refletisse sobre sua vida, seu noivado, suas emoções...
É na sua despedida de solteira que ela conhece Caleb, um homem muito parecido com ela em algumas coisas, como a mania de limpeza e organização, mas completamente diferente no que se refere aos seus desejos e vontades. Ele é um espírito livre, que faz o que tem vontade, vai atrás dos seus objetivos e os persegue, até conseguir, mesmo que muitas vezes por caminhos bastante difíceis e tortuosos. Caleb é capaz de dizer e fazer coisas que fazem com que Amande se questione sempre e, com a ajuda dele é que ela se livra de muitas "algemas", a palavra escolhida pela autora para representar tudo que a prendia e impedia de realmente ser feliz.
Amande é uma mulher de personalidade forte e que venceu na vida, é inteligente e determinada, ainda que reprimida em muitos aspectos. Caleb é dinâmico, divertido e dono de pensamentos muito perturbadores, no que se refere ao equilíbrio entre pensar e sentir. A autora nos faz pensar pela perspectiva do desejo, não apenas do sexual, mas também das nossas vontades.
A trilogia é, repleta de cenas e elementos quentes, que fazem a mulherada pirar. Ainda mais porque a Mila Wander se inspirou no Ian Somerhalder para criar o Caleb, então é praticamente impossível ler os livros e não imaginar as duas piscinas azuis brilhando na nossa direção. Ainda que seja uma história com uma temática tão polêmica e que está tão em voga utimamente, a narrativa é totalmente diferente de tudo o que eu já li. O epicentro da história, que é a despedida de solteira, onde tudo se desenrola é algo bastante diferente, mas ainda assim, um pouco previsível. A novidade é a forma como os acontecimentos são narrados, como todas as coisas em todos os livros, convergem para pontos em comum. Até mesmo as consequências de cada ato dos personagens são tão bem amarradas que a história é um todo consistente e absolutamente viciante.
A frase que é constantemente repetida ao longo dos três livros, "Qual é o seu maior desejo?" nos leva a questionar nos demais aspectos da nossa vida, se o que estamos fazendo é realmente o que realmente queremos, e pensar se o modo como estamos conduzindo nossos atos e escolhas é realmente o melhor modo de conseguir satisfazer os nossos desejos mais profundos. Muitas vezes fazemos coisas que nem queremos tanto, simplesmente porque aquilo já estava planejado, já estava meio pronto, quase uma ideia plantada na nossa cabeça, mas na verdade, nossa vontade era partir pra outro lado, fazer outras coisas. Estamos ainda pressos por muitas algemas que nos prendem ao certo, aquilo que já havia sido planejado por tanto tempo, e não temos a coragem necessária para mudar de ideia. Falta ousadia para assumir que queremos algo louco e despropositado, tomar umas atitudes sem pensar muito e seguir o que queremos fazer. Afinal, qual é o seu maior desejo?
site: www.cafecomlivros.blog.br/resenha-despedida-de-solteira