Lice 17/01/2022
resenha tirada do meu bookgram (@bookslicee)
?? Gatilhos: não achei uma lista com os gatilhos certinhos, mas tem morte e algumas falas supremacistas, se tiver outros não é nada muito forte, já que se trata de um livro infanto juvenil.
? 76 páginas -> +/- 2h
? Nota: 4/5
? Se trata de um livro composto por 5 fábulas, todas envolvendo magia e o mundo bruxo, são histórias para os bruxinhos, nós trouxas temos escritores como Esopo e os bruxos tem Beedle. Mas a edição que eu li também conta com vários comentários de Alvo Dumbledore, o que trouxe uma reflexão maior a cerca do que cada fábula quer dizer.
? Cada fábula tem um personagem principal é claro, mas pra mim a que brilhou realmente foi Babbitty, uma velha lavadeira que "liberta" os bruxos, achei a personagem dela muito carismática. Mas os personagens de todas as histórias são bem colocados, todos únicos, sejam secundários ou principais.
????? Achei as 5 fábulas bem gostosinhas de ler, são divertidas e cumprem o papel de história curta com uma moral por trás, além de se passarem no mundo bruxo o que torna mais interessante. Os comentários do Dumbledore trouxeram não só reflexões e explicações da lição por trás de cada fábula, mas também curiosidades a cerca do que cada conto despertou em pessoas do mundo bruxo. Achei uma leitura leve e divertida.
? Acho que a fábula que eu mais gostei, foi A Fonte da Sorte. Gostei da premissa de passarem por vários desafios até conquistarem o direito de se banhar em uma fonte mágica que muda sua vida para melhor. Mas também amei O Conto dos Três Irmãos, pela nostalgia de voltar diretamente ao mundo de Harry Potter.
?? A escrita da J.K não está entre as minhas preferidas, mas achei que ela trabalhou bem nas fábulas, achei bem criativas. Gostei da escrita dela em primeira pessoa, Harry Potter devia ser assim. Mas sempre bom lembrar que ela é uma autora problemática, não faz questão nenhuma de esconder que é transfóbica.