Raquel Moritz 26/11/2013Em busca do leite das crianças2013 tem sido um ano legal para os fãs de Neil Gaiman. Três meses após o lançamento do excelentíssimo
“O Oceano no Fim do Caminho“, o britânico publicou
“Fortunately, the Milk“, uma aventura infantil bem divertida, que aposta nas ilustrações para suportar a história.
Fortunately, the Milk é narrado por um garoto que está em casa com o pai e a irmã mais nova, sem leite para o seu cereal matinal. O pai sai em busca do leite e demora muito para retornar. Quando ele chega, ele traz mais do que leite: ele conta exatamente o que aconteceu durante seu caminho de volta para casa.
Uma espécie de abdução + viagem no tempo leva o pai das crianças a uma jornada para salvar o mundo. Durante esse tempo, ele encontra piratas, wumpiros (uhum, com w), dinossauros cientistas, alienígenas, balões de ar quente, pedras preciosas, entre outras peripécias adoráveis.
Neil Gaiman contando a história
Well, o livro é cheio de palavrinhas que precisam de certa entonação pra fazer sentido para as crianças, e como a minha curiosidade era grande, fui atrás do audiobook desse livro para ter um apoio em áudio. Ouvir o próprio Neil Gaiman narrando suas histórias, fazendo as entonações corretas e as encenações necessárias, é uma experiência completa. Impossível não ler em voz alta, fazendo gestos e fingindo que tem uma platéia de crianças ao seu redor. Muito legal. :)
Edição americana e edição inglesa
O livro Fortunately, the Milk tem duas edições. A edição americana é escrita por Nei Gaiman e ilustrada por Skootie Young. Os desenhos tem um caráter menos infantil, de certa forma mais sombrio. No Brasil, o trabalho do Skootie é conhecido por conta da revisão de O Mágico de Oz do selo Marvel lançada pela Panini este ano.
Já a edição inglesa conta com ilustrações de Chris Riddell e traz um traço bem infantil. O pai, nesse caso, é a caricatura perfeita de Neil Gaiman em busca do leite.
Não sei se alguma editora brasileira irá lançar este livro em breve (Felizmente, o Leite?), mas deixo a dica de antemão. É uma história engraçadinha pra contar para os seus filhos (ou pais, como eu fiz; minha mãe deu risada).
Super recomendo :)
site:
http://pipocamusical.com.br/2013/11/21/resenha-livro-infantil-neil-gaiman-fortunately-the-milk-usa-version-skootie-young/