Juliane14 15/10/2024Entendo o posicionamento da Igreja.Neste livro, acompanhamos o professor Robert Langdon em mais uma aventura, com um quebra-cabeça a ser desvendado, junto com a personagem Vitoria Vettra, uma cientista que estuda as sinapses ou comunicação entre animais aquáticos.
Iniciamos a leitura já com bastante ação, na qual o professor é "convidado" a visitar o CERN para ajudar na explicação de um misterioso símbolo Illuminati, que aparece marcado no corpo do pai de Vittoria, Leonardo, também cientista e padre.
A partir de então vemos uma corrida contra o tempo para salvar a cidade do Vaticano, e também para decifrar antigos códigos da seita Illuminati.
Confesso que assisti ao filme antes do livro, e na época, por mais escandaloso fosse, fiquei me perguntando o porque de tantas críticas e oposição ao filme. Agora, lendo um livro, realmente entendo o porque de ter entrado na lista de livros proibidos pela Igreja Católica, que o considera uma heresia a religião católica.
Muitas coisas foram mudadas para a adaptação cinematográfica, para ser possível seu lançamento, e o final do filme destoa totalmente do que é narrado no livro.
O que gosto dos livros de Dan Brown são as minucias reais colocadas pelo autor, para dar mais credibilidade ao livro, apesar de que neste livro, houve várias coisas que ficaram confusas, principalmente por envolver uma ciência tão complicada, quanto a antimatéria. Contudo, sempre acho forçado a tentativa de autor de colocar um romance em meio a trama. Considero essa parte sempre descartável, pois no caso desse livro, é impossível Langdon e Vittoria terem tempo para desenvolver qualquer tipo de paixão, já que estão a todo momento, tendo desvendar uma pista. Há outras coisas que me incomoda também, o fato de o Professor já ser um senhor na casa do 50 anos, e as personagens femininas terem no máximo uns 30 à 40 anos.
Tirando esta parte da "paixonite" do personagem (que na minha opinião só é introduzida, como uma forma de demonstrar que Langdon é um homem hétero), o livro em si, é muito bom, pela trama, os mistérios e os códigos a serem desvendados.
Neste livro também temos menos interrupções da sequência dos capítulos (o que me incomoda bastante nas obras do autor), fazendo com o livro flua mais rápido e em uma sequência dos fatos, sem tantos pontos de vistas diferentes.