Jean.Parra 25/09/2020
Psicólogo também é gente
Em "Sessão de Terapia", Jaqueline Vargas explora os acontecimentos da série de TV através dos pensamentos e sentimentos de Theo Cecatto entre uma sessão e outra, dando ênfase em seus conflitos internos e sua dinâmica com sua família e seus pacientes. Theo é um psicólogo com uma carreira consolidada, mas seu mundo entra em colapso quando sua vida pessoal cruza a linha tênue que a separa das vivências de seus pacientes.
Às segundas-feiras, Theo atende a jovem anestesista Júlia que revela estar apaixonada por ele; às terças, Breno, um atirador de elite que precisa de um aval para retomar suas atividades depois de atingir uma criança acidentalmente em uma ação; às quartas ele atende Nina, uma ginasta que se envolve em um acidente que leva o terapeuta a questionar a possibilidade de uma tentativa de suicídio; e às quintas, Ana e João fazem terapia de casal para decidir se devem ou não ter outro filho.
Depois de perder o controle na última sessão, Theo recorre a sua antiga orientadora, a psicóloga Dora Aguiar, passando a assumir o papel de paciente às sextas. No entanto, os encontros parecem ressuscitar o rancor que Theo guarda há anos de Dora por ela ter sido a responsável por fazê-lo desistir do sonho de ser um professor acadêmico. Por outro lado, Dora está preocupada que a relação de Theo com a paciente Julia e a crise em seu casamento tragam consequências desastrosas para o terapeuta.
Eu comecei a ler esse livro no começo da faculdade de Psicologia, mas acabei deixando de lado para acompanhar a série de TV, e só agora, anos depois, voltei a ler e percebo o quão machista é o protagonista em todos os seus jeitos, falas, andados e posicionamentos. No entanto, é inegável a importância desse livro na compreensão dos nossos limites quanto ser humano, pois ao lidar com as emoções e sentimentos de outras pessoas, estamos sujeitos a assumir um papel, muitas vezes, de detentor do poder sobre elas.
site: https://www.instagram.com/p/CFkR_QlDuuh/?igshid=70mtfgpdai6j