Marco 01/02/2022
filosofia para tirar medo da filosofia
Quem já teve a oportunidade de ver uma entrevista do professor Clóvis de Barros Filho (e para aqueles q n tiveram sugiro a entrevista no Jô Soares, com destaque para o trecho q ele fala de um trabalho q fez sobre o petróleo), sabe q seu jeito despojado é o clássico de professores q pegam uma matéria chata ou maçante (na maioria das vezes sendo das áreas de exatas) e, com seu carisma e didática únicos, consegue trazer o aluno para aquele assunto e fazer com q ele passe a gostar da matéria (ou talvez odiar menos).
A filosofia é tachada como sendo matéria fácil, com professores (pelo menos os q eu tive na educação básica) desleixados e q te passam de ano fácil com o 10 só por vc responder oq é ética. Mesmo assim, para quem gosta e sabe seu valor, sabe q a filosofia é um mar de conhecimentos e pensamentos únicos, abordados das mais diversas formas por diversos pensadores no decorrer dos anos. Muitos deles, com uma linguagem pouco acessível, diga-se de passagem.
Neste livro, Clóvis se une a Júlio Pompeu (outro professor q me motivou a estudar com ele), abordam aulas q foram transcritas sobre 8 temas: ética, moral, liberdade, identidade, poder, dominação, a justiça e a lei e virtude. Misturando conceitos filosóficos de grandes pensadores, causos pessoais, referências a outros temas circundantes e uma linguagem super acessível, o livro funciona como uma verdadeira conversa de mesa de bar. Seu conteúdo continua pertinente até os dias de hoje, com reflexões q podem ser usadas no nosso dia a dia (a filosofia evolui, mas seus conceitos iniciais permanecem eternos).
Leitura muito mais doq recomendada!