Davi.Paiva 21/08/2022
Ótima fonte de estudos.
Link Amazon: https://amzn.to/3A5Xcby
Os samurais não eram os guerreiros mais fortes da era medieval, suas armaduras não eram as mais resistentes e as katanas não são as melhores armas brancas até hoje. Sem contar que a ideologia do bushido tem um lado B no que tange o suicídio que repercutiu na história em tempos modernos ou em conflitos dos japoneses com outros povos.
No entanto, eu ainda admiro os samurais por terem tentado, através da disciplina e de uma filosofia mais palpável que um código de cavalaria europeia, serem os melhores.
E foi isso que me levou a querer ler este imenso livro que até tive chance de comprar na época de seu lançamento, mas desisti por achar caro demais. Muitos anos se passaram e precisei achar um exemplar bem conservado em uma loja sebo em São Paulo (para a minha sorte) com um preço acima do que eu ia pagar na época. Fiz a aquisição e a leitura.
Resultado: foi bom e não foi muito ao mesmo tempo.
Começando pela parte gráfica: texto em duas colunas por página, com fonte sem serifa e ainda em um papel comum? Doeu ler.
Mas pelo menos o conteúdo compensou. Já li "Hagakure", "Shin Hagakure" vols. 1 e 2, "Bushido", "O Código do Samurai" e "História dos Samurais". Cada um me trouxe algo novo e confirmou o que os outros diziam. E no que tange "Enciclopédia dos Samurais", tenho mais um livro que ratifica e complementa.
Não assimilei 100% de seu conteúdo. Pulei todas as partes sobre os samurais que existiram e não li toda a parte de batalhas famosas (mas li todos os boxes publicados entre tais trechos), dando preferência aos momentos em que o autor fala sobre as armas, armaduras e curiosidades. E fiquei surpreso em ver como até os samurais se tratavam de forma diferente entre os samurais e os ashigaru (samurais de poucas posses que eram tratados como soldados de baixa patente nas guerras), bem como o uso de pólvora e flechas que os mesmos faziam. E como as armaduras eram usadas para suportar os impactos de uma katana, a lança era mais usada do que se imaginava mesmo com o conjunto daishô (nome dado ao conjunto de katana, espada longa, e wakizashi, espada curta) sendo considerado a alma do samurai.
Portanto, considero "Enciclopédia dos Samurais" um livro muito técnico e que deve ser uma ótima fonte de estudos para quem for da área de História e/ou quiser ficar craque na história do Japão feudal e de sua classe guerreira.
Recomendo!