Vivi 22/01/2014Olá, galerinha! Voooltei! (Amém?) Depois de quase dois meses sem conseguir escrever uma linha sequer, tento descrever aqui, minha experiência com o livro "Destrua este Diário" Escrito pela Caadense Keri Smith e publicado pela Editora Intrínseca aqui no Brasil. Wreck This Journal é um tipo diferente de diário, diferente, pois em cada página encontramos "tarefas" a serem cumpridas, formas diferentes de destruir o diário a cada virada de página, um tipo de "destruição guiada".
Eeeentão, Vivi... conta aí! Pois é, quem já foi a uma livraria comigo sabe o verdadeiro fascínio que tenho por livros, a verdadeira transformação que sofro ao entrar em uma livraria. Sou uma bookaholic assumida, e tenho algumas manias meio bizarras na hora de comprar um livro... (como por exemplo olhar lombada por lombada de cada exemplar da bancada, entre tantas outras). Sou extremamente ciumenta com meus livros, emprestar algum livro meu é praticamente uma prova de amor. Me disseram uma vez que tenho um tipo de TOC com livros, e assumo mesmo, sou super chata com meus livros, e perfeccionista com tudo que tenha relação à eles.
Depois desse desabafo inicial, acho que dá pra começar a imaginar minha reação com o "Destrua este Diário". Ah! Que sensação mais filha da mãe! Ao mesmo tempo em que você se empolga com a proposta da autora, você se desespera (tá, meio forte se desesperar, não?) por ter que destruir o livro. Gente! E quando falo destruir, é destruir mesmo! Cuspir, mastigar, pisar, derrubar café, colar coisas no livro, cortar, rasgar, furar, molhar... entre tantas outras coisas. Agora imaginem uma pessoa que quase chora quando aparece um amassadinho no livro, uma pessoa que carrega livros na bolsa com capinha protetora, destruindo um livro de tantas formas diferentes? Mas não pensem que o diário é só destruição... tem artes bem bacanas feitas pelos leitores no site do livro, e algumas partes do diário dedicadas a expressar sentimentos, culpas, momentos de felicidade, angustia...
Maaaas, eu topei o desafio e entrei em uma booktour que a editora organizou, e consegui superar algumas das minhas piores "manias literárias" (não que depois disso eu vá levar algum livro meu pro banho -.-') após o breve período que o livro ficou comigo. Abaixo vocês podem conferir algumas fotos da parte que coube a mim nessa destruição do bem! (Tem fotinhas no meu Instagram também!)
site:
http://www.emporiodoslivros.com/2014/01/resenha-destrua-este-diario-wreck-this.html