Sthe :) 20/03/2024
"Leve-me nas asas do seu amor."
"Este livro é para todos os jovens- de corpo ou de espírito- que ainda acreditam que o romantismo é a maior riqueza da alma."
-Quando comecei a ler o primeiro capítulo deste livro, tive uma sensação de conforto, a escrita dele me era familiar. As personagens são vivas, e quando digo isso não é no sentido literal, e sim na essência de suas personalidades. As descrições das cenas, dos locais, dos pensamentos... tudo isso me encantou! Mesmo sendo escrito em 1983, eu o achei atual: as reflexões que ele traz são muito verdadeiras.
-PORÉM, essa história funcionou para a minha pessoa. Por trazer MUITOS detalhes da história de Minas Gerais (se passa em Ouro Preto), eu me interessei porque sou mineira, e é sempre bom conhecer profundamente de onde venho. Mas para alguém que não está interessado no estado, pode tornar-se maçante. Além disso, acredito que a obra foi centrada nessa origem, porque o romance acabou ficando em segundo plano. Tem momentos que vão vir grandes blocos de texto explicando sobre figuras históricas, mas isso não é necessariamente uma coisa ruim.
-Focando nas personagens, foi um dos principais motivos para eu ter continuado a história. A protagonista me cativou a partir do segundo capítulo, em que é retratado sobre a forma que ela vê o mundo, a difícil relação que possui com a mãe e sua frustração com a grande e cinzenta São Paulo. A primeira aparição do até então amor de Lília, me prendeu logo de cara, fazendo sentir-me ainda mais instigada na leitura.
-O final me decepcionou um tantinho, sou atraída por cenários onde o casal termina o livro juntinhos olhando para o pôr do sol hahaha, e isso não acontece aqui. Ainda assim, dei 5 estrelas e favoritei, o porquê? Porque esta história encontrou a minha alma e abrigou meus sentimentos.
Estou feliz de ter o encontrado em meio à tantos outros em uma biblioteca escolar. Recomendo, mas se atente aos pontos que citei acima!
Leiam e aproveitem!