La Sainte Bible Bilingue Français-Espagnol

La Sainte Bible Bilingue Français-Espagnol Max Lucado
Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados
Frank Charles Thompson




Resenhas - Bíblia Sagrada


568 encontrados | exibindo 481 a 496
1 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38


Bondgirl 007 12/07/2011

Palavra de Deus
É sempre importante termos nossa vida pautada na Palavra do Senhor não importa qual seja sua religião. A Bíblia, diferente de outros livros, é de leitura permanente.
Pablo 19/12/2011minha estante
Como assim independente de religião? O "senhor" desse livro não é o mesmo de outras religiões (ainda que tenha vindo do mesmo mito), e há várias religiões com muitos "senhores".




Garcia 08/07/2011

Sagrado
Este para mim é o maior livro sacro que existe e o livro mais importante de todos no mundo. Nele se encontra a revelação de Deus para os humanos, apta para garantir a salvação de suas almas imortais.
É o único livro sagrado que trata Jesus Cristo como o Filho de Deus e o Filho do Homem, que habitou entre nós, morreu pelos nossos pecados, ressuscitou da morte e hoje habita no paraíso, reinando eternamente. Esse Jesus pregado na Bíblia é Deus Conosco, um Salvador pessoal, o único que afirmou que o era e que ressuscitou, vencendo a morte e provando que é Deus e que tem poder pra salvar.
Leitura imprescindível para qualquer ser humano, a Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos e o mais lido.
Busque o verdadeiro conhecimento, LEIA A BÍBLIA!
prifava 05/09/2013minha estante
Como você pode dizer que é verdadeiro se foi escrito por seres humanos e não pelo próprio Filho de Deus? Depois ainda tem a parte de ser traduzido também por homens e lido por homens... Será que algo consegue ser tão puro assim?




Luma 06/07/2011

Para aquele que creem em Deus, essa é uma verdadeira leitura que lhe aproxima de Deus. Recomendo a esse leem.
comentários(0)comente



hesifer 20/05/2011

A leitura nossa de cada...
A bíblia foi escrita num período aproximado de 1300 anos, não se sabe ao certo quando foi escrito o primeiro texto sagrado que compõe o Velho Testamento, porém há registros que o Canon foi fechado no ano 100 d.C - o Apocalipse de João Batista. São 66 livros nesse compêndio, 39 constituem o Antigo Testamento escrito em hebraico e 27 o Novo Testamento escrito em grego e aramaico. Há controvérsias entre os estudiosos à respeito de quantas e quem são as pessoas que escreveram os livros que compõe a bíblia, mas é fato que esses homens foram profetas, pescadores, médicos, reis, governadores, rabinos, prisioneiros, e outros, que viveram em épocas, regiões e situações muito diferentes umas das outras, contudo todos os livros expressam um mesma mensagem – o amor de Deus pelo ser humano. Devido a tantos mistérios em torno do livro Santo, é vital à fé cristã entender e defender que todos que a bíblia é um livro Divinamente inspirado, e homens comuns, tais como nós hoje, foram alvo dessa iluminação que os motivou a escrever as sagradas escrituras – que é a própria voz de Deus revelada aos homens.
comentários(0)comente



Alan 14/05/2011

Folclore iraquiano da Idade do Bronze
Uma coletânea de contos da Carochinha extraídos do folclore iraquiano da Idade do Bronze, composto entre 1500ac e 100dc. Repetitiva e pobre não só em seu conteúdo como também em sua composição, sendo inferior até mesmo a obras mais antigas como o Épico de Gilgamesh. Seu valor literário é nulo. Escolha qualquer página a esmo deste livro de ódio e tenha certeza de que no máximo dez páginas adiante lerá um conselho para matar ou desprezar seu vizinho. O melhor conselho que se pode dar ao crente é: leia a bíblia. Leia este manual do psicopata amador e compreenda que nunca um livro mereceu tanto a lixeira. Religião é apenas outra palavra para EGOÍSMO e a bíblia não poderia fugir à regra.



O que dizer de um livro que já começa com este conselho: “Qualquer um que não procurar o Senhor Deus de Israel DEVE SER POSTO PARA MORRER, não importa se pequeno ou grande, homem ou mulher.” (II Crônicas 15:13) O que dizer de um deus sedento de sangue que exige que degolem crianças inocentes em sua homenagem? (Gênesis 23:9-12, Miquéias 6:6-7) Ao invés de revogar as atrocidades do Velho Testamento, o Novo não só as apóia integralmente (Mateus 5:17-19) como adiciona outras. Jesus despreza a família (Mateus 10:35-36, Mateus 19:29) e promete recompensas a quem renegar sua casa (Lucas 14:26). Despreza os deficientes físicos (João 5:14) e promete danação eterna aos infiéis (João 3:18, 3:36, 15:6, Marcos 16:16). Tanto quanto o Velho, o Novo Testamento é misógino (I Coríntios 11:3, 11:9, 14:34), defende a escravidão (Lucas 12:46-47, Romanos 13:1), o saque (Mateus 5:22, Lucas 16:25) e o genocídio (Lucas 10:10-15, Mateus 11:20-24)



"Bibliolatria: forma de idolatria resultante da aceitação da Bíblia como uma tradução impecável da inspiração divina. Tanta autoridade lhe é imputada que ela de fato se torna o objeto de culto."
- Howard M. Teeple, estudioso bíblico.
@Agulha3al 09/08/2010minha estante
@alan Otima resenha.


Gabriella 13/05/2011minha estante
Ótima resenha.


Ana 23/03/2012minha estante
Acho cômico esse povo que diz que temos que respeitar a bíblia, sendo que não leram a metade do tal livro.
OBS: o livro de Deuteronômio é de dar medo!


Alan 24/04/2012minha estante
Taí um cristão exemplar (tanto que era chamado Campeão da Cristandade por vários padres e pastores em sua época):


"Acredito que estou agindo hoje de acordo com o Criador Todo-Poderoso. Ao repelir os judeus, estou lutando pelo trabalho do Senhor."
- Adolf Hitler em discurso no Reichstag, 1936.

"Meu sentimento de cristão aponta meu Senhor e Salvador como um lutador. Mostra-me o homem que, uma vez solitário, cercado por poucos seguidores, reconheceu esses judeus pelo que eles eram e convocou homens para lutar contra eles. Quem, verdade de Deus, foi o maior não como sofredor mas como um lutador. Inundado de amor sem limites, como cristão e como homem, leio a passagem que nos diz como o Senhor finalmente ergueu Seu poder e tomou do chicote para expulsar do Templo a turba de víboras e mercadores. Quão maravilhosa foi Sua luta pelo mundo contra o veneno judeu. Como cristão, também tenho um dever para com meu próprio povo."
- O ditador alemão Adolf Hitler (1889-1945), em discurso proferido em 12 de abril de 1922. [Norman H. Baynes, ed. The Speeches of Adolf Hitler, April 1922 - August 1939, Vol. 1 of 2, pp. 19-20. Oxford University Press, 1942.]


Alan 24/04/2012minha estante
Fato: um homem sem deus é como um peixe sem bicicleta. Um apalermado aí de baixo diz que é preciso ver deus fora do contexto da bíblia. Ora, isso é o mesmo que nos pedir para ver o Patolino fora do contexto dos desenhos animados da Warner, onde ele de fato é muito temperamental. Acontece que o tal deus INEXISTE fora da bíblia, assim como o Patolino inexiste fora dos desenhos animados! Não dá para ver como ele atua na vida real, fora das telas, pois ele não existe fora das telas!


Caio 10/06/2020minha estante
Excelente colocação.




Douglas 05/05/2011

Ensinamento para toda a "VIDA"
A Bíblia Sagrada é uma escritura que nos
ensina a viver em comunhão com Deus e com
Jesus Cristo,viver em paz consigo mesmo
e com os outros.
Sérgio Filho 08/06/2011minha estante
Amém!




Pá. 01/05/2011

É preciso sabedoria...
Houve um tempo em que tentei ler cinco páginas por dia até completá-la, mas eu sempre pulava para as partes em que acho sensacional, embora já faça muito tempo em que parei de ler, acho realmente genial, são tantos detalhes e tantas contradições, digo contradições pq talvez não tenha tido sabedoria suficiente para entender certas metáforas, mas admito que Apocalipse é um dos livros mais interessantes e assustadores, senão me engano eu gostava do livro de Isaías, e tentava muito entender os Cantares de Salomão.
Enfim...é sempre uma boa indicação.
comentários(0)comente



marcia 28/04/2011

viva e eficaz
aprendi e aprendo a cada palavra lida. Minha dificuldade e vive-la, embora tente desesperadamente... conto com a ajuda do autor que a cada tropeco, tombo,derrapada, etc, me levanta e susssurra em meus ouvidos: TU TENS UM SALVADOR!!!!
Desafio a todos a lerem, e tenham certeza,serao por ela profundamente impactados, desafiados, abencoados...
comentários(0)comente



Ignacio Ito 22/04/2011

Leitura Bíblica
Estou lendo o livro de Josué, O livro de Provérbios, o Evangelho de Lucas e a Epístola de Paulo aos Efésios, simultaneamente. Todas elas para um mesmo fim, contemplar a Cruz de Cristo.
comentários(0)comente



@Agulha3al 19/04/2011

Comecei a ler a Bíblia garoto, moleque mesmo e naquela época ela como leitura me satifazia,contudo comforme fui crescendo, passei a adquirir todas as versões em português (1 e 2° edição do joão Ferreira, na liguagem de hoje, Catolíca e até dos testemunhas de jeóva), além de passar a ter uma leitura com um pouco mais de senso crítico, cheguei a conclusão te ser um livro abominável... lá encontro defesa da escravidão, homofobia, misoginia, estupro, sexismo e genocídio étnico.

Não consigo deixar de pensar o porque a maioria das pessoas considera ela com exemplo moral a ser seguido.

Alías quem pretende basear seu sistema de moralidade literalmente na Bíblia ou nunca leu ou nunca entendeu...
Rodrigo Rezende 14/04/2011minha estante
Olá Anthony! Muito bacana sua resenha.
O assunto é polêmico, mas concordo totalmente com você. Quando leio a biblia hoje encontro esses absurtos e muitos outros. Porém também encontro muitos conselhos e bons exemplos, é preciso penerar e separar o joio do trigo. Com certeza a bíblia não é 100% de coisas boas.
O problema da sociedade é que ela acredita que a biblia foi escrita por Deus e não por homens.
Ainda somos livres para pensar!! Segue uma animação muito bacana que recebi ontem, espero que goste. Abraços
http://www.youtube.com/watch?v=h6v4hv_HM8I&feature=player_embedded


@Agulha3al 14/04/2011minha estante
@Rodrigo Cara que vídeo sensacional! vou tentar apresentar ele num festival de curtas que vai ter aqui na cidade! vou entra em contato com o autor para pedir autorização! valeu!


@Agulha3al 27/04/2011minha estante
O engraçado e que a muitos anos eu tive um amigo que me mostrou um texto que dizia que se a biblia prova que deus existe uma HQ prova que o super homem também existe... demorei a entender que um livro pode ser contestado... que bom que aprendi.. rsrsrs


José Rocha 26/05/2011minha estante
Oi Agulha3al,

Muito do que está escrito no velho testamento relata a história da humanidade e sim, relata o que aquele povo acreditava naquela época. Logo, é natural que os temas que abordou fossem sim defendidos. Porém, ao longo da bíblia, também podemos ver esses mesmo pontos serem derrubados como a escravidão (libertação dos escravos por Moisés), homofobia (Jesus disse p/ amar ao próximo como a si mesmo, independente de quem seja), machismo (não apedrejando uma prostituta e principalmente concedendo a duas mulheres o privilégio de saber que Jesus havia ressucitado).

O que é preciso ter em mente - algo que o Rodrigo abordou bem - é que a biblia, são textos transcritos de originais que foram escritos por pessoas, essas que tinham ideologias e crenças, possivelmente diferentes.


@Agulha3al 27/05/2011minha estante
Oiew @José Rocha!

Bom não sei se você percebeu, mas esses mesmos pontos que você apontou não seria algo que eu espero de um livro que predente ser perfeito e deve ser usado como manual do que "deus" gostaria que fizéssemos... então ou ela é realmente o livro divino, competindo com todos os outros livros ditos sagrados das diferentes religiões. Ou simplemente um livro escrito por humanos e como tal sujeito a todas as críticas que eu e vários humanistas fazem através dos séculos e não me parece que se assim for, merece mais respeito da minha parte do que dou as revistas em quadrinhos que meu sobrinho lê...


José Rocha 09/06/2011minha estante
Oi @Agulha3al,

Fato que a bíblia foi escrita por humanos, por isso que os evangelhos possuem o nome de "Evangelho segundo ". É o evangelho através do que aquele - neste caso - apóstolo vivenciou. E assim é com o resto da bíblia. É preciso entender isso, como livro não é diferente de nenhum outro, ou seja, foi escrito por humanos. A diferença - para quem acredita claro - é que muito do que está escrito (amais a todos como a si mesmo, respeitar pai e mãe, etc, etc) foi inserido, a partir dos ensinamentos que cada escritor obteve, quando "estava" com Deus e essa é diferença dos quadrinhos que o seu sobrinho lê. Enquanto um saiu exclusivamente da cabeça de um ser humano o outro teve Deus como co-autor (se assim podemos dizer).

ps.: Não sou historiador, apenas curioso. Algum dos pontos defendidos por você por exemplo, podem/são ideologias tão enraizadas naquela cultura (submissão da mulher por exemplo, algo que é forte ainda hoje) que o escritor a inseriu, mas novamente, derrubada no exemplo que dei em meu primeiro texto.


Cris 13/06/2011minha estante
Bem, só resumindo Agulha3al acho que em 1º lugar a Bíblia jamais deve ser comparada com um livro qualquer com qualquer tipo de história. Conta fatos ocorridos em tempos antigos à homens que verdadeiramente acreditavam em Deus. Não são todos que conseguem compreender o que as escrituras dizem por não ter discernimento apropriado pra isso, e pelo que li em seus comentários, vc é alguém que ainda não tem isso... Então se não entende, não critique, troque sua leitura apenas, pois "Ai daquele que ler e não crer..."


@Agulha3al 13/06/2011minha estante
@ José Rocha, não vejo nenhuma diferença entre em quadrinhos e seu livro "sagrado". Leia mais a bíblia meu amigo! Ela como um todo coerente não me convence nem um pouco, e se isso é máximo que seu suposto "deus" pode fazer para espalhar sua palavra divina, esperava mais de um "todo poderoso".
@Cris Você minha cara tem o direito de acredita no que quiser, mas, por favor, não tente me seduzir com verborragias... "Não são todos que conseguem compreender o que as escrituras dizem por não ter discernimento apropriado pra isso, e pelo que li em seus comentários, vc é alguém que ainda não tem isso" Ou você esta me chamando de burro ou tenta convence a si mesmo que possui um conhecimento além do é necessário para ler. (Conhecer a linguagem) É isso? Um ?todo poderoso? escreveu algo para todos, mas não são todos que podem entender suas palavras? Eu me lembro de ler e reler tudo o que afirmei na resenha e estar lá em português bem claro não possui outro significado... Não estava escrito em mandarim. Li a bíblia mais de uma vez e continuo achando um livro abominável. Por ultimo obrigado por realmente demonstrar a verdadeira face do cristianismo, ameaças e mais ameaças contra aqueles que não se sujeitam as suas baboseiras...


José Rocha 14/06/2011minha estante
Oi Agulha3al,

Não sei você, mas estou gostando bastante dessa discussão, em alto nível.

Sobre ler a bíblia, de fato faz um tempo que não a leio, mas acredito ter lido e compreendimento (possivelmente não o bastante como gostaria) o bastante p/ argumentar contigo, como o fiz.

Uma coisa importantíssima precisa ser colocada a mesa. A bíblia não pode ser encarada como um manual de boas práticas, está longe disso. É na menor das instâncias, um livro histórico que traz muito do que realmente ocorreu na antiguidade.

Por fim, a bíblia não é somente a única forma que Deus espalha a palavra divina como colocou, há N formas. Para citar duas, podemos ir desde uma simples doação para um pobre, até a cura de um doente terminal, por exemplo.

ps.: Peço que não confunda a ação de alguns que não sabem argumentar e o fazem da forma errada com a "verdadeira face do Cristiano" como mencionou. A verdadeira, como de qualquer religião, é sempre pregar o bem, a paz E nunca o medo. Até aproveitei para copiar um versículo que deixa isso bem claro, dá uma olhada: "Os homens não podem julgar e condenar, porque nenhum deles está isento de pecado. O próprio Jesus não veio para julgar, pois o Pai não quer a morte do pecador, e sim que ele se converta e viva", logo não cabe a mim, Cris ou qualquer outra pessoa falar se você, eu, ela estamos certos ou errados. O que podemos fazer é argumentar, como adultos, como estamos fazendo.

Abç


Cris 15/06/2011minha estante
É talvez eu tenha pegado pesado nessas minhas ultimas palavras...

E até não deixo de concordar com vc, Agulha3al que tem passagens realmente "abominaveis" como vc diz, mas não diria do livro todo e sendo mais clean, no meu ponto de vista. Mas, se olharmos a fundo, no Novo Testamento pra ser mais exata, Jesus veio para mudar muito dos atos e maneira de viver do Velho Testamento, e diria que dai, tudo muda, e como mudou até hoje.
Claro que o mundo ainda é cruel, pq os homens até hoje tem o livre arbítrio, e muitos acabam escolhendo aquilo que acreditam ser certo.

E José Rocha, vc tem toda razão, não sou eu nem vc que tem q dizer que alguem tem que crer na Bíblia, ou se nossos argumentos estão corretos... Cada um tem seu ponto de vista, logicamente, afinal se não fossemos diferentes um dos outros em alguns aspectos, o mundo não teria nem graça! E o que teriamos a argumentar?? Não é mesmo?! =]


@Agulha3al 23/06/2011minha estante
Ando realmente com muito pouco tempo disponível, não só para leitura, mas para dedicar as pessoas que me são caras e projetos que motivam minha mente, mas vamos lá mais uma vez!

Bom @José rocha, eu não escreveria uma resenha sobre esse livro se realmente as religiões estivessem preocupadas com a paz e o amor em vez do que as pessoas fazem com suas próprias vidas, nos recônditos de seus lares, mas não é isso o que a história mostra e eu mesmo observo todos os dias.

Não me preocupo como as pessoas que me abordam, mas quando disse "a verdadeira face do cristianismo" ela é sim lamentável, ou você cree ou vai pro lago de fogo e tormento eterno pela descrença... Bom eu não creio e nem fico assusto ou com medo! Sobre existe N caminhos, tenho que discordar também e vou me concentrar melhor para explicar meus pontos...

?Simplesmente sejam bons uns para os outros? é uma filosofia que não é suportada na Bíblia. Não é isso que o deus Cristão é retratado como sendo, ou como querendo ? especialmente, mas não apenas, no Antigo Testamento como no novo tambem. De forma alguma.
De acordo com a Bíblia ? e, mais uma vez, se a ignoras, estás a inventar a sua versão de religião ?, ?deus? realmente acha que as mulheres são inferiores aos homens. Ele considera a escravatura aceitável. Ele acha que qualquer um que desobedeça a qualquer das suas muitas regras arbitrárias deve ser imediatamente morto pelos outros crentes. Ele acha que homossexuais, banqueiros, crianças desobedientes e pessoas que comam mariscos devem ser condenados à morte. E ele não tem quaisquer problemas relativamente ao genocídio ? matar civilizações inteiras, incluindo mulheres e crianças.

A maioria dos cristãos, naturalmente, nunca tem a sua atenção dirigida (por padres, pastores, etc.) para o descrito acima. E aqueles que não o são tornam-se fundamentalistas: pregadores e agentes de intolerância, sofrimento e ódio, para quem tudo o que seja menos do que uma teocracia brutalmente repressiva não é aceitável.

Ando realmente um pouco cansando de refutar os mesmos pontos ao longo de debates com religiosos, esse ?isso era o Antigo Testamento, mas Jesus mudou tudo?, não cola por quê? Ver Mateus 5:17-19 onde esse argumento destrói-se facilmente: ?Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. ?
Assim, rearfimo o que escrevi acima, se ignoramos o que esta escrito lá, estamos na verdade inventando um nova modalidade de religião light mais leve que a anterior (o que na verdade já ocorreu e continua acontecendo ao longo da história), com novas doutrinas e dogmas e esse é o principal motivo de ter tantas igrejas com abordagens diferentes.

Como livro ele não é nem um pouco coerente, surge esse montão de comércios, cada uma com seu marketing diferenciado vendendo (no fundo é isso mesmo) a idéia de um paraíso pós morte. E é pior, se as pessoas precisam de uma recompensa para serem boas. Só são boas por temerem e almejarem uma recompensa. Somos um grupinho beeeem desprezível.

Eu poderia continuar aqui infinitamente, que não mudariam suas opiniões, e nem quero. Estou entrando agora num projeto que vai tomar muito do meu tempo... porém, continuem lendo a bíblia, pois não encontrei ainda melhor caminho para a descrença, do que este.

?deuses são coisas frágeis; eles podem ser mortos com uma baforada de ciência ou uma dose de senso comum.? Chapman Cohen

?Se deus queria que as pessoas acreditassem nele, por que então ele inventou a lógica?? David Feherty, jogador de golfe da PGA Tour

Desejo a todos que tiveram a paciência de ler até aqui, uma vida longa e prospera! Um forte abraço!


@Agulha3al 23/06/2011minha estante
Onde eu coloquei aspas o site colocou interrogação, sem tempo para procurar ou tentar corrigir os erros...


Christian Rosa 22/08/2011minha estante
Abalou feat definiu. Eu não poderia resumir melhor. Acho que o fato das pessoas acharem esse livrinho "normal" e sagrado se deve à Igreja Católica. Por 2000 anos ela esteve martelando isso na cabeça da sociedade, fazendo disso verdade irrefutável, e acabou se tornando senso comum. Infelizmente muitos adotam esse livro terrível como verdade...


@Agulha3al 01/09/2011minha estante
Obrigado....


Cath 11/09/2012minha estante
"Eles são do mundo. É por isto que falam segundo o mundo, e o mundo os ouve. Nós, porém, somos de Deus. Quem conhece a Deus, ouve-nos; quem não é de Deus, não nos ouve. É nisto que conhecemos o Espírito da Verdade e o espírito do erro." (João 4 : 5-6)


@Agulha3al 11/09/2012minha estante
Nossa Cath sua resposta foi excelente, a melhor até agora... (ironia). Agora sério, não sabia se ria ou se chorava. Assim para exemplo e aprofundamento do assunto para outras pessoas que possam aparecer por aqui, vou me dignificar a te responder. Aliás, Um comentário deve servir para isso, acrescentar ou lapidar uma opinião, coisa que você nem tentou fazer... Partindo desse argumento/citação que você citou desse livro arcaico. Me lembrei da primeira e mais difícil barreira de comunicação com os (cristões/crentes/evangélicos). Todos eles creem habitar um planeta diferente do nosso, cujas coordenadas astronômicas só eles conhecem, mas dizem situar-se numa dimensão que chamam comumente de mundo de espiritual.
Você pode conviver diariamente com crentes, trabalhar com eles, tê-los como vizinhos ou co-participantes de alguma atividade social, mas se você se considera um simples habitante do planeta Terra, sem pretensões a uma dupla cidadania cósmica, então mesmo o crente mais moderado o verá como representante do mundo que ele acredita odiar, o que inspirará nele, no mínimo, alguma cautela no trato com você. Digo isso porque essa restrição temerosa dos crentes ao mundo e tudo que vem dele, é a mais poderosa que dificulta as tentativas de entendê-los. Uma vez que não é pessoal. Você pode ser a melhor ou a pior pessoa do mundo, para os crentes não importa. Se você é do mundo, para eles somos um alienígena.

O único modo de alguém do mundo penetrar o mundo dos crentes é deixando o próprio. Como não emitem vistos de turista para o seu suposto mundo, o único jeito de penetrá-lo é mudando-se para lá em definitivo, o que significa conversão.
Para quem a conversão não está nos planos, o mundo dos crentes pode ser conhecido apenas pela observação de fora, o que, como os astrônomos amadores sabem, exige técnica e equipamento adequado, sem os quais a observação traz por resultado antes um anedotário pitoresco do que conclusões plausíveis.
O curioso é que os crentes têm que interagir com o mundo no seu dia a dia, cuja rejeição plena em prol de uma realidade mais alta só seria possível se o pio se tornasse um João Batista moderno, morando no deserto e comendo apenas gafanhotos e mel silvestre, alternativa que não é acolhida com entusiasmo por ninguém dessa comunidade.
O grau de concessão ao mundano que os crentes têm como doutrinariamente admissível varia da rigidez dos legalistas conservadores, que são contra quase tudo que não tenha o selo de garantia da Igreja, aos liberais, que toleram até aquela coisa esquisita que é o white metal...

Contudo todo processo de comunicação é bem sucedido principalmente quando os dois lados que tentam se comunicar têm por objetivo que a outra parte os entenda. Nesta condição, não ser entendido representa um fracasso, recebido com frustração pelos interlocutores envolvidos.
Esta regra nem sempre vale na comunicação com os crentes, que frequentemente atribuirão o fato de não serem entendidos à falta de discernimento espiritual do interlocutor não crente, a quem responsabilizarão pelo fracasso do processo de comunicação. Fracasso este que, não raro, será interpretado pelo crente como a prova de seu acesso a saberes superiores, inalcançáveis a quem não é iniciado na arte e ciência do discernimento espiritual. Assim só me resta te dar a mesma resposta que dei a uma outra menina aqui. Ou você esta tentando me chamar de burro ou tenta convence a si mesmo que possui um conhecimento além do é necessário para ler um livro. (Conhecer a linguagem) É isso? Um todo poderoso escreveu algo para todos, mas não são todos que podem entender suas palavras? Eu me lembro de ler e reler tudo o que afirmei na resenha e estar lá em português bem claro não possui outro significado... Não estava escrito em mandarim. Li a bíblia mais de uma vez e continuo achando um livro abominável. Para nossa diversão, argumente mais um pouco e me explique. Como você convive com essa contradição de rejeitar o mundo e ainda fazer parte dele...


Cath 25/09/2012minha estante
Primeiro, eu não sou 'crente'. Segundo, o que no meu ver é abominável é discussão, mesmo que civilizada, pela internet. Terceiro, não concordo com metade do que você disse. Eu tirei esse trecho da bíblia e comentei porque simplesmente é assim. Poucos entendem o lado espiritual. E outros não acreditam, não é mesmo? Hoje eu sou afastada da igreja, mas as lições que eu aprendi eu guardo comigo e é muito valioso.
PS: O erro da maioria das pessoas que não conhecem - ignorantes no assunto - fazem é generalizar, você fala em "crentes" como se todos fossem assim como você definiu. E você vai me desculpar, mas não dá pra continuar com as argumentações com citações do tipo "todos eles são assim".


@Agulha3al 26/09/2012minha estante
Primeiro, eu não sou 'crente'.

Interessante! Você não é crente mais utiliza um versículo para dar consistência a sua opinião... Entendo!

Segundo, o que no meu ver é abominável é discussão, mesmo que civilizada, pela internet.

O abominável é discussão? Pensei que posições contrárias poderiam ser melhor compreendidas através da discussão saúdavel! Coisas que acontece a todo momento no meio acadêmico e democráticos.

Terceiro, não concordo com metade do que você disse. Eu tirei esse trecho da bíblia e comentei porque simplesmente é assim.

Então concorda com a outra metade? Qual delas vocês concorda e qual não?

Poucos entendem o lado espiritual. E outros não acreditam, não é mesmo? Hoje eu sou afastada da igreja, mas as lições que eu aprendi eu guardo comigo e é muito valioso.

Acho que com certeza você deve se incluir nos poucos que entendem né? Mas ainda assim eu gostaria da resposta. A minha pergunta, como você aceita essa dicotomia no pensamento em viver um mundo que não considera seu? Ou deveria aceitar que você rejeitou a crença da bíblia?

PS: O erro da maioria das pessoas que não conhecem - ignorantes no assunto - fazem é generalizar, você fala em "crentes" como se todos fossem assim como você definiu. E você vai me desculpar, mas não dá pra continuar com as argumentações com citações do tipo "todos eles são assim".
Não é a primeira vez que me chama de ignorante... como tampouco é a primeira vez que fogem pela tangente, sem explicar coisa alguma ou com qualquer falta de argumentação...

Não tem crença quem não vive de acordo com a sua crença. Autor - Fuller , Thomas

Não preciso te desculpar, você mesma deveria fazer isso, ao defender uma crença que não vive no dia a dia, não merecendo com isso nem mesmo meu respeito!


SG1 22/02/2014minha estante
Falou tudo Agulha3al!


Caio 10/06/2020minha estante
Concordo plenamente com vc.


dos Santos 02/01/2021minha estante
Continue com a leitura dos livros do naipe do Emicida, estão mais de acordo com o seu nível.




Renan Abreu 31/03/2011

Bíblia Sagrada
O melhor dos melhoresss sem comentários ........
comentários(0)comente



Juh 29/03/2011

Vai ser uma eterna leitura!
comentários(0)comente



Enock Araújo 23/03/2011

A Bíblia Sagrada
A Bíblia é olivro sagrado dos cristãos e, parte dela, o Antigo Testamento, dos judeus. Leio frequentemente. Pois este livro é para ser lido sempre e meditado aplicando-o ao nosso viver.
comentários(0)comente



Maranganha 27/02/2011

Apologia Estética da Religião
O homem moderno odeia religiões. Tudo o que se refira a qualquer um dos ismos vigentes causa-lhe asco. Budismo, cristianismo, islamismo, xintoísmo etc. Interessante como, para a Cultura Ocidental, os elementos culturais cujos argumentos mais nos ocupamos em derrubar sejam, ao mesmo tempo, os que mais influenciaram a cultura e a história. Gerações de pensadores vêm discordando de livros como a Bíblia, mas milhares de artistas no decorrer da história lhe são devedores em termos de estrutura literária em uso. Claro que parte do modo de contar histórias com que nós temos contato é o que veio do mundo clássico, mas a Bíblia ainda é objeto de fé e recusa, o motor que põe a energia do sistema estético para rodar. Falando bem ou mal, falamos dela.

Talvez o maior problema acerca da Bíblia na modernidade seja o fato de que, muitas vezes, não nos atentamos para o fato de que ela é literatura. É um conjunto de textos escritos em gêneros textuais variados em que boa parte utiliza-se de uma linguagem poética. Como trata-se de um livro que passou muito tempo sendo escrito, passando pelas mãos de vários autores, ela é, com frequência, um livro mal compreendido. Ser utilizada por gerações de fiéis para ratificar a violência não elimina esse fato. Se tomarmos uma parte dela, como os Salmos, veremos que seus objetivos não são matar e destruir, mas louvar e religar. Mas, como os Salmos são poemas em determinado povo, dentro de determinado contexto histórico, então eles levam em sua linguagem elementos que constituem o momento e a cultura judaica de quando foram feitos. Aquela mesma cultura violenta que matou e destruiu, e que também perdoou e sincretizou-se com os povos vizinhos. Um povo que agia, pensava e falava como qualquer outro povo com os quais eles tinham contato. Os Salmos foram feitos para serem cantados diante desse público exigente de judeus, e, portanto, seu formato e seu tema se ajustaram ao modo como eles criavam sua cultura. Podemos inferir então que a Bíblia se preocupava com a resposta do leitor.

Obviamente a literatura bíblica era um retrato da mitologia bíblica. A mitologia como conhecemos hoje, e como conceituamos de forma pejorativa, é uma injustiça, já que a mesma não passa de um conjunto de narrativas de fundo religioso que explicam as coisas. A mitologia é um sistema muito amplo e complexo, pois a Bíblia é complexa. Ela utiliza-se dos mesmos arquétipos que as demais culturas, apenas trocando os heróis e deuses por profetas e anjos, e tirando o foco das crenças politeístas para um sistema monoteísta típico. Os animais mágicos de outras mitologias, como o Touro de Enkidu ou o Ganso dos Ovos de Ouro aparecem sempre como arquétipos sociais, representativos de algum elemento social em questionamento ou ratificação em um sistema de crenças. É como ocorre com o caso da burra de Balaão, que o adverte a não prosseguir. Deus dá a voz a ela, e ela dialoga com seu dono. Exemplos da Serpente do Paraíso e da Besta do Apocalipse seguem no mesmo sentido.

A Bíblia é um livro complexo, mas voltemos aos Salmos. A presença de um único Deus dotado de todos os poderes de todos os deuses e ainda mais um pouco era um conceito novo e estranho para as culturas do levante. O eu-lírico filtra o autor, mas ambos envolvem-se com o contexto, o que difere esses poemas dos modernos. Basta lembrar que outras tradições poéticas euroasiáticas seguiam o mesmo processo de comprometimento sócio-histórico do autor e do eu-lírico, como os mantras (Índia), os gathas (Pérsia), as odes (Grécia) e os carmina (Roma). A voz do poeta era o stablishment social, comprometido não somente com a elaboração da narrativa, mas com a elaboração da própria realidade de crenças nas quais viviam os demais membros daquela sociedade. O Salmo bíblico é um exemplo de total equilíbrio entre o eu-poético e o poeta.

Tomemos o Salmo 139, do rei Davi, como exemplo (na Bíblia católica, é o Salmo 138):

Senhor, vós me perscrutais e me conheceis.
Sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto.
De longe penetrais meus pensamentos.
Quando ando e quando repouso, vós me vedes,
observais todos os meus passos.
A palavra ainda me não chegou à língua,
e já, Senhor, a conheceis toda.
Vós me cercais por trás e pela frente,
e estendeis sobre mim a vossa mão.
Conhecimento assim maravilhoso me ultrapassa,
ele é tão sublime que não posso atingi-lo.
Para onde irei, longe de vosso Espírito?
Para onde fugir, apartado de vosso olhar?
Se subir até os céus, ali estareis; se descer à região dos mortos,
lá vos encontrareis também.
Se tomar as asas da aurora,
se me fixar nos confins do mar,
é ainda vossa mão que lá me levará,
e vossa destra que me sustentará.
Se eu dissesse: "Pelo menos as trevas me ocultarão,
e a noite, como se fora luz, me há de envolver".
As próprias trevas não são escuras para vós:
a noite vos é transparente como o dia
e a escuridão, clara como a luz.

Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo,
vós me tecestes no seio de minha mãe.
Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso.
Pelas vossas obras tão extraordinárias,
conheceis até o fundo a minha alma.
Nada de minha substância vos é oculto,
quando fui formado ocultamente,
quando fui tecido nas entranhas subterrâneas.
Cada uma de minhas ações vossos olhos viram,
e todas elas foram escritas em vosso livro;
cada dia de minha vida foi prefixado,
desde antes que um só deles existisse.
Ó Deus, como são insondáveis para mim vossos desígnios!
E quão imenso é o número deles!
Como contá-los? São mais numerosos que a areia do mar;
se pudesse chegar ao fim, seria ainda com vossa ajuda.

Oxalá extermineis os ímpios, ó Deus,
e que se apartem de mim os sanguinários!
Eles se revoltam insidiosamente contra vós,
perfidamente se insurgem vossos inimigos.
Pois não hei de odiar, Senhor, aos que vos odeiam?
Aos que se levantam contra vós, não hei de abominá-los?
Eu os odeio com ódio mortal,
eu os tenho em conta de meus próprios inimigos.
Perscrutai-me, Senhor, para conhecer meu coração;
provai-me e conhecei meus pensamentos.
Vede se ando na senda do mal,
e conduzi-me pelo caminho da eternidade.

Não estou aqui para fazer apologia ao Cristianismo, mas para ressaltar o caráter filosófico desse hino ao conhecimento de Deus. O rei Davi, salmista, medita sobre a onisciência de Deus, que conhece os segredos da criação, que é onipresente e que sonda os mistérios mais obscuros da geração e do destino do homem. De uma maneira muito clara, o Salmo 139 ressalta o caminho comum tanto no Budismo Indiano como no Taoísmo Chinês, partindo da ontologia para a prática. No poeta há um compromisso ontológico muito forte com o Ser Absoluto e, depois, com a natureza que ele criou. Por fim, há um compromisso social, como podemos perceber na terceira parte do poema. Desconsiderar o valor poético de um poema como esses é desconsiderar seu valor cultural diante de poemas mais recentes.
comentários(0)comente



568 encontrados | exibindo 481 a 496
1 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR