Karla de Souza 12/08/2024
Fortaleceu a minha fé
Terminei hoje minha primeira leitura completa da Bíblia, último livro lido antes de completar 30 anos. Comecei com o Novo Testamento, e depois fui para o Antigo, e é uma ótima ordem para ler - entender o que Jesus fez, e depois entender o por quê. Algumas notas sobre:
- O Antigo Testamento fala muito sobre genealogias, acredito que para deixar claro a verdadeira origem de Jesus.
- Há um povo escolhido, e muito se fala sobre como se espalhou pelo mundo, mostrando o motivo da salvação alcançar a todos que acreditam.
- Javé é um Deus ciumento - ele condena aqueles que adoram ídolos falsos, assim como os falsos profetas. Ele comete vinganças contra o povo que não observa seus mandamentos. E o faz por ser o único verdadeiro Deus, aquele que é, de fato, o Criador.
- Muitas pessoas, levadas pela espiritualidade "new age", dizem acreditar em Deus, mas seguem adorando seus falsos ídolos e profetas, como os que praticam adivinhação. A Bíblia deixa claro aquilo que é incompatível com a vida em Deus. E Deus despreza essas coisas.
- É um manual para a vida. Quando as regras descritas nesse livro não são observadas, as pessoas sofrem as consequências. Os livros Juízes e Reis mostra como o povo sofria diante de um governo injusto, que seguia adorando falsos ídolos.
- Sobre a situação da mulher na Bíblia: não se trata de algo machista, a Bíblia apenas reconhece que homens e mulheres tinham papéis diferentes dentro da família. Da mulher, cobrava-se a submissão ao marido, mas do homem era cobrado que lhe amasse como Cristo amou a Igreja.
- Os livros proféticos já mostravam, muito antes do tempo, que o Messias chegaria.
- O Novo Testamento relata muito sobre como a Palavra foi se espalhando e atingindo o mundo todo.
- Javé também é misericordioso e amoroso, por isso se fez carne e veio para nos trazer a salvação.
- Jesus buscava ensinar sobre a justiça, o perdão e a caridade. Havia a ideia de formação de uma fraternidade ideal. Mostra que entre os falsos ídolos inclui-se o dinheiro e o poder. A busca desse ideal se torna mais importante e agradável a Deus do que observar com hipocrisia alguns rituais. Ele veio para abalar certas estruturas mesmo, e renovar a Aliança que Javé fez com seu povo.
- Estou convencida de que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Essa leitura foi muito importante para que eu consolidasse a minha fé e os princípios que quero observar em minha vida. Mas não vou parar por aqui, pretendo seguir lendo e me aprofundando nesse estudo.