Luiz 04/12/2023
Um "Grande Desafio"
Livro: Bíblia
Autor: Vários
Minhas resenhas, geralmente, abordam análises minhas, comentários sobre a vida e obra do autor, pontos positivos e negativos, experiência pessoal de leitura, tipo de edição e etc; essa resenha propriamente é diferente das outras, fica muito mais no âmbito de experiência pessoal e testemunho do que qualquer outra abordagem.
Tendo isso posto, a idéia era nesse ano tentar agregar diversos livros sobre o Cristianismo e a Doutrina Católica, buscando reduzir a lacuna intelectual e limitação que eu tinha sobre esses temas, reuni diversos livros, que acreditei, me darem uma base sobre o assunto e então aos poucos ir me aprofundando e ampliando a gama de conhecimento. Confesso que talvez não tenha reunido a melhor bibliografia possível, mas sem dúvida tive a oportunidade de ler livros fantásticos. Claro que nem todos os livros foram sobre Cristianismo e Catolicismo, houveram livros sobre literatura e outros temas diversos sobre Política, mas ainda sim a maior parte foi sobre a proposta principal.
Sem dúvida livros essenciais sobre o tema não poderiam faltar O Catecismo da Igreja Católica e as Sagradas Escrituras. Optei justamente por esse ano iniciar a Bíblia e ano que vem dar continuidade ao Catecismo. E de fato ler a bíblia constituiu o maior desafio até então, era o maior livro que eu leria até então, e desde que iniciei essa empreitada fiquei temeroso em não conseguir concluir até o fim do ano, mas Graças a Deus, consegui concluir a leitura, tendo o mês de Dezembro de "folga".
Iniciei em Janeiro (na verdade já havia lido uns capítulos no ano passado, imaginando que não conseguiria dar conta de ler tudo esse ano) e segui lendo até Novembro. Decidi por usar a estratégia de começar a ler pelo Novo Testamento e finalizar com o Antigo. Acredito, sem dúvidas, ter sido a melhor opção, o Novo Testamento é muito bom de ser lido e entendido, a história e os assuntos são bem interessantes, enquanto que no Antigo Testamento boa parte do texto se constitui enfadonho e até repetitivo. Exigiu bastante disciplina pra finalizar e persistir nessa empreitada.
A edição, apesar de muito conhecida e amplamente aceita e divulgada, não achei das melhores escolhas, mas era a que eu tinha, e a única opção alternativa era uma Bíblia protestante e de linguagem "atual pra jovens", e justamente por isso decidi nem considerar a lê-la primeiro. A real é que os comentários da Bíblia, edição pastoral, é repleta de comentários condizentes com a Teologia da Libertação, ou seja, um forte enfoque sociológico de influência marxista. Comentários sobre Oprimidos e Opressores, apelo ao Pobre, necessidade de derrubar o "poder político", sugestão de "ideias revolucionárias" e dentre outros linguajares são amplamente usados pra comentar os acontecimentos relatados na Bíblia, alguns até retirando o caráter milagroso e divino pra uma interpretação mais "social" ou "secular", a título de exemplo a mudança de entendimento de multiplicação dos pães pra repartir o pão. Isso se apresentou um certo desafio até logo em seguida, no decorrer dos livros eu decidir abandonar completamente os comentários feitos.
Outro ponto importante de se comentar é que ao passo em que iniciei a leitura em Janeiro e terminei em Novembro, lendo paralelamente outros livros, pude ir, ao longo do processo, ampliando o entendimento geral sobre a bíblia e a doutrina. Impossível não chegar a conclusão de que a Bíblia foi o livro mais difícil que já li, mesmo com um vocabulário razoável, um bom ritmo de leitura e até mesmo um bom nível de interpretação, percebi que ainda sim era um desafio a leitura. O que me leva a conclusão de que a ideia de "Sola Scriptura" é inviável e impraticável, o texto bíblico somente não viabiliza uma compreensão clara dos principais aspectos da doutrina cristã.
É necessário uma boa tradução, uma Bíblia com bons comentários explicativos de história, costumes e cultura da época, um bons livros que explorem temas específicos em relação ao todo do texto bíblico, de forma a clarear acontecimentos, fatos, teologia e doutrina, é necessário também um bom "guia" ou "mestre" que te ajude a se atentar a determinados pontos e até mesmo facilite "links" com outros textos, sejam eles dentro da Sagrada Escritura ou fora dela... enfim, o ponto em que quero chegar é que desprovido da orientação correta, das referências corretas, da melhor tradução e edição possível, e sem um mínimo de bagagem intelectual, cultural e conhecimento prévio, absorver muita coisa da Bíblia, se torna uma tarefa quase impossível.
Não atoa essa ideia de "livre exame", abolindo uma certa autoridade, e sem as chaves de entendimento corretas, providas por uma boa teologia, é fácil cair nas mais diversas interpretações equivocadas, fruto da sua própria ignorância. Ler a Bíblia constituiu, pra mim, um verdadeiro "tapa na cara" de que sim, é necessário ir para além da Bíblia para se entender ela e tudo que nela está contido.
Sou católico, de fato, e portanto, crítico dos 5 Solas provenientes da Reforma, mas ao passo em que optei por me aprofundar na doutrina católica, coisa que nunca fiz na vida até esse ano, e tenha entrado nesse "debate" entre Católicos e Protestantes, passar pela leitura da Bíblia constituiu uma verdadeira confirmação de que nada mais pueril que arrogar um Sola Scriptura num texto tão complexo de milênios de idade, aquele que diz ser capaz de ler a Bíblia sem algum tipo de autoridade que lhe dê "um norte", ou sem textos de apoio, ou sem uma "chave de leitura" correta, e etc, é alguém que não se deve levar a sério, pra dizer o mínimo. Na verdade existem passagens que vão exatamente nessa contramão dizendo que nem tudo foi escrito na Bíblia, ou que não é possível entender por falta de quem lhe saiba explicar. Isso constitui a insuficiência desse "Sola" como princípio, até mesmo porque na própria Bíblia nada consta dizendo que ela é a única fonte de autoridade.
Confesso ainda ter muito o que aprender sobre cristianismo e catolicismo, seja dentro do protestantismo ou do próprio catolicismo, mas acredito que essa minha jornada inicial ao ler a bíblia constituiu um grande aprendizado, conforme fui lendo outros materiais e livros, percebi minha deficiência em atentar pra diversas passagens e sua importância. Essa foi a primeira vez que li a Bíblia toda, espero que numa próxima, de posse de mais referências, mais conhecimento, e uma melhor edição, eu possa assimilar mais coisas e me atentar a diversas outras coisas que deixei passar.
Bíblia - Cronograma:
[03/01 a 30/11]
? Novo Testamento
1 - Mateus [Janeiro]*
2 - Marcos [Janeiro]
3 - Lucas [Janeiro]
4 - João [Fevereiro]*
5 - Atos dos apóstolos [Fevereiro]*
6 - Romanos [Fevereiro]*
7 - 1 Coríntios [Fevereiro]*
8 - 2 Coríntios [Fevereiro]*
9 - Gálatas [Março]*
10 - Éfeso [Março]
11 - Filipenses [Março]
12 - Colossenses [Março]
13 - 1 Tessalonicenses [Março]*
14 - 2 Tessalonicenses [Março]*
15 - 1 Timóteo [Março]
16 - 2 Timóteo [Março]
17 - Tito [Março]
18 - Filemon [Março]
19 - Hebreus [Março]*
20 - Tiago [Março]*
21 - 1 Pedro [Março]*
22 - 2 Pedro [Março]*
23 - 1 carta de João [Março]*
24 - 2 carta de João [Março]*
25 - 3 carta de João [Março]*
26 - Carta de Judas [Março]
27 - Apocalipse de João [Março]
? Antigo Testamento
1 - Genesis [Junho]*
2 - Êxodo [Junho]*
3 - Levítico [Junho]
4 - Números [Junho]
5 - Deuteronômio [Agosto]
6 - Josué [Agosto]
7 - Juízes [Agosto]
8 - Rute [Agosto]
9 - 1 Samuel [Agosto]*
10 - 2 Samuel [Agosto]*
11 - 1 Reis [Agosto]
12 - 2 Reis [Agosto]
13 - 1 Crônicas [Setembro]
14 - 2 Crônicas [Setembro]
15 - Esdras [Outubro]
16 - Neemias [Outubro]
17 - Tobias [Outubro]*
18 - Judite [outubro]
19 - Ester [outubro]
20 - 1 Macabeus [Outubro]
21 - 2 Macabeus [outubro]
22 - Jó [outubro]*
23 - Salmos [outubro]
24 - Provérbios [outubro]*
25 - Eclesiastes [outubro]*
26 - Cântico [outubro]
27 - Sabedoria [outubro]*
28 - Eclesiástico [outubro]*
29 - Isaías [novembro]
30 - Jeremias [novembro]
31 - Lamentações [novembro]
32 - Baruc [novembro]
33 - Ezequiel [novembro]
34 - Daniel [novembro]*
35 - Oséias [novembro]
36 - Joel [novembro]
37 - Amós [novembro]
38 - Abdias [novembro]
39 - Jonas [novembro]
40 - Miquéias [novembro]
41- Naum [novembro]
42- Habacuc [novembro]
43 - Sofonias [novembro]
44 - Ageu [novembro]
45 - Zacarias [novembro]
46 - Malaquias [novembro]
OBS: os asteriscos demarcam os livros que mais gostei de ler.