Wes Janson 14/11/2021
O que dizer da Bíblia?
Qualquer resenha sobre a Bíblia será, sempre, superficial. Mas aqui queria relatar a experiência de a ler de capa a capa, na ordem própria. Sempre tentei fazer a leitura dessa forma, mas sempre esbarrava em livros complexos, ou de certa forma entediantes, como no AT quando temos a citação de uma longa sequência de genealogias. Apenas agora, mais maduro, consegui e tive a disciplina de a ler dessa forma.
E foi uma experiência magnífica. O contexto de algo complexo sim, mas simples nos seus ensinamentos, só pode ser apreendido assim. Principalmente ao se comparar o AT com o NT, onde percebemos uma evolução clara nos ensinamentos. E a importância de Jesus Cristo, e claro, São Paulo, toma dimensões incomensuráveis. Nos permitimos encontrar pérolas não tão citadas, como o livro de Rute, buscarmos interpretações diversas para as diversas profecias sobre o Fim, como em Ezequiel e Revelações.
Não é uma tarefa fácil, e recomendo buscar uma ótima edição, buscando não ler as notas explicativas que forçam a interpretação "desejada". Se deixe levar e enlevar pela leitura e interprete por si. Caso queira se aprofundar no estudo da Bíblia, aí sim uma edição de estudos, como a Bíblia de Jerusalém.
Vale lembrar que tive ajuda de um aplicativo que permite sistematizar a leitura de acordo com nosso desejo, no meu caso, leitura de capa a capa em um ano.
O Livro da Vida, em resumo, que vale ser lido mesmo por quem não seja cristão ou religioso, pois seus preceitos morais são universais, e se forem seguidos, permitiria à humanidade uma convivência muito mais harmoniosa.