EddMnezes 10/05/2024
Ah! O romantismo...
Com uma linguagem dura e termos indígenas em Tupi que provavelmente você não conhece, Iracema é um romance de José de Alencar que acompanhará o romance entre uma índia e um estrangeiro. Adianto que gostei muito da leitura, embora eu esteja ciente de que não tenha aproveitado 100% desse livro (principalmente por causa da linguagem e da minha baixa interpretação), eu ainda gostei bastante dessa leitura e quero reler futuramente, mas já tendo em mente o que vou encontrar.
Aqui teremos a história de amor entre Iracema e Martim, Iracema é a índia da aldeia dos tabajaras, filha do pajé e de beleza e pureza únicas. Martim é estrangeiro, amigo dos pitiguaras (inimigos dos tabajaras) que conhece Iracema nas matas do Ceará e se apaixona. Ele é rapidamente acolhido pelo Pajé e por Iracema, e aí onde o romance se desenrola de uma forma melosa e desesperada, onde um morreria sem o outro, aquela baitolice clássica do romantismo...
O romance de José de Alencar foi publicado no período da literatura brasileira que chamamos de romantismo. Sendo Iracema um clássico romance indianista nascionalista, ele tem as características comum desse gênero (a idealização da mulher, do indígena, valorização da fauna e flora do Brasil...). Falando nisso, eu vi algumas pessoas da "galera do bem" problematizando esse romance justamente por conta dessa idealização desnecessária. Em minha opinião, essa característica faz parte do próprio gênero romântico oitocentista (período do romantismo), e realmente não é algo tão problemático quanto fazem parecer.
Alencar em seus textos descreve Iracema de forma idealizada (ou seja, trazendo características que não são condizentes com a realidade), salientando suas características e realçando a pureza, virgindade e beleza descomunal presente na personagem, e isso é uma das principais marcas do romantismo.
Mas, falando do romance em si, devo dizer que é uma leitura difícil, e há muitos termos e expressões em Tupi que, sem conhecimento, pode acabar dificultando ainda mais a leitura. É um livro muito importante para a literatura brasileira, aconselho super a leitura e quero ler mais livros de José de Alencar!