Iracema

Iracema José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Iracema


1437 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Lulucarneiro 22/05/2024

Antigo
Leitura chata, porém é possível se conectar com a história e desfrutar do conteúdo se você tiver um vocabulário rico ou retrogrado
Rafazellah 22/05/2024minha estante
Minha professora de português está nos obrigando a ler Senhora, Iracema e Guarani ?




Clara 21/05/2024

Eu nem gosto de escrever muito sobre o que eu acho dos livro que eu leio mais eu sinto que esse foi um dos livros com temáticas mais diferente que já li, eu sempre começo as resenhas dos livros falando isso, que tal livro foi um dos mais diferente que li kk eu não sei mesmo escrever essas coisas mas, iracema foi um livro que certamente não teria interesse em ler por conta própria, li ele para fins educacionais, porém, me impressionei como iracema pode ser bom, e bem distinto das coisas que eu lia, todas as descrições poéticas que o autor fazia para iracema e para todos na obra é um dos pontos positivos, a melancólia de iracema também me chamou atenção. Gostei da personagem iracema, apesar da sua personalidade típica da mulher do romantismo aquela mulher recatada e que faz de tudo pelo seu homem, em alguns momentos isso se torna um pouco cansativo, mas iracema me fez gostar dela, ela é uma menina dócil.
Foi um bom livro para estudar o romantismo
comentários(0)comente



Sâmea 18/05/2024

A virgem dos lábios de mel
José de Alencar escreve uma história indianista onde uma bela índia guerreira, formosa e desejada se apaixona por um estrangeiro português. A narrativa sempre dá ênfase a pureza de Iracema e sua grande beleza aqui a fauna e a flora também ganham muito destaque é claro. Gostei bastante do romance bem meloso, embora algumas palavras fogem da minha interpretação claro pois o romance foi escrito no século XIV o final me desanimou um pouco, mas é uma obra que vale a pena ser relida. 4/5?

"Os guerreiros pitiguaras, que apareciam por aquelas paragens, chamavam a essa lagoa da beleza, porque nela se banhava Iracema, a mais bela filha da raça de Tupã.
E desde esse tempo as mães vinham de longe mergulhar suas filhas nas águas da Porangaba, que tinham a
virtude de tornar as virgens formosas e amadas pelos guerreiros."
comentários(0)comente



Sara277 11/05/2024

A história é legal, mas é de difícil compreensão. Confesso que coloquei bastante expectativa e me decepcionei um pouco, principalmente com o final.
comentários(0)comente



EddMnezes 10/05/2024

Ah! O romantismo...
Com uma linguagem dura e termos indígenas em Tupi que provavelmente você não conhece, Iracema é um romance de José de Alencar que acompanhará o romance entre uma índia e um estrangeiro. Adianto que gostei muito da leitura, embora eu esteja ciente de que não tenha aproveitado 100% desse livro (principalmente por causa da linguagem e da minha baixa interpretação), eu ainda gostei bastante dessa leitura e quero reler futuramente, mas já tendo em mente o que vou encontrar.

Aqui teremos a história de amor entre Iracema e Martim, Iracema é a índia da aldeia dos tabajaras, filha do pajé e de beleza e pureza únicas. Martim é estrangeiro, amigo dos pitiguaras (inimigos dos tabajaras) que conhece Iracema nas matas do Ceará e se apaixona. Ele é rapidamente acolhido pelo Pajé e por Iracema, e aí onde o romance se desenrola de uma forma melosa e desesperada, onde um morreria sem o outro, aquela baitolice clássica do romantismo...

O romance de José de Alencar foi publicado no período da literatura brasileira que chamamos de romantismo. Sendo Iracema um clássico romance indianista nascionalista, ele tem as características comum desse gênero (a idealização da mulher, do indígena, valorização da fauna e flora do Brasil...). Falando nisso, eu vi algumas pessoas da "galera do bem" problematizando esse romance justamente por conta dessa idealização desnecessária. Em minha opinião, essa característica faz parte do próprio gênero romântico oitocentista (período do romantismo), e realmente não é algo tão problemático quanto fazem parecer.

Alencar em seus textos descreve Iracema de forma idealizada (ou seja, trazendo características que não são condizentes com a realidade), salientando suas características e realçando a pureza, virgindade e beleza descomunal presente na personagem, e isso é uma das principais marcas do romantismo.

Mas, falando do romance em si, devo dizer que é uma leitura difícil, e há muitos termos e expressões em Tupi que, sem conhecimento, pode acabar dificultando ainda mais a leitura. É um livro muito importante para a literatura brasileira, aconselho super a leitura e quero ler mais livros de José de Alencar!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thaina308 29/04/2024

Iracema
O que me deixou intrigada de verdade foi ler as resenhas de Iracema durante a leitura.
Vocês tem noção que estão lendo um romantismo que data do século XIX? Porque 🤬 #$%!& , pessoal reclamando da escrita, sendo que literalmente é um escritor do século XIX!!!!! Só ai já fiquei 🤬 #$%!& , mas enfim. Não seja imbec1l, se vc quer ler uma história com militancia e grandes questões sociais: NÃO VAI SER ESSE. NÃO É O PONTO.
A gente ta falando de José de Alencar e é obvio que os costumes pessimos e arcaicos já não nos deveriam dizer respeito.
Ponto. Ponto. Ponto.

Sobre o livro: Importante pra grade de leitura nacional sim. É triste, uma história triste, mas faz refletir sobre a história do nosso país e comparar com a realidade que ainda cabe e muito hoje.
Book Girl 01/05/2024minha estante
Falou tudo ??????


Anna 04/05/2024minha estante
Julgar uma obra de mais de um século atrás com olhos e opiniões de hoje em dia é burrice. Esse é um livro muito importante para a literatura brasileira, é triste saber que há pessoas que não entendem isso.




Lorrayne20 29/04/2024

Iracema = America
Enfim, achei entediante.
Me estressei um bocado com a nossa querida Iracema, entendi a metáfora, de enquanto pura e tudo Portugal digo, Martin queria, mas depois que teve e viu definhando não queria mais. Eu esperava mais...
"Tudo passa sobre a terra"
comentários(0)comente



Flora 29/04/2024

"Tudo passa sobre a terra."
"Estes campos são alegres, e mais serão quando Iracema neles habitar. O que diz teu coração?"

No romance "Iracema", autoria de José de Alencar, escrito no século XIX pertence a primeira fase do romantismo.

Uma jovem indígena guerreira e a mais bela da aldeia conhece um estrangeiro português, no qual se apaixona. A trama decorre com a luta dos dois para ficarem juntos com os choque de culturas e "mundos totalmente diferentes".

Uma leitura rica em traços da natureza e enriquecedor ao vocabulário do leitor, apesar de ser complexo por ter uma variedade de palavras de origem tupi na narrativa.
comentários(0)comente



Patty Lima 28/04/2024

Devido à distância temporal da língua portuguesa de Alencar para a nossa época, o livro é bem difícil de ler apesar de curtinho. Por se tratar de uma obra indianista, o leitor acaba esperando mais revelações da cultura das tribos indígenas citadas na narrativa. Tirando isso, podemos perceber a forte presença e imposição da cultura "branca" sobre os povos invadidos, bem como a devoção de Iracema e Poti por Martim, que deixam tudo para servir o guerreiro branco. Uma boa leitura para conhecermos como os intelectuais brancos enxergavam os povos indígenas nos séculos de formação inicial só Brasil.
comentários(0)comente



gioborelli 27/04/2024

História do Brasil
Esse foi uma releitura, eu já tinha lido no colégio e após 8/7 anos lendo novamente nessa edição da panda books que facilita muito a leitura, me deparei com o fato de que eu lembrava partes muito principais e isso foi bom.
José de Alencar marca o inicio do que se tornou nosso pais, uma grande mistura de etnias e povos, mesmo sendo triste do jeito que foi pela invasão mas conta nossa história.
comentários(0)comente



Gwendolyn Alekseeva 25/04/2024

Meio chatinho
Embora Iracema seja uma importante obra para a literatura brasileira, ela não tem muito a oferecer se não a grandíssima alegoria sobre como surgiu a "raça" brasileira. As suas alegorias rendem assunto, bem como o seu "fator" romântico. Mas as coisas param por aí. A sua prosa é bela, mas te renderia, no máximo, dois minutos de assunto. Se a trama e os personagens não funcionassem como alegorias, eles seriam desinteressantes. E depois de certa parte da narrativa, a trama praticamente morre e o autor não faz esforço para agarrar a nossa atenção. Talvez eu esteja errado por querer criticar uma obra antiga a partir de "padrões atuais". Mas se eu apenas elogiasse o livro com base nos fatores que lhe renderam o seu nome e não fizesse críticas por se tratar de um clássico, eu estaria mentindo para mim mesmo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Daniel1423 23/04/2024

Sobre
Um clássico brasileiro, que traz a narrativa da vida de Iracema uma india que se apaixona por um soldado português.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1437 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR