Ademar Jr 13/11/2013Asterix entre os PictosConheci as aventuras de Asterix e seu fiel companheiro Obelix, ainda criança, em uma adaptação cinematográfica que periodicamente era reexibida pela TV Globo. O caráter humorístico e caricatural dos personagens foi o que mais me agradou a princípio. Esse mesmo ponto é também o argumento usado pelos não simpatizantes. Pouco depois de conhecê-los, soube que se tratavam de personagens de uma história em quadrinhos francesa, criada por Albert Uderzo e René Goscinny. Saber disso foi o suficiente para eu gostar ainda mais dessa duplinha, que juntamente a outros personagens – Garfield; Hagar, o Horrível; Mafalda; Turma da Mônica – fizeram parte da minha infância, e da de muita gente por aí.
As aventuras de Asterix surgiram em 1959 na revista Pilote. Com o sucesso das personagens veio a compilação em álbuns anuais, sendo o primeiro editado em 1961. Para quem não conhece, a trama se passa no ano 50 antes de Cristo, na Gália (que corresponde ao atual território francês e parte de suas adjacências). A maior parte do território gaulês foi ocupada pelos romanos, comandados por César, menos a aldeia onde Asterix vive, na Armórica, ao norte da Gália. Apesar de todo o aparato dos soldados romanos, os gauleses contam com uma poção mágica que lhes dá uma força sobre-humana, criação do druida Panoramix. Obelix é o único que não necessita bebê-la, pois quando criança ele caiu em um caldeirão dessa poção e ganhou permanentemente esse superpoder.
Continue lendo a resenha em:
site:
http://coolturalblog.wordpress.com/2013/11/10/asterix-entre-os-pictos-de-albert-uderzo-rene-goscinny-jean-yves-ferri-e-didier-conrad/