Memórias de um sargento de milícias

Memórias de um sargento de milícias Manuel Antônio de Almeida




Resenhas - Memórias de um sargento de milícias


880 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Peter.Molina 17/10/2023

Um clássico nacional
Este livro conta várias histórias que se passam no Rio de Janeiro em meados do século XIX, com personagens muito divertidos, cenas impagáveis, humor e até romance.Muita ação em torno do jovem Leonardo, que desde pequeno só se mete em confusão. Está edição da Panda Books tornou a leitura bem agradável porque esclarece o significado das palavras mais complicadas, as do Português mais arcaico. Uma leitura leve ,divertida com bons momentos.
comentários(0)comente



Cristiane 09/10/2023

Bom!
Uma leitura boa, bem ok!
Não me surpreendeu muito,mas por se tratar de uma história muito original para a época em que foi lançado, todo o crédito e sucesso que a obra possui é de muito merecimento.
Os personagens são bem envolventes e a escrita do autor é de fácil compreensão e em alguns pontos até engraçada.
As vivências dos personagens tem muito valor para retratar a época e acredito que é um livro que vale a pena ser lido, apesar de não ser de grande impacto para a época em que vivemos.
Recomendo!
comentários(0)comente



.aninha.007. 09/10/2023

Um dos melhores clássicos que já li, é muito engraçado e rápido de ler, não tem uma linguagem difícil de entender. Parece uma novela das 15
comentários(0)comente



Mariana.Orlando 30/09/2023

Muito bom!
A edição que eu li não foi essa, mas não achei a que tinha no Kindle unlimited aqui no Skoob. Enfim, mais um livrinho que leio por causa da faculdade, e mais um livro que eu AMEI ler!
A distribuição dos capítulos, por ser originalmente em folhetim, é muito interessante. Na verdade, tudo nesse livro é muito interessante. A narrativa é fantástica, o contato com o leitor é magnífico, e tal qual pede um folhetim, as chamadas para o próximo capítulo são geniais.

É um clássico que infelizmente não é tratado como clássico. Lógico que existem problemáticas nessa obra, afinal é de 1800 e tantas, mas ainda assim é divertida, leve de ler, cativante e até mesmo engraçada em algumas tiradas.

As personagens são boas, e a ambientação num antigo Rio de Janeiro, pra mim que sou carioca, é bonita de se ler. Um mergulho em outro tempo! Talvez por isso eu tenha gostado de ler esse livro no Kindle - quando geralmente prefiro os livros físicos -, pois há muitas palavras que caíram em desuso, então um dicionário rápido, no meio da leitura, fez muita diferença. Nada que deixe o livro impossível de compreender, claro, mas evidentemente ainda é um português antigo.

De qualquer forma, gostei muito da obra! Muito bom livro!
comentários(0)comente



Ester 29/09/2023

Achei a leitura um pouco difícil de se ler, mas eu real gostei da história, adorei acompanhar ela, parece muito uma fofoca do casos de família
comentários(0)comente



Ellen 27/09/2023

O Leo é incrivel
Simplesmente amei esse livro.No começo não dei muita moral,porém conforme a leitura foi avancando dei muitas risadas com a má sorte do Leonardo,o menino realmente nasceu no dia errado.Todos os personagens são aprofundados a certa maneira de forma que a história fique completa sem buracos na narrativa.Gostei muito que o livro representa um Brasil classe média e baixa,não é um conto sobre a alta aristocrácia brasileira como a maioria da época.Muito bom.
comentários(0)comente



samucacn 24/09/2023

Memórias de um Sargento de Milícias é um romance de Manuel Antônio de Almeida. Foi publicado originalmente em folhetins no Correio Mercantil, entre 1852 e 1853, anonimamente. O livro foi publicado em 1854, com o autor identificado como "um brasileiro". 

Conta a história de Leonardo que quando era pequeno só sabia aprontar travessuras e veio a ser um sargento de milícias. O espaço físico apresentado na obra é o meio urbano brasileiro do século XIX. A história se passa no Rio de Janeiro, e descreve seus principais pontos, como igrejas, principais ruas, mas descreve também pontos bem à margem da sociedade.[2]
comentários(0)comente



Jean.Guimaraes 24/09/2023

Ótimo
Mais um livro relido da época de escola que valeu muito a pena. É uma ótima experiência reler livros que eram indicados na escola e traumatizaram a gente com a cabeça de adulta. Você percebe o quanto desses livros são realmente maravilhosos e você só não entendia na época.
comentários(0)comente



Tati.Lima 09/09/2023

Dessa vez não fluiu...
Não curti a leitura dessa vez não. Terminei de ler mesmo só porq eu não gosto de abandonar e quis ver o q aconteceria no final. O livro vale muito por mostrar com riqueza de detalhes, como era o estilo de vida nas periferias daquela época, focando na vida de Leonardo Pataca, um típico malandro carioca, tremendo 171, q consegue de forma bem humorada se safar de todas as tretas em q se envolveu. Mas é aquele lance, pelo menos comigo, o livro tem aquela linguagem arcaica, se a história não prende, então até o linguajar se torna cansativo. E foi exatamente o q aconteceu comigo, dessa vez. Não rolou, não ornou, não fluiu, não me fisgou.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luana 08/09/2023

Me surpreendeu positivamente , porque não lembro de ter lido ele pro vestibular.kkk então achei que a leitura flui e me diverti com as peripécias do protagonista
comentários(0)comente



Bia lyra 06/09/2023

Deixando para trás o idealismo romântico, rompe o ciclo e narra, com humor, a vida de malandro e o cotidiano das classes populares no Rio de Janeiro. Leonardo, filho de Leonardo Pataca e Maria, acaba sendo criado pelo padrinho após a separação dos pais. vive o presente da sorte, sem se preocupar com o futuro, e acaba se tornando um sargento de milícias.
comentários(0)comente



Leo 01/09/2023

Memórias
Fui pela indicação de Rodrigo Gurgel. Por incrível que pareça eu nunca tinha ouvido falar no Maneco e nem imaginava que ele poderia ser "padrinho" de machado de Assis. Gostei bastante do livro, a história é cômica e bem gostosa de ler
Retrata bem as pessoas que observamos no dia a dia.
comentários(0)comente



Gabriel Nasci 01/09/2023

é ou não é ?
Leonardo-pataca e o "menino" são o mesmo personagem ?. a historia é muito cômica, não é a toa que era amigo de Machado o Almeida
comentários(0)comente



letícia 29/08/2023

Eu jurava q esse livro era ruim, pois julguei muito pela capa. Mas eu gostei muito da história em si, achei muitas partes engraçadas, e fiquei mal em algumas também. Porém, confesso que nunca fiquei tão feliz em terminar um livro, para mim foi meio difícil de interpretar, por ser uma linguagem considerada antiga. Mas gostei muito da narrativa do livro e em como em umas partes o autor ?fala? com o leitor. Um ótimo livro para começar a ler na literatura.
junirou 29/08/2023minha estante
EITAAAAAA, EU AMEI. Tô até pensando em ler agora... ?




880 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR