Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida




Resenhas - Memórias de um sargento de milícias


880 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Jonas Felipe 25/05/2023

Pilantra
Bora lá! O livro é um clássico da literatura ambientado numa época onde existia a monarquia, entretanto alguns costumes ainda são vivenciados em nosso tempo, todavia os adjetivos expostos no texto não são mais usados atualmente, pois são ofensivos.

A história retrata várias vidas e seus problemas diários, mas permanece focada em Leonardo, a criança que nasceu em um lar sem estrutura e carrega esses traços até a sua fase adulta.

O interessante é a interação do autor com o leitor ao decorrer da narrativa, porém a história não me agradou muito.
comentários(0)comente



Raquel S.E. 20/05/2023

As memórias de um sargento de milicias
Ótimo livro, cheio de reviravoltas, com histórias e personagens muito bem elaborados. Apesar de ser um livro antigo tem uma escrita leve e intrigante sobre uma história que se passa no Brasil em mil oitocentos e pouco, uma época com costumes bem diferentes, mas mesmo assim com romances, conflitos, suspense e muitas reviravoltas. Amei o livro.
comentários(0)comente



Anny50 19/05/2023

Memórias de DOIS sargentos de Milícias
Leonardos, pai e filho. O que me chamou atenção neste livro, a priori, foi o fato de se passar no período Joanino, um romance da Era Imperial, apesar de pouco abordar sobre o tema. O livro nos apresenta, na verdade, a vida comum, pessoais comuns, pequenos desacordos, fofocas, hipocrisias, a média das pessoas- que são muito falhas, os personagens principais mesmo, cada um que seu pequeno desvio de caráter. Além do pai e filho, também nos faz vislumbrar um pouco histórias dos personagens limítrofes, e o narrador é ótimo, tem um quê Machadiano, conversando intimamente com o leitor, este é um ótimo livro para começar os clássicos nacionais. Curiosidade: o autor morreu com 30 anos
comentários(0)comente



dani2vi 14/05/2023

Achei razoável. Foi o primeiro livro que "li" em áudio livro e fluiu muito bem. Só foi mais complexo por conta de algumas palavras. De resto, foi uma leitura boa.
comentários(0)comente



Wagner 08/05/2023

Análise do livro
Inserida no movimento do romantismo, a obra é narrada em terceira pessoa e retrata a vida do Rio de Janeiro no início do século XIX.

Considerado um romance urbano ou de costumes, foi publicada nos folhetins no Correio Mercantil do Rio de Janeiro. Ou seja, semanalmente era oferecido um capítulo ao público.

Assim, Manuel Antônio de Almeida prendeu a atenção de seus leitores com capítulos curtos e diretos e ainda, utilizando uma linguagem coloquial.

Foi a primeira vez durante o Romantismo que a figura do ?malandro? (pícaro) surge nas ações de Leonardo. Isso explica o estilo inovador do escritor segundo os moldes dos romances na época.

Muitos personagens da obra são movidos por interesses, como José Manuel e Leonardo-Pataca. Além disso, alguns deles não tem nome, como é o caso do padrinho e da madrinha de Leonardo.

Diante disso, a intenção do escritor era usar alegorias simbólicas com o objetivo de incluir pessoas comuns que viviam naquele período no Brasil.

Ainda que o espaço central fosse a parte urbana do Rio de janeiro, Manuel também descreve locais mais afastados como um acampamento de ciganos. Nisso, as diferentes classes sociais são abordadas no romance.

Vale notar que essa postura esteve avessa aos modelos do Romantismo, uma vez que os romances criados nessa época focavam somente nos aspectos aristocráticos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Henricas14 02/05/2023

O jeitinho brasileiro de ser
Um clássico da literatura br, o livro é uma ótimo retrato da sociedade do século XIX , os quais são representandos totalmente humanos, com acertos, desejos e falhas. Leonardo, o protagonista, é um garoto encrequeiro que vai ganhando a vida e se acertando aos poucos. Temas como ócio, traição, casamentos arranjados, e esquemas do "jeitinho brasileiro " são apresentados por todo o livro. Por ser bem antigo, a escrita é bem rebuscada, oq pode dificultar a leitura, mas dar pra se divertir com os causos da história
QUEIJO460 02/05/2023minha estante
Uma vez vi esse livro em uma livraria por menos de 5 reais, era uma edição bem antiga. Infelizmente, não comprei.




Raphael Milão 30/04/2023

Com este livro já se consegue ter uma base de como funciona a grande parte dos cariocas, que é a vagabundagem.
comentários(0)comente



clararzd 17/04/2023

Raso
Novamente lendo livros ''diferentes'' do meu estilo por conta da escola. Não consideraria meu livro favorito mas também não achei ruim em si. Se desprende muito das histórias românticas da época que normalmente retratam o personagem principal como herói e isso foi uma coisa que me fez gostar mais do livro. O livro em si não é ruim mas o final deixa a desejar, senti falta de um final marcante de certa forma.
comentários(0)comente



Paulinha 16/04/2023

Um clássico
Memórias de um Sargento de Milícias é um livro incrível. O autor conta a história como se nós, leitores, fôssemos seus velhos amigos, e nos faz sentir totalmente a vontade com a história.

E o modo como é contada, seus detalhes, sua desenvoltura, tem todo um jeito especial, encantador. O livro é um romance indescritível, mas tem seu lado cômico.

Para quem diz que esse é um livro ruim, recomendo a ler de novo, pois é um livro que nos mostra como era a vida das pessoas no Brasil no século XIX, durante o reinado de D. João IV.

Quem nunca leu um clássico da literatura brasileira, Memórias de um Sargento de Milícias é ótimo para começar. É uma leitura de apenas um dia, que não cansa e não deixa a desejar. Recomendo a todos que querem um bom livro para se distrair. Excelente.
comentários(0)comente



Caroll__ 15/04/2023

Memórias de um Sargento de Milícias
Gostei! A forma como o livro é narrado é muito boa!!! A leitura é fluida e fácil, foi muito interessante ver como os personagens estão ligados e a forma que convivem!
comentários(0)comente



Sem estante 12/04/2023

Esperava mais
Por ser uma versão resumida sabia que faltariam partes, mas faltou parte demais, misericórdia. Gostei não, um dia pretendo ler o completo.
comentários(0)comente



Alex 10/04/2023

Me senti lendo uma fofoca contada por algum conhecido! Apesar de ter perdido o ânimo em certos momentos, a história era interessante e cercada de plots twist. de repente uma pessoa se ligava a outra, um fato se ligava a outro e era incrivel.
comentários(0)comente



M . Danilo 03/04/2023

Muito divertido!
Mais outro livro nacional lido. É interessante ver que alguns dos fatores que forma a essência da história está bem presente no nosso dia a dia, pois ela gira em torno de fuxicos, conflitos familiares e paixões dos personagens.

Leitura fluida, sobretudo o modo que o autor finaliza cada capítulo fazendo com que não deixemos de querer acompanhar a história.

Sem dúvida será um dos livros que irei passar a recomendar, tanto pelo enredo que, além de ser bem engraçado ? ri bastante lendo ?, contém vários personagens cativantes e uma retratação do cotidiano popular brasileiro, como pelo tamanho e simplicidade da obra.
comentários(0)comente



Desplanches 01/04/2023

Li somente por conta da escola, já que se trata justamente da época do romantismo no Brasil. Mas assim como eu já esperava, foi uma leitura extremamente cansativa e só terminei por que eu realmente precisava...
comentários(0)comente



880 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |