Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida




Resenhas - Memórias de um sargento de milícias


880 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


Pietra66 08/11/2021

Assim...
É um livro fácil de ler, uma leitura rápida, mas falar que eu gostei já não é verdade, não é o tipo de história que eu gosto, li pela escola.

Não é um livro que indicaria para alguém, mas acho que criei espectativas demais.
comentários(0)comente



Mr. Jonas 04/11/2021

Memórias de um sargento de milícias
Memórias de um sargento de milícias apresenta uma galeria de personagens dos mais diferentes tipos: o menino malandro, a alcoviteira, o barbeiro, o compadre, a comadre, o mestre de cerimônias, a cigana . . .

O protagonista da história é o malandro Leonardo, filho de Leonardo-Pataca e Maria-da-Hortaliça, que vive livremente praticando travessuras. As malandragens de Leonardo são o centro da narrativa e isso só tem fim quando ele é escolhido pelo chefe de polícia para ocupar o cargo de sargento de milícias.
comentários(0)comente



fanny.Dyatlov 02/11/2021

"Em certos corações o amor é assim, tudo quanto tem de terno, de dedicado, de fiel, desaparece depois de certas provas e transforma-se num incurável ódio."

Memorias de um sargento de milícias conta a historia de um anti-heroi chamado Leonardo, filho de Leonardo Pataca e Maria das Hortalicias, e que fora abandonado pelo seus pais sendo agora afilhado pelo seu compadre, um barbeiro que quer tornar Leonardo um homem de virtude e rico, ao decorrer da historia Leonardo se mete em várias confusões com vários desconhecidos e parentes e na qual o autor demonstra uma relação entre a situação dos personagens e suas ações, que os acompanham com a sociedade recém-formada pela chegada do rei no Brasil sempre demonstrando como uma séries de criticas sutis e bem humoradas, para quem gosta do Brasil como ele realmente é e quer saber principalmente a sua historia de forma bem satírica e bem divertida.

É um clássico brasileiro extremamente memorável, e eu consigo entender exatamente o porquê. A ironia presente na narrativa voltada para a sociedade e comportamento da época é bem perspicaz, e os temas Realistas presentes nesta história publicada durante a época Romântica também chamam bastante a atenção. A ?malandragem brasileira?, a corrupção, as mentiras e a pobreza de quase todos os personagens devem ter chamado a atenção dos atrasados ??da época, que esperavam histórias idealizadas de amor da burguesia. O livro é um retrato bem interessante nesse sentido da época que retrata, e também da qual foi escrito.

A leitura em si foi muito sublime, recomendo a todos. ????
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Triz 10/10/2021

Memórias de um sargento de milícias
Meu primeiro livro dos clássicos brasileiros, já li em HQ mas não me recordava muito, não esperava muito mas me surpreendeu, com certeza irei ler mais livros do escritor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Babi 28/09/2021

Gostei MUITO
único livro da escola que eu realmente gostei de ler rs.
Pra falar a verdade, no começo eu odiava a escrita (por ser de época e tudo mais), demorei pra engatar a leitura, me esforcei muito por que ja tinha gostado dos personagens. Quando consegui pegar firme, a leitura fluiu demais. Eu realmente gostei muito desse livro, a história, os personagens, é tudo muito bem contado, vc da risada sem perceber, é muito bom mesmo.
Leonardo e Luisinha melhor casal?
O Padrinho e a Comadre são incríveis, passei mal de rir com eles. Eu amei muito os personagens, me apeguei demais.
nota 4,5 só por conta da escrita mesmo, mas gostei MUITO.
Pollypoc 27/11/2021minha estante
Eu estou de julgando muito agora




Cinara... 26/09/2021

" - Então ele já encarrilha o padre-nosso? O compadre exasperou-se completamente; estudando uma injúria bem grande para responder, disse afinal:
- Já... já... senhora intrometida com a vida alheia.... já sabe o padre-nosso, e eu faço rezar todas as noites um pelo seu defunto marido que está a essa hora dando coices no inferno!..."


Só sei que hoje em dia nós desamprendemos a xingar!!! ???
Um dos livros mais engraçados que eu já li!
Poderia ser tão famoso quanto Dom Casmurro lido também por prazer e não apenas só para vestibulares.
Se tornou um dos meus favoritos da vida!
A edição da Panda Books está primorosa, cheia de notas explicativas e ilustrações super engraçadas. A experiência de leitura foi incrível!
comentários(0)comente



Betânia 20/09/2021

Memórias de um sargento de milícias
Uma leitura fluida que não cansa, com uma narrativa que foge dos padrões românticos da época. A história conta a vida de Leonardo, das suas travessuras e malandragens até a vida adulta. Um clássico agradável.
comentários(0)comente



oritosama 20/09/2021

É...
Particularmente não é o tipo de livro que eu curto ler. Nada contra os clássicos, mas este em específico eu não curti.

Bem legal que nesta edição tem o "dicionário" em baixo, pois como a linguagem é bem antiga, o vocabulário é mais complicadinho.

Achei chatinho.

É um romance romântico, mas de romance mesmo não tem de quase nada kkkk.
Da uma quebrada nesse modelo do romantismo, não sendo o Leonardinho um herói de modelo romântico, quebrando essa expectativa.
comentários(0)comente



IEF 19/09/2021

Finalmente um livro para a escola que eu gostei! A história só não me prendeu no inicio mas dps eu, chocantemente, gostei muito!
comentários(0)comente



Sanny 18/09/2021

LEIAM!!!!!
O meu livro queridissimoooo?
Eu já gostei de ler ele logo de "cara"
Eu pensei puxa eu tenho uma relíquia. ..só minha.
Eu rolei de rir da Maria e do Leonardo pacata...que se conheceram a peso de pisadela e beliscão. ...leiam vocês iram amar..recomendo ?
comentários(0)comente



Safira 15/09/2021

Fiquei bastante animada com o romance que rola entre ele e a outra personagem, gostei do final também.
comentários(0)comente



880 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |