Capitão América - Tempo Esgotado

Capitão América - Tempo Esgotado Ed Brubaker...




Resenhas - Capitão América - Tempo Esgotado


10 encontrados | exibindo 1 a 10


Marc 13/11/2013

Falar sobre histórias em quadrinhos sempre parece suspeito. Muita gente ainda não se convenceu que podem ser mais do que um passatempo. Inclusive, até mesmo pessoas que gostam de quadrinhos se deixam cair nessa armadilha, dizendo que querem apenas uma leitura leve, sem profundidade. Ainda mais se for uma história do Capitão América, um personagem que vai cada vez mais sendo entendido como símbolo do imperialismo e do modo de vida americano. Só de ver as cores de seu uniforme e a letra “A” na testa, tem gente que passa mal.

Mas o caso aqui é que temos um escritor habilidoso e plenamente consciente que tem um personagem odiado por todos que não são americanos. Certo, ele escreve para o mercado americano e nem deveria se importar com isso. Mas até entre americanos, o Capitão deixou de interessar.

Então aparece uma história como essa. Conduzida com habilidade e sem ofender a inteligência do leitor. E fico pensando: por que esse antiamericanismo tão acentuado? Será que eles precisam de uma história em quadrinhos para convencer o mundo de que são legais? Se for assim, óbvio que estão cometendo um erro grotesco. O efeito tem sido justamente o contrário. Está na moda ser antiamericano. Todo mundo que quer parecer inteligente hoje em dia tem a lição na ponta da língua: são uns imperialistas, criticam terroristas e fazem igual, invadindo países para garantir seus interesses econômicos, doutrinam o mundo através do cinema, da indústria cultural, etc. E essa história é tão simples, os valores que ela menciona são tão universais, como pode ser que a gente não perceba isso?

O fato é que Ed Brubaker sabe o que faz. Como a origem do personagem remete à Segunda Guerra Mundial, por mais absurdo que possa parecer, vai pontuando com flashbacks de batalhas que participou. O mais importante é que os vilões também lutavam naquele momento, o que dá um embasamento para os conflitos atuais. As ilustrações são realistas e combinam bem com a descrição das batalhas. E mesmo não sendo a história mais original de todos os tempos, não ofende o leitor com bobagens ou piadinhas. O Capitão América parece carregar o mundo nos ombros, e sente o peso, mesmo sendo um herói fabricado para ser invencível. Seu idealismo, e isso me parece o que sustenta o personagem e foi magistralmente aplicado aqui, sofre um choque com a mudança (ele adormece no ano de 1945 e acorda décadas depois, num mundo que não reconhece), mas logo consegue se conduzir e descobre que os tempos mudaram, mas os valores pelos quais lutou ainda devem ser conservados.

Para mim, uma leitura muito boa. Se deixarmos o ranço ideológico de lado e quisermos acompanhar uma história bem escrita, que resgata o passado ao mesmo que mostra a atualidade e renovação do personagem, vale muito a pena.
Leiliane R. Falcão 03/05/2014minha estante
"O Capitão América parece carregar o mundo nos ombros, e sente o peso, mesmo sendo um herói fabricado para ser invencível."

Sua resenha definiu com perfeição o que senti lendo essa hq.


Marc 04/05/2014minha estante
Obrigado pela leitura e pelo comentário Licca.




Pizza Fernandes 16/10/2024

Nessa história que dá início a fantástica fase do Ed Brubaker ja conseguimos ver 2 grandes talentos que o escritor tem. O primeiro deles sendo o de escrever excelentes histórias no estilo mais "pé no chão" com super heróis e o segundo é o de revisitar eventos passados da cronologia de personagens conhecidos (como ele fez em Batman: O Homem que Ri) de forma que ele consegue costurar algumas inconscistencias e criar conexões com diferentes histórias clássicas além de elaborar novas ideias a partir desse passado que enriquecem a mitologia do personagem. Um quadrinho fantástico que serve ainda como prelúdio para o arco ainda melhor que vem em seguida focado no Soldado Invernal
comentários(0)comente



Capitão Jão 02/08/2021

Traumas do Passado
Tempo Esgotado é uma ótima história, que se completa com O Soldado Invernal.

Aqui a gente acompanha, vários assassinatos de pessoas ligadas ao Capitão América, além disso ele tendo vários flashs do passado de memórias que ele não lembrava que tinha vivido na época da guerra.
Várias delas inclusive ligadas ao seu antigo parceiro Bucky.

A história é muito boa, muito bem desenvolvida, o tom do mistério, de tentar descobrir o que tá acontecendo, acaba fazendo ficar viciado em continuar e não parar mais. Além do passado do Capitão América ser muito interessante dando dicas de um personagem que futuramente seria muito usado nos dias atuais!
comentários(0)comente



Sebo Gato Bibliotecário 08/12/2021

Sonhos ruins
Gosto do Capitão América porque historicamente ele foi criado para combater Hitler e o exercito alemão nos quadrinhos e também já fiz equitação com um cavalo chamado "capitão américa" antes do filme de 2011 ser lançado. Nesta edição, Cap. América tem sonhos do passado que o atormentam, procurando saber de onde vem esses sonhos, enquanto isso o caveira vermelho é encontrado morto, e isso causa muitas duvidas, se de fato o caveira vermelha realmente morreu e quem foi o atirador. O capitão américa recebe ajuda de sua ex namorada, a agente 13 (sharon carter) e de Nick Fury.
comentários(0)comente



Fernanda 22/01/2022

Hqs e filmes
Meu primeiro contato com a Marvel foi através dos filmes e gosto bastante de "retroceder" e conhecer a história pelo ponto de vista dos quadrinhos. O ponto inicial, começo de tudo.
Às vezes ainda fico confusa, é difícil não fazer associações ao que conhecemos no mundo do cinema, mas estou adorando a experiência de ler as histórias nos quadrinhos. As edições são lindas!
comentários(0)comente



heey_barbaraa 04/03/2023

O primeiro contato que tive qual o universo da Marvel, nunca tinha assistido os filmes os as séries, deixa de começar por esse porque meu namorado insistiu, mas gostei bastante, achei interessante, para quem gosta deste universo e compreende ele, a experiência de leitura deverá ser bem melhor
comentários(0)comente



Luciano Luíz 14/12/2014

CAPITÃO AMÉRICA – O SOLDADO INVERNAL

O Batman tem o Robin.
O Capitão América em início de carreira tinha o Bucky Burnes... mas aí o garoto se lascou e sumiu de vez. Tem aquela velha frase na Marvel que é mais ou menos assim: “Todo mundo da editora volta a vida, menos o Tio Ben e Bucky...”
Pelo visto vai chegar o dia em que o Peter vai dar de cara com seu tio... mas, enfim, Soldado Invernal foi lançado pela Salvat em dois volumes, tendo como título o primeiro volume, Tempo Esgotado.
Foi sem dúvida alguma um enredo tão bom, que serviu de base para a produção dos filmes do personagem. Como sempre, o Caveira vermelha tava a fim de se apoderar do Cubo Cósmico, aquele objeto repleto de poder. Mas desta vez o vilão acabou se dando mal. E de alguma forma, o passado do Capitão, sempre presente em sua memória, nesta saga foi muito mais profundo... Pois simplesmente dar de cara com seu antigo companheiro que atuou bravamente na Segunda Grande Guerra foi um choque e tanto...
O visual é espetacular. O enredo em si, é muito bem explorado e faz os leitores e leitoras conhecerem mais do personagem e seu inseparável escudo.
Uma aventura que não pode faltar na coleção de quem é fã de uma ótima HQ. Pois é um dos heróis com as estórias mais maduras e convincentes da Marvel.

Nota: 10

L. L. Santos


site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804?pnref=story
comentários(0)comente



Anderson Brito 04/10/2015

Ed Brubaker é bem corajoso em ressuscitar nesta história um bom e velho amigo do Capitão América. A história é bem interessante quando normalmente inserida dentro do contexto a gente vê um inimigo antigo do Capitão morrer. E isso a gente sabe que é bem estranho. Se algo perigoso é facilmente aniquilado em uma história, significa que ela acabou (o que sabemos não ser o caso) ou algo ainda mais perigoso existe e é responsável pelo assassinato.

Gostei da forma moderna e cheia de amor com que Brubaker julga quem rodeia o Capitão. Gosto da Sheron e do Fury tentando tomar a linha de frente em um momento tão delciado do herói. O final é um pouco confuso mas nada que tire o brilho do renascimento que estar por vir nas páginas...
comentários(0)comente



gie 27/03/2021

amei, comecei a ler HQs a pouco tempo para poder entender as histórias mais afundo e agora estou viciadaaa.
comentários(0)comente



Leonardo 25/11/2023

O realismo do núcleo do Capitão América
Diferente das animações e filmes, as HQs conseguem ter o real tema de seus personagens, e o Capitão América é um dos grandes personagens que dependem disso, mostrar todos horrores que ele passou na guerra, a mente dele neste mundo moderno, dá para imaginar as inúmeras possibilidades que ele poderia ter no UCM.
Enfim, sobre a história, além desses pontos básicos do núcleo realista do Capitão, a história toma muito cuidado para apesar de ser um continuação de um universo, ela ainda ser única, contando a origem do capitão com diversos flashbacks e evoluindo. Fury e Sharon estão demais nesta história, fiquei surpreso com o destino do Caveira Vermelha, pensei que a história seria centrada nela, foi um rumo corajoso que ficou ótimo para história. Unica coisa que me incomodou foi que a morte dele abala de início e as equipes de capangas dele se desmancham e são esquecidos na história, assim como o ossos cruzados fica bem avulso na história. Porém todo o tema, o simbolismo que a história traz ao Buck e todo mistério se desenvolvendo. Recomendo demais!
comentários(0)comente



10 encontrados | exibindo 1 a 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR