Marlonbsan 05/09/2023
Harry Potter e a Câmara Secreta
A vida de volta à casa dos Dursley não ajuda em nada o ânimo de Harry, ainda mais pela interferência do elfo doméstico, Dobby. Mas tudo o que ele deseja é retornar para Hogwarts, onde pertence, mas lá, A Câmara Secreta será aberta novamente e todos correm perigo.
O livro é narrado em terceira pessoa, a linguagem é simples e fluida, porém, a letra é um pouco pequena, o que torna mais lenta a passagem de páginas.
Aqui nesse livro fica claro a evolução na escrita da autora, seja para compor eventos, como para prender a atenção, tudo flui muito bem, mesmo em momentos mais explicativos. Assim como é perceptível que ela já tinha basicamente toda a história ou pelo menos os pontos chaves bem pensados.
As interligações e os acontecimentos já começam a se encaixar melhor, o que faz com que vários elementos sejam colocados em evidência e se explicam, o mistério dos ataques, o culpado, como o Diário chegou lá, o que torna tudo muito bem construído, exceto por uma ou outra atitude que é feita de uma forma muito superficial e que já vai direto ao que era esperado, ou seja, um facilitador de roteiro.
Apesar de ser um livro relativamente curto, há muitas informações sobre o passado, o que foi muito interessante de relembrar, assim como muitas características de personagens que só percebi relendo agora.
E falando deles, alguns personagens passam a ter uma importância maior ou até certo destaque e contribuem para que a história seja mais bem elaborada e dinâmica. O mundo mágico criado é muito rico e há toda uma interação entre essa ambientação, assim como a relação entre os personagens, os diálogos e pensamentos no cotidiano em si e não senti a leitura ficar monótona.