Rogerio.Flores 26/10/2024
Hitler - volume 1
O escritor alemão Joachim Fest, que nasceu em 1926 e pôde presenciar em sua juventude os horrores do nazismo, obteve fama com esta detalhada biografia de Adolf Hitler. Um trabalho muito detalhado e repleto de fatos históricos, mas também coberto de inferências e deduções no mínimo questionáveis.
Neste primeiro volume, Fest detalha desde o nascimento de Hitler e a história de seus pais até o momento de ascensão ao poder, junto com o partido nazista. Busca fazer um relato envolvendo a ascenção e o sucesso (também os insucessos) de Hitler, julgando não apenas os fatos, mas também os interrsses e, por que não dizer, o psicológico de Hitler. Sendo alemão, tenta o tempo todo justificar os horrores do nazismo à pessoa de Hitler, como se sem sua personalidade, a Alemanha e os alemães fossem incapazes de produzir os horrores que a que submeteram a humanidade e, particularmente, os judeus. Continuamente entra em contradição ao tentar qualificar Hitler como um inepto fracassado e ressentido, sendo porém obrigado a revelar que foi este mentecapto que dominou toda uma nacão.
Ao tentar continuamente justificar a existência do nazismo na Alemanha por culpa única e exclusiva de seu Fuher, acaba perdendo o fio da meada e margeaando o tempo todo as razões para o crescimento de tão nefasta ideologia na figura de Hitler. Parece tentar criticar somente o racismo da ideologia, como se fosse o único fator nefasto e malévolo do movimento que objetivava a retirada da Alemanha e dos alemães do fundo do poço.
Vale pela riqueza de fatos históricos, motivo que me levará a ler o volume 2, mas peça sobretudo na análise das razões sobre o perigo e o mal do nacional socialismo