ntampinha 22/02/2018O segundo livro da série nos trás uma estrutura semelhante ao livro anterior, onde cada capitulo é dividido entre os pontos de vista (PDV) de Raquel e de Cristiano (não exatamente nessa ordem). Este volume me surpreendeu por dois motivos: 1º porque ele não carrega a "cina do segundo livro", que costuma ser sempre enfadonha e de qualidade inferior; e 2º porque os PDVs de Cristiano são muuuuito legais.
A escrita de Renata Martins melhora bastante neste livro. É possível notar que há bem menos repetições nos PDV dos personagens, quando acontece deles presenciarem a mesma cena, e isso é muito bom, significa que a autora evoluiu e começou a pegar o jeito da construção da narração dupla.
Os PDV's do Cristiano foram os melhores, em minha opinião. Depois de abandonar a seita no livro anterior, ele segue seu caminho sozinho, acreditando que conseguiria se livrar facilmente dOs Escolhidos e se manter unido a Raquel. Entretanto, com as forças malignas contra ele, seu mundo de facilidades começa a ruir e seu romance com a ovelha é colocado à prova, o que resultou em muitos acontecimentos legais.
Depois de uma investida por parte dOs Escolhidos, o antigo envolvimento de Cristiano com a seita satânica é revelada, chocando a todos e culminando nos eventos que tornaram os PDVs da Raquel bem interessantes. A autora criou alguns eventos especiais somente para ela e até que foram bacanas, mas tudo aconteceu rápido demais e por isso algumas partes ficaram meio forçadas... Tipo, Renata Martins teve uma ideia excelente para explorar com Raquel, no período em que ela está hospedada na casa dos tios, mas se atrapalhou um pouco na hora de desenvolver e acabou colocando algo que deveria durar meses para acontecer num período de tempo super curto. A opinião sobre isso varia de leitor para leitor, é claro, alguns amaram os eventos com a Raquel, mas eu, apesar de ter achado bacana, também achei que ficaram forçados e com lacunas. Porém, recomendo que leiam para tirar suas próprias conclusões, é o melhor a se fazer.
No mais, o ponto mais forte do livro pra mim, foi a conversão de Cristiano, que aconteceu devagar e não de uma hora para a outra. Foi muito emocionante, certamente a melhor parte da minha leitura, vindo para mostrar que, quando Deus quer, até o dragão pode ser transformado em ovelha!!!
O livro me trouxe algumas reflexões bem legais, que postarei aqui no blog em forma de devocional nos próximos dias, e é por causa disso recomendo a leitura deste segundo volume. Não indico por causa do romance, mas por causa dos ensinamentos implícitos na história e por causa das reflexões que podemos fazer através dela. No geral, este segundo volume trata sobre o perdão, cura e libertação, o poder da oração e sobre você não fugir, mas encarar os problemas de frente. Vale a pena ler!
>>> Pontos Positivos: (1) Os relatos de Cristiano porque são os mais emocionantes. (2) A entrega de Cristiano a Deus, de forma gradual e verdadeira, foi muito emocionante. (3) A escrita da autora melhora, comparado ao livro anterior.
>>> Pontos Negativos: (1) A edição que ganhei foi impressa em papel Offset (papel branco), reflete muito a luz e, para quem possui alguma problema de vista, dói os olhos durante a leitura. (2) Os momentos de Raquel morando com os tios não tiveram um bom desenvolvimento e algumas cenas ficaram meio forçadas.
site:
https://mundomeiaponta.blogspot.com.br/