DêlaMartins 08/12/2023
Cauby, narrador e personagem central, conta sua história, indo de um presente sem graça ao passado de seu tórrido romance com Lavínia, ex-prostituta casada com um pastor local, emocionalmente instável e tem um passado de traumas, de abandono. Cauby e Lavínia têm uma história intensa, nada romântica.
Tudo acontece numa cidade do interior do Pará, onde o garimpo carrega com ele violência, interesses de grandes corporações, prostituição. Os personagens secundários são caricatos, imprimindo em todos o reflexo do ambiente em que vivem.
Lavínia é inconstante. Algumas vezes é destemida, outras, acuada; às vezes é a esposa recatada do pastor, outras vezes, é a amante atirada de Cauby. Em alguns pontos, estereotipada demais pelo narrador, mas é assim que ele enxerga e ama essa mulher e, isso é bastante claro no livro. Uma relação intensa chamada de amor por Cauby, que encara todas as consequências desse romance até o final do livro.
Gostei da forma com que Marçal Aquino escreve e, gostei mais ainda de ter conhecido outro bom escritor brasileiro. Um bom livro.