spoiler visualizarCarla.Maciel 25/06/2023
Um se interessou pelo inferno do outro
Ouvi o audiolivro e assim que terminei recomecei, o livro é muito bem escrito ao longo da história conhecemos Lavínia e Cauby um fotografo uma garota que gosta de fotografia, os dois tem um romance muito bonito. Sexual aliás às cenas de sexo são bem escritas. São dois amantes no sentido de que se amam mesmo, entretanto ela é casada e fiel ao marido a sua maneira.
Lavínia lembra lascívia, como leitora fui me apaixonando pela personagem Cauby teve sorte, sofri pela perda das fotografias queria que elas fossem reais e não um elemento da história..
Ao longo do livro temos acesso a outro livro do professor chamberg, um tratado sobre o amor gostei muito das partes que citam esse texto fictício.
Conhecemos um amor que é a antítese do casal protagonista " os platônicos" o careca e a Marines.
O pano de fundo social é interessante apesar de mal explorado ( vejo como uma escolha narrativa é um romance ñ uma crítica social)
A maior crítica social para mim é o rufor da comunidade em destruir o pastor não aprovaria.
Ainda sobre Cauby e Lavínia a vida dos dois estava incompleta, ele tinha uma vida fácil demais ela tinha passado por coisa demais, gosto do fato de haver um realismo tocante na história pois o amor deles só causa mais problemas não sauva ninguém. Por isso penso que a frase " um se interessou pelo inferno do outro " cabe aqui também
Até o homem santo erra. Notei uma pequena exteriorização de minorias um negro é descrito como tento um pau grande, indígenas aparecem matando, o chinês sem comentários e a homossexualidade é quase sinônimo de pedofilia ou de gente não confiável, além daquestão das garotas de programa ser abordada de uma forma um tanto moralista. O livro é maravilhoso e levando em conta a mentalidade do narrador talvez não fosse verossímil se não fosse dessa forma a descrição desses pontos. É óbvio que o texto é para maiores de idade então o leitor pode abordar esses pontos como não realistas em 100% dos casos.