Elaine - @narealidadedasletras 01/07/2022" São várias as formas de amar. As verdadeiras são as que doem. Também vivo alheio nas frestas da realidade, como personagem".
Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios? é um livro que só pelo título chama-se bastante atenção, somando isso ao fato de ser um livro nacional e que o clube de leitura que faço parte escolheu para lermos em leitura conjunta.
Iniciei a leitura com expectativas altíssimas e foram atendidas com sucesso.
"O amor é sexualmente transmissível."
Acompanharemos um caso tórrido de amor, narrado em primeira pessoa, a voz protagonista é uma voz masculina; uma história contada a partir das lembranças do Caubi, um fotógrafo que morou por algum tempo numa cidade no interior do Pará e que atualmente voltou para SP e está morando em uma pensão. Os personagens secundários vão se misturando a narrativa do protagonista e um deles é Altino um senhor (apelidado de Careca) que conta sobre um amor que não conseguiu viver, esses dois casos vão se mesclando e nos levando a encarar as diversas facetas do amor.
Caubi conhece Lavínia quando vai a uma lojinha de fotografia e lá tem um retrato da moça. O único problema é que a doce mulher já é casada com o pastor da cidade. A construção da narrativa é lenta e eu demorei a me apegar à história, mas a grande sensação e apreensão de que tudo poderia dar errado é tão vigente e a tensão criada me deixou presa ao livro até o término.
Marçal constrói críticas muito inteligentes, o senso de justiça é por diversas vezes questionado, e enquanto leitora, me peguei inquieta e pensativa a respeito de questões que foram muito além do romance.
Todos os personagens são bem construídos, desde detalhes curiosos que vão do animal de estimação de Caubi, passando pelas duas personalidades da Lavínia. O passado da Lavinia me fez refletir quantas mulheres existem por aí e são negligenciadas. Todo esse contexto psicológico é amparado pelo pano de fundo da história, que tem a corrida do ouro que acontecia nos garimpos do norte.
O que traz uma dinâmica diferenciada a leitura, juntamente com todo o vocabulário que o faz ser um tanto diferente.
Um livro com um pouco mais de 200 páginas que tem um marco importante ao leitor pelo peso dos assuntos abordados que ao meu ver deveria ser uma leitura obrigatória.
Preciso deixar um lembrete importante, essa não é uma história que dá certo, desde o início somos alertados a respeito disso, o contexto e a grandeza da narrativa que nos prende para sabermos como tudo aconteceu,isso é um dos pontos altos da história, única ressalva é sobre a lentidão do início e o plot que não foi tão surpreendente, mas isso é questão de perspectiva, talvez para outros leitores seja, para mim só foi ok.
Antes que eu me esqueça tem uma adaptação que foi produzida em 2012, vale a pena conferir também.
.
.
Enfim, uma das reflexões que o livro traz é que nem tudo é o que imaginamos e muito menos oito ou oitenta, precisamos do meio termo.
??Para os gatilhos:p3d0fili@, tr@nst0rn0s psic0lógic0s, abus0s s3xu@is.