@thereader2408 18/05/2022As vezes o mais importante é ser valente...Valente é um cachorrinho fofo e atrapalhado, protagonista de uma série em quadrinhos feita pelo artista Vitor Cafaggi. O diferencial dessa HQ é que os personagens são animais antropomorfizados e cheios de personalidade. Será muito difícil você não se apaixonar por eles. As primeiras publicações de Valente aconteceram em 2010 e posteriormente no jornal "O Globo". Em 2011 a coletânea do doguinho apaixonado foi lançada de forma independente.
Em 2013 Vitor lançou o segundo volume "Valente para todas" e nesse mesmo ano essa publicação recebeu o Troféu HQ Mix, o terceiro volume também foi premiado no ano seguinte, ambos na categoria "melhor publicação de tiras". Os quadrinhos que compõe a coletânea do Valente são: Valente para sempre (independente, 2011; Panini, 2013, já resenhado aqui); Valente para todas (independente, 2012; Panini, 2013); Valente por opção (Panini, 2014); Valente para o que der e vier (Panini, 2016 ) Valente, para onde você foi? (Panini, 2017); Valente por você (Panini, 2020).
No terceiro volume da série, Valente por opção, vemos que Valente é muito mais que um adolescente apaixonado e vai ter que enfrentar algumas fases difíceis, que todos nós um dia já passamos por algo similar. O fofo cãozinho se formou no ensino médio, finalmente conseguiu uma namorada, perdeu a namorada, foi para faculdade, ficou dividido entre dois amores e precisou se adaptar a mudanças. Muitas mudanças.
Eu tenho uma teoria que muito do Valente vem do próprio Vitor, e de suas experiências pessoais, e isso dá muito certo. Com um personagem tão humano e próximo da nossa realidade é muito difícil não se envolver. E Valente por opção vai ser sobre fases, recomeços e novas possibilidades e por isso a gente se envolve e se identifica com muitas passagens da vida do Valente.
Nesse terceiro volume vemos como Valente terá que superar suas dores, seguir em frente, apesar de não ser tão fácil, e isso fica claro no traço sensível do Caffagi.
@thereader2408