Paulo Neto 08/10/2024
Para mim, esse é o livro que torna quem chegou até ele fã da franquia. Nesse, a série começa a abordar temas mais complexos e profundos, além de apresentar vários elementos interessantíssimos do mundo bruxo.
Confessou que eu considero o início do livro um pouco chatinho, começando aquele ano sem Harry poder fazer nada direito, e nos dando explicações pela metade, não se podendo fazer quase nada em Hogwarts. (não é culpa do livro, talvez seja só minha ansiedade de saber tudo logo).
O desenvolver do livro é bem bacana, pegando o leitor aos poucos e instigando-o a querer descobrir logo quem é o tal do Sirius Black. Além de nos introduzir Lupin, um personagem interessante e misterioso, e de nos colocar aquela pulga atrás da orelha do que é aquele tal de Sinistro e como a Hermione consegue assistir todas as aulas.
Para mim o ponto alto desse livro são os elementos mágicos desse universo que são apresentados, como os dementadores, uma explicação melhor do que é a prisão de Azkaban, os animagos, patronos, o vira-tempo e, o meu favorito, o Mapa do maroto.
A apresentação dos marotos e do passado dos pais de Harry e um pouco do de Snape, é algo maravilhoso, nos aprofundando mais nesses personagens. Além da questão da inocência de Sirius e a existência de um traidor.
Esse pra mim é o livro que começa a mostrar mais e mais o que é realmente o mundo bruxo e nos transporta pra essa realidade, nos mostrando elementos mais profundos e trabalhados desse universo, assim me conquistando e me dando aquela vontade a mais de ler (novamente) os próximos.