@garotadeleituras 20/06/2017
Entrou para a lista dos favoritos.
Harry Potter está prestes a iniciar o terceiro ano em Hogwarts, porém precisa sobreviver as torturantes férias na a casa dos Dursley, que tem como adicional a visita da Tia Guida, uma chata, irmã de Valter que não gosta de Harry, por acreditar que seu pai era um bêbado e sua mãe uma louca. O passatempo predileto de Guida é irritar Harry, que não consegue se controlar e acaba enfeitiçando-a, e, assustado, foge de casa.
Ao ser resgatado perambulando pelas ruas após a fuga, Harry é levado para o Caldeirão Furado e lá permanece o restante das férias, dividindo seus dias entre observar vitrines, tomar sorvete e ler seus livros. Tudo estaria bem, se não fosse a sensação agourenta que o persegue desde a noite da fuga: uma criatura assustadora, como se fosse um grande cachorro preto que o espreita. . Paralelo aos acontecimentos domésticos, um preso perigoso foge de Askaban. O que se sabe sobre Sirius Black é que ele foi um seguidor de Voldemort, escapou de uma prisão até então à prova de fugas, e tudo indica que ele está atrás de Harry. Ao partir para Hogwarts, o garoto fica frente a frente com os Dementadores, os guardas de Askaban que se alimentam da felicidade e bons pensamentos, sugando a energia vital das pessoas próximas. Harry descobre ser extremamente afetado pela presença desses guardas, pois os mesmos o fazem ouvir as vozes dos seus pais no dia do fatídico episódio da morte dos mesmos. Preocupado com sua fragilidade, Harry procura o professor Lupin para descobrir como enfrentá-los, surge aí o patrono, um novo conceito em magia para os leitores.
Harry Potter começa a descobrir muitas coisas de seu passado: sobre o circulo de amigos de seus pais e os seguidores de Voldemort. Além disso, no terceiro livro da série somos apresentados às novas descobertas sobre o mundo mágico de Hogwarts, a estranha professora que prevê que alguém morrerá, e um justo será condenado. Hermione continua louca com seus livros. Ah, não podemos esquecer, de Bichento e sua encrenca com o animal de estimação de Rony, o Perebas, que afinal não é um simples rato. Mione também tem lá seus problemas de amizade com os dois amigos e esconde o mistério sobre como administrar seu tempo cursando todas as disciplinas disponíveis do período. Hagrid é convertido em professor de Trato das criaturas mágicas e enfrenta um grande problema para livrar o pescoço de Bicuço, um Hipogrifo que feriu Malfoy na primeira aula. E o que falar da final de Quadribol desse ano? Haja coração!!!
De todos os livros da série lidos até agora, o terceiro entrou para a lista dos melhores. Aqui acompanhamos aventura, assim como os anteriores, mas também um Harry Potter mais introspectivo sobre a perda dos pais. A forma como os acontecimentos são colocados prendem a leitura, que quando terminamos a última linha a sensação é que ainda estamos correndo junto com o trio para resolver algum problema. Descobrir os segredos sobre Sirius, a origem do mapa maroto e as visitas secretas a fantástica vila bruxa de Hogsmeade, a presença do vira-tempo, acompanhar as brigas de Rony e Mione... A resolução dos mistérios é sensacional, como não se apaixonar? Nesse universo mágico, fica a lição que nada é o que parece; nunca confie totalmente numa estória sem escutar os dois lados do relato. Sensacional!
" -Você acha que os mortos que amamos realmente nos deixam? Você acha que não nos lembramos deles ainda mais claramente em momentos de grandes dificuldades? O seu pai vive em você, Harry, e se revela mais claramente quando você precisa dele.(p.313)"