Marlonbsan 26/09/2023
Harry Potter e a Ordem da Fênix
Aos 15 anos, muitas coisas mudaram na vida de Harry, outras permanecem inalteradas, como o caso de sua relação com os Dursley. Mas agora passa pela crise da idade e com as frustrações que ela traz. Ainda mais por conta das mudanças ocorridas em Hogwarts.
O livro é narrado em terceira pessoa, a linguagem é simples e fluida, porém, a letra é um pouco pequena, o que torna mais lenta a passagem de páginas.
O início do livro tem um peso a mais, por isso acaba sendo mais denso, já que demora bastante até Harry sair da Rua dos Alfeneiros e chegar à escola, onde a dinâmica dos acontecimentos é maior. Achei interessante também o comportamento de Harry, já que mostra algumas características que o torna mais humano, assim como Rony e Hermione já haviam apresentado anteriormente. Com o passar do livro vamos entendo mais e o livro consegue trazer bastante essa imersão. Porém, chega um momento que isso se torna um pouco cansativo.
Acho que a construção dos personagens nesse livro traz os acontecimentos que mais causam indignação, até agora, já que, além de Snape, Malfoy e Dolores sempre aparecem com palavras e comportamentos que geram atrito e o sentimento de injustiça fica aflorado.
Mas, mesmo com esses personagens, a dinâmica em Hogwarts é muito boa, já que sempre acontece algo para deixar a leitura interessante, os jornais, a Armada Dumbledore e muitos dos pequenos detalhes que eu não recordava e se encaixam muito bem na narrativa.
Porém, um ponto que, mesmo com a explicação final de Dumbledore, me incomodou foi a falta de diálogo geral na condução da história, isso teria resolvido várias situações. Não precisava ter todas as explicações, apenas ser mais claro sobre um ou outro ponto já atenuaria sentimentos e, com certeza, não teria o final que teve.