Paisagem Antiga

Paisagem Antiga Alcinéa Cavalcante




Resenhas - Paisagem Antiga


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Grace @arteaoseuredor 04/04/2021

?Paisagem Antiga, de Alcinéa Cavalcante.
.
?Alcinéa Cavalcante nasceu em 19 de fevereiro de 1956 em Macapá, no Amapá, onde vive até hoje. Filha do poeta Alcy Araújo Cavalcante com a professora Delzuite Cavalcante, começou a escrever aos 10 anos de idade. Aos 11 anos seus poemas já eram publicados em jornais e revistas do Amapá. Alcinéa Cavalcante é jornalista, professora, poeta e escritora.
.
?Um livrinho muito gostoso de ler, dividido em duas partes, a primeira com poemas e a segunda com crônicas, que são chamadas pela escritora de cronipoemas. Gostei muito da forma como ela escreve, tudo bem regional, fala do povo Tucuju, das comidas, dos sons e cheiros, da infância, nos sentimos dentro do livro, descobrindo um pouco do Norte. Um livro curtinho, que fica com gosto de quero mais.
.
??Medo
Ah, tia Biló,
me ensina a prender
um raio de sol
num laço de fita
porque hoje eu preciso fazer o meu dia maior. Bem maior que o Amazonas
maior que a tua grandeza. A verdade, tia Biló,
é que eu não quero
que a noite chegue.
A noite me traz ausências.?
.
??De noite eu vigio estrelas. Me embriago de amor e luar. Passeio com Hemingway em Paris. Visito os becos de Goiás com Cora Coralina. E com Quintana tento descobrir o que é que os grilos passam a noite inteirinha fritando.?
.
??Hoje é dia de reunir a família no tradicional almoço do Círio de Nazaré. Já está quase tudo pronto. Alcilene fez a maniçoba, eu estou fazendo o pato no tucupi. O cheiro do tucupi com chicória toma conta da minha casa e me dá água na boca...?
comentários(0)comente



R...... 27/11/2013

Belo livro, com poemas e crônicas sobre coisas simples da vida. Gostei das crônicas "Uma casa coberta de flores" (conheço a casa referenciada e também já fotografei) e "Mãe, tô com saudade de ti". Destaque também ao poema "Vem comigo". Textos singelos, emotivos e bonitos.
comentários(0)comente



><'',º> 21/03/2018

'Paisagem Antiga' reúne poemas e crônicas, recheados de cores, sabores, ternura, estrelas, lirismo. Das crônicas - também chamadas de 'cronipoemas'- devem surgir imagens plenas de ternura, onde há a junção dos estilos jornalístico e poético.

Fonte: Google Books
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3