Tháh Martins 05/01/2018
Renascimento...
Primeiro romance de Michael Blake - que devido ao sucesso, originou ao filme de mesmo nome, com Kevin Costner, e premiado com um Oscar - Dança com Lobos, fala sobre a jornada do Tenente John J. Dunbar, ao qual foi designado ao forte Sedgewick, lugar onde sem saber seria sua renovação.
Nas primeiras linhas do livro, achei que a narrativa ia se desenrolar em guerras e conflitos civis, típico de Tenentes e fortes... Mas me surpreendi, com o decorrer da leitura e vi totalmente envolvida. Dança com Lobos fala sobre a solidão e a luta interna pelo reconhecimento do que realmente é ser sentir vivo e de se lutar por algo.
O isolamento a que o Tenente Dunbar é condenado após a Guerra Civil, destacado para um posto próximo aos índios e longe dos brancos, lhe oferece a oportunidade rara de ver a vida de outra perspectiva.
Nesta sua procura, ele acaba se envolvendo em uma relação com os índios Comanches. Convívio que se torna a chave para sua nova vida, não como Tenente John J. Dunbar, mas como seu novo batismo Dança com Lobos. A convivência e o cotidiano deste novo povo, fazem com que Dança abandone seu passado e se torne um índio comanche, vendo com outros olhos o que antes fazia sem um sentido e um objetivo, apenas por cumprir ordens. Agora fazia parte de algo maior, e despido de seu uniforme, ele se entrega de corpo e alma a essa nova jornada.... A vida.