paulapslva 01/08/2024
"Carvalho e ferro, guardem-me bem, senão estou morto e no inferno também."
'O Cavaleiro dos Sete Reinos', escrito por George R. R. Martin, é mais um livro ambientado no universo da saga 'As Crônicas de Gelo e Fogo', que se passa aproximadamente noventa anos antes de 'A Guerra dos Tronos'. A obra é composta por três contos, sendo eles 'O Cavaleiro Andante', 'A Espada Juramentada' e 'O Cavaleiro Misterioso'.
Os três contos foram publicados separadamente, mas chegaram no Brasil juntos. Neles conhecemos Dunk, ou melhor, Sor Duncan, O Alto. Dunk era escudeiro de um velho cavaleiro andante, Sor Arlan de Centarbor, que acabou adoecendo no meio de sua jornada e faleceu, deixando Dunk sozinho. Como cresceu aos cuidados do velho, e determinado em seguir seus passos, Dunk decidiu se tornar um cavaleiro assim como seu antigo mestre. Apesar de não ter sido transformado em cavaleiro pelas palavras e espada de outro cavaleiro, Dunk toma esse posto da melhor maneira possível, e se torna um cavaleiro andante.
A caminho da Campina de Vaufreixo, Dunk encontra um garoto peculiar, e careca, que deseja se tornar um escudeiro. Eles acabam de desencontrando, mas se encontram novamente no torneio de Vaufreixo, onde por live espontânea pressão, Egg, o menino careca, convence Duncan a deixá-lo acompanhar em suas andanças. Eles passam por várias aventuras e perigos juntos, principalmente depois da verdadeira identidade de Egg ser revelada, onde descobrimos que ele é o Príncipe Aegon, filho do Príncipe Maekar, sobrinho do Príncipe e Mão do Rei, Baelor, e neto do Rei Daeron. Apesar de ser do sangue do Dragão, Duncan sempre fez questão de educar e passar todo seu conhecimento para Egg, principalmente a humildade, e passou a tratá-lo e considerá-lo como um irmão mais novo.
Os personagens são incríveis e os contos são maravilhosos. Mesmo sendo do universo de 'As Crônicas de Gelo e Fogo', essas histórias possuem uma essência completamente diferente, e em um sentido bom. Não estamos acompanhando um jogo pelo Trono de Ferro, mas sim outros conflitos e cotidianos igualmente importantes, mas sem aquela energia pesada. Duncan é o primeiro cavaleiro de verdade, e sua honra e a justiça vem acima de tudo, o que eu acho lindo. Egg é um escudeiro com a língua afiada, que o coloca e também o salva de encrencas, e ele dá forças para Dunk nos momentos em que ele mais precisa. O livro é repleto de detalhes sobre o universo, as casas que já conhecemos, sobre a linhagem Targaryen e muito mais. Acho incrível como os sonhos dos Targaryen são elementos presentes nos três contos e de extrema importância.
Tive interesse em ler esses contos por causa da série que será lançada ano que vem e fui surpreendida positivamente, o que eu já esperava pois George nunca decepciona na sua escrita. Já me apaixonei por essa dupla inseparável e espero que eles não sejam esquecidos, pois necessito de mais contos sobre os dois imediatamente.