Danniki 05/05/2018
A aceitação em si é o melhor caminho
Após 10 anos da última vez que li um livo do autor Augusto Cury, "O Vendedor de Sonhos", finalmente decidi ler "Você é insubstituível".
"Nos primeiros meses, você não sabia falar uma palavra, mas todos queriam falar com você. Mas, quando aprendeu a falar e precisava que alguém o ouvisse, quase todos se calaram. Sem o diálogo, nossas histórias não se cruzam, ficamos ilhados em nossas emoções. Mas, infelizmente, o diálogo é uma ferramenta que está morrendo nas sociedades modernas. Que mundo estranho. Seja autor e não vítima de sua história.". Página 57.
Sinceramente no ano passado o meu coordenador me incentivou a ler uns livros que ele listou para mim e eu só comecei a ler um dos livros, “O poder do hábito” de Charles Duhigg, há umas semanas e ainda não terminei, no entanto, amando! Outro livro que eu decidi ler foi 'Fábrica de Líderes' de Acacio Queiroz, que me inspirou muito, que faz parte da tal lista.
Com o incentivo do meu colega e com a leitura concluída do livro mencionado anterior, comecei a sentir uma coisa dentro de mim, pois após concluir a leitura e refletir muito surgiu um treinamento ofertado pela empresa que eu trabalho que fala sobre influência. O palestrante Anderson (esqueci o sobrenome!) foi um excelente narrador, principalmente sobre autoestima, a qual eu não tenho, pois eu tiro sarro de mim, me desvalorizo para caramba!
"Talvez você esteja tão ocupado que nem ache tempo para dialogar consigo mesmo. É provável que cuide de todo mundo, mas tenha se esquecido de você. Talvez seja bom fazer um 'stop introspectivo': pare e repense seriamente o que você tem feito com sua vida. Será que você não se abandonou?". Página 88.
E no outro dia eu estava passando numa livraria e vi esse livro “Você é insubstituível”. O título, a capa e o nome do autor me chamaram atenção. Mas só comprei hoje, 02/05/2018, e terminei logo em seguida de tão bom que é! Uma autoajuda diferente, não é o que você deve fazer em tal situação, mas Augusto consegue escrever uma pequena história conversando com você, você lê e sente cada palavra batendo o seu cérebro e o seu coração.
Tudo que ele escreve é isso, fala de mim! Mas há duas partes que me chamaram atenção, a parte de sofrer antecipadamente, viver problemas que ainda não ocorreram e que talvez nem ocorram e a outra parte da síndrome do pensamento acelerado (SPA). São as duas partes que falam especificamente para mim, eu sofro de distúrbio de ansiedade e isso me afeta no dia a dia.
"Diante disso, só lhe resta fazer uma coisa: amar a vida e ter coragem para vivê-la, mesmo que em alguns momentos você esteja cansado e transtornado. Nunca se esqueça de que o maior carrasco do homem é o próprio homem. Ninguém pode ferir mais você do que você mesmo. A vida é bela e delicada. Cuide carinhosamente dela.". Página 103.
De fato, vale a pena a leitura, o livro só tem 128, a sua medida é quase do tamanho de um celular e as escritas não dominam as páginas. É colorido e motivador!
Já estou planejando em comprar mais um livro dele titulado de “Ansiedade: Como enfrentar o mal do século”, que fala do SPA.
"Se você é um adulto, não aja por instinto como agiu no começo da vida. Aprenda a expor e não impor as suas ideias. Treine ser eficiente, lúcido e trabalhar em equipe. Mas não viva para trabalhar - trabalhe para viver. Faça coisas fora da sua agenda que promovam seu prazer de viver e sua tranquilidade. Que adianta você ser o rico do cemitério?". Página 106.