JGuSoul 19/09/2023
As Desvantagens de Ser Invisível
Bom, a escrita de H. G. Wells me surpreendeu. Ele com certeza evoluiu muito desde "A Máquina do Tempo". Desde o início, um perito em criar uma atmosfera envolvente, não é diferente nesse livro. No entanto, é muito mais fácil gostar (ou odiar) os personagens dessa vez. Basicamente, ele resolveu a principal falha, na minha opinião, de "A Máquina do Tempo".
Sobre o Griffin, adorei o personagem! Uma analogia estranha seria insinuar que presenciamos a transformação da Clarice Starling para o Dr. Hannibal Lecter. Eu sei, é exagerado, mas pense um pouco... personalidades parecidas com um nível de saúde diferente.
Ouvi algumas pessoas dizerem que esse é um terror, discordo um pouco, esse é um suspense, e dos clássicos. Ao menos para algumas pessoas, pode funcionar como terror, talvez também por influência do filme, mas para mim, ele funciona perfeitamente como um suspense com ficção científica.
Enfim, leitura recomendadíssima, mesmo que você não curta suspenses. Vai por mim, existe um motivo para esse livro ser um clássico (e não é só porque H. G. Wells é mais uma vez pioneiro com uma ideia inusitada em um ano distante).
PS (SPOILER): Arg... Esse final me deixou com um gostinho ruim na boca, não vou mentir. Infelizmente, já era o esperado. Preciso admitir que torcia, razoavelmente, para o Homem Invisível, no mínimo, se vingar do Kemp e do Marvel.
PS2: todos os filmes são péssimas adaptações.