HigorM 10/09/2022
"1001 LIVROS PARA LER ANTES DE MORRER": LIVRO 07
Tida como uma das maiores obras latinas, "Eneida", de Virgílio carrega célebres e importantes louros, inclusive, desbancando livros anteriores e mais famosos, como "Ilíada" e "Odisseia" em sérias e importantes listas de melhores livros da humanidade, o que é um pouco curioso, se não precipitado, quando se lembra que o próprio se apropria dos cantos de Homero para dar vida às suas próprias entonações.
É particularmente difícil, para ser sincero, encarar "Eneida" sem se desassociar de Homero; não porque Virgílio se beneficiou disso com a intenção de plagiá-lo, obter fama ou algo do tipo, afinal, o autor já era famoso quando da escrita de "Eneida", com suas famosas "Bucólicas" e "Geórgicas". A associação ao suposto autor das célebres "Ilíada" e "Odisseia" se deve, principalmente, por Virgílio buscar um personagem troiano, justamente apresentado em Ilíada, para contar seus atos heroicos e aventuras.
Antes de qualquer leitura, é importante frisar que "Eneida" foi, antes de tudo, uma encomenda: o imperador Augusto queria uma epopeia aos moldes dos poemas épicos de Homero, mas que enalteceriam a glória romana. Supostamente, o poema deveria se igualar ou superar os poemas gregos, além de, claro, cantar a grandeza de César, Roma, do Império e do seu poderio.
Logo, "Eneida" se trata de um poema, sim, com alto poder linguístico, artístico e poético, mas ainda assim uma propaganda política!
Pois bem: "Eneias" é um troiano que, ao fugir de Troia no fatídico dia de sua derrocada, envereda pelo Mar Mediterrâneo, até alcançar seu objetivo final, que é fundar Roma. Tal fundação não é por acaso, até porque ainda em Ilíada é narrado que Eneias seria fundador de grandes cidades, e os deuses reforçam tais profecias, então tratá-lo como protagonista seria totalmente palpável e questão de tempo.
Os doze cantos de "Eneida", então, se dividem em duas partes, o que faz com que tenha mais uma associação a Homero, retornando ao teor crítico e rivalizado em ambos: os seis primeiros cantos narram as viagens e problemas enfrentados no mar até chegar a Itália, lembrando "Odisseia", enquanto os seis cantos restante tratam de narrações sucessivas de guerra entre os troianos e os lácios, remetendo a "Ilíada".
Lembrando que, "Ilíada" não pretende contar toda a extensão da Guerra de Troia, prendendo-se a 51 dias do novo ano da guerra, que durou dez anos. "Odisseia", por sua vez, narra as aventuras de Odisseu, que, após a Guerra de Troia, levou cerca de dez anos para retornar a sua casa, em Ítaca. Por conta do hiato de tempo entre os dois livros, por exemplo, não há o relato integral do evento mais conhecido da guerra, que é o famoso cavalo de Troia. Há breves referências em "Odisseia", mas sua aparição concreta se dá, justamente, em "Eneida".
O que Virgílio faz, e com louvor, é amarrar as pontas de Eneias, um troiano em fuga, para o primeiro dos romanos, sem deixar, claro, de confrontar com os tantos mitos já existentes acerca da fundação de Roma, como o de Rômulo e Remo.
Como não poderia deixar de ser em tantos poemas da época, os deuses são personagens ativos no livro, principalmente Vênus/Afrodite, mãe de Eneias, Juno/Hera, rival de Eneias e Júpiter/Zeus, deus supremo que acompanha os desdobramentos de Eneias, afinal, as predileções e ódio dos deuses aos gregos e aos troianos ainda permanecem.
Sem afastá-los, mas colocando-os juntos, em pé de igualdade, "Eneida" deve ficar ao lado de "Ilíada" e "Odisseia" como as grandes epopeias da Antiguidade, afinal, Homero serviu de inspiração para Virgílio, e o próprio inspirou livros canônicos, sendo o mais famoso "A divina comédia", de Dante, tornando-o, inclusive, personagem de seu livro, mas não somente este, mas também "Orlando Furioso", "Paraíso Perdido" e "Os Lusíadas".
Este livro faz parte do projeto "1001 livros para ler antes de morrer", que está mesclado com "O livro da literatura" para eventuais alterações necessárias. Acompanhe os livros anteriores:
LIVRO 01 - A epopeia de Gilgamesh
LIVRO 02 - Ilíada
LIVRO 03 - Odisseia
LIVRO 04 - Fábulas de Esopo
LIVRO 05 - Teatro Grego
LIVRO 06 - Dao De Jing
site: https://projetoseleituras.blogspot.com/