R...... 23/04/2014
1º Trimestre de 2014
Lição 1: Importância da Hermenêutica (05/01/2014)
A interpretação da Bíblia é uma das questões mais importantes que os cristãos enfrentam hoje. Dela resulta o que cremos, como vivemos, como nos relacionamos e o que temos para oferecer ao mundo. A primeira lição mostra a importância de um estudo organizado para melhor entendimento, é o que propõem a Hermenêutica.
Lição 2: O estudo proveitoso da Bíblia (12/01/2014)
A aula de hoje representou uma valorização e incentivo ao estudo bíblico, algo imprescindível ao cristão.
Lição 3: A regra fundamental (19/01/2014)
A Bíblia é o livro sobre a revelação da comunhão de Deus com o homem, esse é o foco, e o contexto da própria Bíblia, do primeiro ao último livro deve ser sempre considerado. Isso costuma ser ignorado por muitos, quando se baseiam em versículos isolados, e acabam levados por todo vento de doutrinas.
Lição 4: A regra do sentido comum (26/01/2014).
Vimos hoje mais um pouco da hermenêutica bíblica com foco no sentido comum, ou seja, procurar conhecer a Bíblia com o cuidado de contextualizar as passagens. Há coisas expressas no modo usual da palavra (literal) e outras no sentido figurado. Tem que ter o cuidado de verificar isso, qual o sentido expresso no texto, denominado em nossa lição de sentido comum.
(OBS: A EBD foi hoje diferenciada, com uma novidade muito agradável e edificante. Foi realizada na casa de um irmão, também professor da EBD, que abriu as portas de sua residência para nossa escola e ofereceu também um abençoado almoço à igreja. Iniciativa pessoal em gratidão ao Senhor por esse patrimônio e benção recém-adquirido).
Lição 5: A regra do conjunto da frase (02/02/2014)
Fui só o caco hoje para a EBD, mas fui, havia dormido quase às 5h da manhã devido aniversário da minha sobrinha... mas mantive meu propósito de fidelidade à EBD, fui um dos primeiros a chegar com minha mãe. Meio zonzo, mas acompanhei... por 3 vezes a revista caiu de minhas mãos em apagões de segundos, mas ainda deu para aproveitar a lição. São muita parecidas este trimestre e na realidade apontam para o cuidado e zelo para o melhor aproveitamento na leitura e estudo bíblico pessoal. Nenhuma palavra pode ser isolada da frase, é o que vimos. Acredito que estamos seguindo o caminho dos cristãos de Beréia (Atos 17:11). Graças a Deus que oportuniza sua palavra a todos nós!
Lição 6: A regra do contexto (em 09/02/2014)
O contexto é o encadeamento das ideias de um escrito. O estudo requer a análise das frases em todas as suas circunstâncias, com um olhar geral sobre a Bíblia e até sobre a História. O melhor entendimento requer isso.
Lição 7: A regra do objetivo do livro (em 16/02/2014)
O objetivo do livro deve ser considerado também no estudo bíblico (quem escreveu, para quem, sob quais circunstâncias, algum contexto em especial...)
Lição 8: A regra das passagens paralelas (em 23/02/2014)
Fazem referências a outra, que guardam entre si alguma relação. Um exemplo de aplicação disso foi a tentação de Jesus nos 40 dias de jejum. Ele refutou algo que estava na Bíblia sendo aplicado em um direcionamento diferente da mensagem original. A Bíblia é um todo que se complementa.
Lição 9: A verdadeira doutrina bíblica (em 02/03/2014)
A melhor interpretação bíblica será sempre a prática da vontade de Deus.
Lição 10: A linguagem bíblica figurada (em 09/03/2014)
Há passagens bíblicas expressas como parábolas, alegorias, tipos, símbolos e provérbios. Essa lição procurou apresentar uma definição e exemplos delas.
Lição 11: Outras abordagens bíblicas (em 16/03/2014)
O estudo enfatizou a questão espiritual no estudo bíblico.
Lição 12: O estudo devocional da Palavra (23/03/2014)
Um complemento à, lição anterior, a leitura buscando entendimento para a prática na vida cristã.
Lição 13: Aplicação do estudo da Palavra (em 30/03/2014)
A aplicação da Palavra é que gera a fé de que o crente precisa para ser mais do que vencedor e viver em santificação, sem a qual, ninguém verá o Senhor.
E assim encerramos mais um trimestre na EBD, com a Hermenêutica em foco. Penso que algumas lições foram um pouco repetidas em seus princípios, mas foi tudo muito edificante.
Esse dia foi, invariavelmente, um dia de bênçãos, pois encerramos com um almoço na casa do professor da minha classe. A igreja compareceu em peso e foi uma comunhão muito edificante. Destaque para a presença do pastor Celestino, veterano nos visitando vindo de MS por ocasião da Festa dos Obreiros em minha congregação. Fiquei maravilhado com a simplicidade de seu testemunho, algo emocionante e de entusiasmar a fé. Um homem com muitas coisas a serem observadas.
Deus abençoe a todos nós para que apresentemos fruto espiritual e a prática da Hermenêutica seja uma constante em nossa vida!!!
Continua em
site: http://www.skoob.com.br/livro/385410