Recado a Adolf, Volume 1

Recado a Adolf, Volume 1 Osamu Tezuka




Resenhas - Message to Adolf - Volume 1


62 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Sueli Yano Suga 25/02/2021

Fluidez e perfeição
Um mangá tão grosso muitas vezes assusta, mas a leitura desse mangá nós prende tanto e é tão fluida que logo terminamos!
Perfeito!
Li Mais, Marcha para a Morte e Recado a Adolf. Ainda quero ler Berlim, mas posso dizer que essas 3 leituras são muito complementares e ajudam e ver diferentes perspectivas da segunda guerra.

Definitivamente Recado a Adolf é uma das melhores leituras que já fiz. Recomendo muito!
comentários(0)comente



T.N.T.Rock 07/02/2021

Um recado para o mundo.
Uma das melhores obras sobre o período de segunda guerra já feito, o fato interessante é vê a evolução da guerra e pré guerra na sociedade japonesa, geralmente temos obras observando esse contexto na Europa ou até mesmo nos Estados Unidos, mas mesmo uma cultura tão distinta a praga do fascismo consumiu a sociedade e o poder político, mesmo que possamos observar em alguns pontos sobriedade em alguns personagens, mas que foi incapaz de frear a tragédia que se seguiu na história japonesa.
Mais precisamente o mangá vai relatar a historia de uma trinca de Adolfs, duas crianças uma filha de alemão com uma mãe japonesa, e outra judia alemã que vive no Japão, além é obvio do Adolf Hitler o Fuhrer alemão principal figura nazista, nesse primeiro volume a historia desses três personagens está direta e indiretamente ligada ao repórter Souhei Touge, que após a morte misteriosa de seu irmão na Alemanha começa a ser perseguido e descobre documentos que podem modificar o rumo da guerra e da historia mundial.
A história se passa num ritmo frenético não temos tempo de respirar, os dezesseis primeiros capítulos passam num instante, Osamu Tezuka faz um trabalho narrativo impressionante sem falar dos detalhes de sua arte que são soberbas, além disso ele consegue passar temas tão pesados e complexos com uma leveza e uma simplicidade que aproveitamos toda a história sem dificuldades.
A edição da editora Pipoca & nanquim é maravilhosa um ótimo trabalho gráfico revista com uma linda sobrecapa que dá um charme as edições, finalmente a tradução de Drick Sada que gerou bastante debate nas redes é fantástica, um tradutor tem três pontos importantes tentar manter a obra o mais fiel possível ao original e pelo visto ela conseguiu, utilizar de recursos “modernos” para a tradução não cair num texto datado e chato, e ter uma prosa bem trabalhada, agora é abrir o próximo volume e descobrir onde vai parar essa trama.
comentários(0)comente



Mancha! 29/01/2021

"Prolixo?"
29/01/2021

Fui com sede ao pote a esse grandioso trabalho de Tezuka, porém saí levemente decepcionado. Não li ainda o 2° volume, porém tenho menos esperança quanto à resolução.
 
O que pensei é que "Recado à Adolf" -- assim como "Ayako" -- iria se ater menos à aventura vazia, e focar mais nas questões/dilemas que a trama evoca. Mas o que se sente na maior parte do tempo, é um jogo de "gato e rato", uma busca constante a um "McGuffin" que, em um primeiro momento, pode envolver, mas pela enésima vez pode soar como "encheção de linguiça" para prolongar a história. 

Porém, embora o mangá me pareça ter esses desvios em demasiado, ainda sim possui trechos interessantes, como os que envolvem os 2 amigos de mesmo nome, e algumas contextualizações históricas quanto ao período de guerra. 

Pena que tudo isso logo é suplantado pela trama conspiratória envolvendo Souhei Touge, um protagonista que testa a paciência do leitor com várias atitudes questionáveis (ou falta delas): ele iria viver como mendigo até o fim da vida pra esconder um documento secreto que salvaria o mundo... num lixão?? Haha 

Acredito que o segundo volume irá amarrar tudo de forma eficaz, porém a impressão que fica é que talvez se pudesse concluir tudo em 1 volume só.

Mas espero estar errado.
;)
comentários(0)comente



Nenequest 26/01/2021

Cont...
Então o que tenho a dizer sem ter terminado o segundo volume...

Osamu Tezuka reafirmei que ele e o deus do manga, e que recado a Adolf e foda kkkkkkkkkk.

Continurei minha crítica após o segundo volume.
comentários(0)comente



Fco EC Arruda 16/01/2021

Osamu Tezuka se justifica por sua obra. A obra parte de uma teoria da conspiração para retratar os horrores do nazismo e a lavagem cerebral que é feita aos jovens alemães. Vale muito à pena.
comentários(0)comente



Evandro Luiz 14/01/2021

Edição incrível
Este é o primeiro mangá que compro pelo Pipoca e Nanquim e o primeiro que leio do Osamu Tezuka, estou impressionado pela qualidade dele, o acabamento é primoroso em cada detalhe.
A obra em si não é inédita no Brasil, porém já se encontra difícil encontrar a edição anterior e portanto é merecedora de uma nova versão caprichada.

A Obra do Tezuka é mundialmente conhecida pelos seus personagens carismáticos e capazes de nos ensinar sobre empatia com maestria. Essa obra ela é um pouco diferente sobre o que conhecemos, a mesma segue um linha política com narrativa em paralelo aos acontecimentos na Alemanha. A história principal começa nos apresentando três Adolf's, o primeiro já conhecemos, o segundo Adolf é filho de um Alemão com mãe Japonesa e o terceiro é um Judeu nascido na Alemanha.

Quanto a tradução de que tanto queixam; consta um quadro no mangá em que é falado uma das icônicas frases do nosso presidente, onde ele fala que possui histórico de atleta e que essa gripezinha (COVID-19) não irá derruba-lo.
Essa é a minha opinião:
Histórico de confiança, histórico de bom pagador, histórico de cachaceiro, histórico de drogado, histórico escolar, ..... são todos exemplos de históricos que são bem entendidos entre quem fala e quem ouve e nenhum desses precisou do presidente falar para que a gente entenda seu significado. Então porque histórico de atleta teria seu significado datado? Dizer que tem histórico com a prática do esporte de equitação é equivalente a dizer que tem histórico de atleta, visto que o foco do argumento não era a equitação em si, mas sim o esporte. Não vejo sentido para tanto ódio.
Para mim a adaptação ficou muito boa e parabenizo toda equipe editoria e méritos a tradutora Drik Saga por sua adaptação.

Agora imagine uma HQ sobre política que deixe tantas pessoas incomodadas por uma citação política.

Estou aplaudindo de pé.
comentários(0)comente



Almaden 05/01/2021

E precisa falar algo quando se trata do Tezuka? Mangá mais que necessário.
comentários(0)comente



NancYamada 05/01/2021

Uma brilhante obra de Tezuka
Esse mangá mostra os conflitos e as perseguições na segunda guerra. Só isso já o torna importante para a leitura. Apresenta um pouco da visão sobre o nazismo de dentro do Japão.
Os personagens são extremamente bem desenvolvidos. Adoro principalmente os arcos que envolvem os jovens Adolfs, suas vivências e transformações diante desse cenário.
Ainda me incomodo com um acontecimento envolvendo o jornalista no começo, o que me faz não simpatizar muito com o personagem em questão (aliás, passaram mel nele? único homem em todo o país?) mas seu arco também tem muita profundidade e é importante para os acontecimentos narrados nessa HQ.
Ansiosa para ler a continuação.
comentários(0)comente



Pedro Marques 10/12/2020

Fantástico!
Um clássico resgatado pela editora Pipoca & Nanquim!
Indicada para apreciadores de mangás sobre a Segunda Guerra Mundial.
comentários(0)comente



Renan Barcelos 05/12/2020

Uma resenhícula
Quando você pega pra ler uma obra como Recado a Adolf, fica bem claro porque Ozamu Tezuka é considerado o deus do mangá.

Tezuka é mais conhecido por suas obras infantis, como Astro Boy e Kimba, então chega a ser estranho ver um desenho do mangaká envolvendo várias saudações nazistas. No entanto esse nem mesmo é o primeiro mangá adulto do autor, que no caso, seria Ayako, lançado pela Editora Veneta.

Se em Ayako o mangaká já explora temas adultos e violentos, ainda que com seu traço marcadamente mais simples, em Recado a Adolf, lançado mais de dez anos depois, ele mostra que está sempre em constante evolução e entrega uma obra definitiva dentro de seu estilo e sua proposta. No mangá de 72, dava para ver que Tezuka estava explorando ainda esse novo nicho (que ele escreveu justamente para mostrar que quadrinhos não são coisa infantil), enquanto que em Adolf, fica muito claro que ele dominou essa nova forma de narrativa.

O mangá, que mostra três protagonistas, um jornalista japonês investigando a morte do irmão nas mãos do partido nazista, um jovem chamado Adolf filho de um diplomata alemão e uma japonesa, e outro jovem chamado Adolf, filho de pais judeus, consegue trabalhar uma quantidade grande de conteúdos sensíveis e ainda assim entregar uma ótima história. Enquanto a trama de do jornalista Touge mostra um perfeito thriller de espionagem, bem alá uma criação de Robert Ludlum (criador de Jason Bourne), o lado dos garotos mostra uma trama de "coming of age", com as diferenças ideológicas e influência das respectivas culturas sempre tendo um papel importante no crescimento dos rapazes e em sua improvável amizade.

Embora estejam separados em boa parte da história, com Touge viajando em suas investigações e conflito com a S.S., um dos Adolfs indo estudar na escola de oficiais do Partido Nazista e o outro permanecendo em sua cidadezinha no Japão, uma série de documentos os une. Documentos que comprovariam a identidade de Adolf Hitler como descendentes de Judeus, material com poder de alterar os rumos da Guerra.

É uma história fenomenal. E se em Ayako às vezes o estilo da arte de Tezuka parecia destoar demais da trama, isso não acontece tanto em Recado a Adolf, que apesar de ser marcadamente os traços do autor, consegue ter muito mais sinergia com os acontecimentos.

É um mangá excelente, que mostra uma passagem de vários anos em meio ao início da segunda guerra mundial. E a edição do Pipoca e Nankin está muito legal.

Pra quem gosta de HQs, e, principalmente, de obras como Maus, Persépolis, e Gen Pés Descalços, é uma obra imperdível de um dos maiores autores de quadrinhos do Japão.

**Abaixo, link pro video do canal, onde fiz mais comentários. Se achar interessante, se inscreve lá :)**


site: https://www.youtube.com/watch?v=ozb4Pn0-zLc
comentários(0)comente



Henrique.Alves 03/12/2020

Fantástico
Não é atoa que Osamu Tezuka é conhecido como "deus do mangá " a arte é belíssima, a trama, envolvente e bem amarrada. Sem esconder os horrores do período da 2° guerra e com um forte teor histórico. Vale a pena cada uma das quase 600 páginas.
Ansioso pela continuação
comentários(0)comente



Lucas.Alves 17/11/2020

Como tudo que é do Tesuka é bom
Como o próprio título da resenha diz é um ótimo quadrinho. Uma história cheia de mistérios, ação e porque bao comédia? Uma história fictícia que aborta momentos reais da segunda guerra mundial muito bem contada e incrivelmente bem desenhada. Porém até então eu ainda prefiro Ayako. O que não diminuí em nada o quão incrível essa obra é
comentários(0)comente



Jonas (@castelodepaginas) 01/11/2020

Recado a Adolf
Um mangá único, é complicado usar o termo leitura obrigatória, pois cada pessoa lê o que quiser, mas com certeza esta obra deveria ser apreciada por qualquer leitor. Osamu Tezuka se mostra genial novamente nesta incrível história que vai te prender do inicio ao fim. O mangá se trata da história de três personagens chamados Adolf, dois meninos, sendo que um deles é judeu e o outro é filho de um oficial do partido nazista (impossível não associar com o livro "O menino do pijama ilustrado"). O terceiro personagem é o próprio Adolf Hitler. Nosso protagonista desta história se chama Souhei Touge, um jornalista que se atrasa ao encontro com o seu irmão e quando chega ao apartamento encontra o local totalmente revirado e ao olhar pela janela vê que seu irmão foi morto e arremessado, com o corpo jazido em uma árvore.

PARA CONTINUAR LER ACESSE MEU BLOG LINK ABAIXO ...

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/11/recado-adolf-volume-01.html

Geublu 03/11/2020minha estante
Estou muito a fim de ler


Alisss. 20/11/2020minha estante
Quero muito ler esse mangá


Bea 19/12/2020minha estante
Parece muito interessante


Gabi 23/12/2020minha estante
Este eu fiquei curiosa pra ler.




Giordano.Sereno 30/10/2020

Melhor mangá do ano...
Estava com saudades de ler um quadrinho assim perfeito, que quando termina, deixa um gostinho de quero mais. Adoro esse estilo de livro que mistura ficção com acontecimentos históricos reais.
A história é excelente e prende o leitor até o final. O autor reconstrói muito bem o cenário dos anos que antecedem a segunda guerra mundial. As mais de 600 páginas passam sem você nem perceber. A arte é excelente. Bem realista, do estilo que gosto. O mestre Tezuka diferencia muito bem os personagens. Enfim, perfeito.
Aguardo ansioso pelo volume 2.
comentários(0)comente



Gitek 28/10/2020

Uma obra incrível
Um mangá denso, com muitas questões delicadas, que tem no centro de sua história um período pesado e cheio de injustiças.
A narrativa é ótima, o mangá tem um ritmo de leitura muito bom, a arte é incrível e os personagens são muito bem desenvolvidos. Mal posso esperar para ler a segunda edição.
Ignore os comentários negativos feitos por pessoas que não chegaram nem perto do mangá e polemizaram em cima de um balão, na minha opinião esse mangá é um dos melhores lançamentos desse ano!!
comentários(0)comente



62 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR