Leila de Carvalho e Gonçalves 24/07/2018
Boa Seleção De Contos
Ana Paula Maia é uma jovem escritora carioca que comprova seu talento como contista através dessa pequena seleção de textos.
Infelizmente, a edição não está a altura do material apresentado. Precisa de revisão: não está adaptada à nova Reforma Ortográfica e o índice ativo está com problemas, dificultando o acesso as obras.
Segue a relação:
"Esporos": Um conto curto e repleto de simbolismos. Aqui, uma manicure passa cuticulando e esmaltando a vida, até que um ramalhete de flores bate na sua porta, para coroar seu destino.
"Javalis no Quintal": O filho de um emérito caçador precisa honrar a memória do pai, matando sua primeira presa. Tenso e violento, fica prejudicado no ultimo parágrafo pelo didatismo da autora. A força da história transcende a qualquer interpretação moral.
"Desmedido Roger": O ponto alto da narrativa é a bela construção do protagonista, afinal, "conhece-se um homem pelos calos nas mãos ou as feridas no estômago." Por breves minutos, o leitor acompanha Roger em sua rotina interrompida. Um homem que não tem meios nem medidas" como afirma seu chefe que por sinal, acaba de demiti-lo.
"O Fosso": Um conto inédito feito para uma antologia, "Todas as Guerras". Seu cenário é a Guerra do Vietnã e trata-se de meu preferido. Apresenta a missão de uma espécie de serial killer divino e Ana Paula passa ilesa pelo desafio de narrar um episódio distante no tempo e espaço de nossa realidade sem em nenhum momento seu texto soar como um filme mal dublado. Deixo meus aplausos!
Três estrelas, por conta dos problemas de edição.