Cristiane.Brasil 08/03/2023
Uma Breve História do Tempo
A curiosidade é uma das qualidades essenciais do ser humano, e duas questões - de onde viemos e como chegamos aqui? - continuam a instigar a insaciável consciência humana. Hoje, quando consideramos nosso lugar no universo, o cosmos continua sendo a fronteira suprema da humanidade a se maravilhar com suas origens.
Em 1988, Hawking confirmou seu lugar como o mais brilhante cientista britânico de sua geração com a publicação de Uma Breve História do Tempo, um relato sucinto, divertido e brilhantemente lúcido de nossa relação com o universo. Além de revisar todas as grandes teorias do cosmos, de Galileu e Newton a Einstein, Hawking, que já era conhecido por seus trabalhos sobre buracos negros, aproveitou para explorar e divulgar algumas das ideias contemporâneas mais especulativas sobre o espaço e tempo.
Dedicou os capítulos finais a ?buracos de minhoca?, ?galáxias espirais? e, talvez o mais controverso de todos, ?teoria das supercordas?, em uma narrativa complexa que também foi um esboço do objetivo de Hawking de uma teoria da física ?completa, consistente e unificada?.
Era sua ambição, facilitar ?a discussão da questão de por que nós e o universo existimos. Se encontrarmos a resposta para isso, seria o triunfo final da razão humana ? pois então conheceríamos a mente de Deus.?
Ao longo dos séculos, Aristóteles, Copérnico, Galileu, Newton, Einstein e tantos outros, muitas vezes com grande custo pessoal, mudaram nossa compreensão do universo. Os próprios cálculos de Hawking sobre as vendas de seus livros sugerem que Uma Breve História do Tempo terá influenciado as mentes de uma geração como poucos outros títulos contemporâneos terão feito.
Desde a página inicial, em que repete a história apócrifa da velhinha que disse a Bertrand Russell que ?o mundo é realmente um lugar plano apoiado nas costas de uma tartaruga gigante?, a intenção de Hawking é instruir e entreter. Ele conta, com ironia, que quando Russell disse ter respondido, com um sorriso malicioso, ?No que a tartaruga está pisando??, a velha senhora respondeu, ?Você é muito esperto, meu jovem, muito esperto. Mas são tartarugas o tempo todo.? Claramente, Hawking pode apreciar as ironias implícitas no lado especulativo da física quântica.
Na verdade, o que se segue não é fantasioso, mas obstinado, um relato dirigido ao leigo, da compreensão de Hawking sobre o espaço e o tempo, o universo em expansão, o princípio da incerteza, a física de partículas, buracos negros, buracos de minhoca, viagem no tempo, as origens e o destino do universo.
A própria vida de Hawking e sua luta heróica com os efeitos debilitantes da doença neuronal motora (ou esclerose lateral amiotrófica) se entrelaçaram na resposta do mundo a Uma Breve História do Tempo, como se seu sofrimento tivesse de alguma forma aguçado sua percepção do cosmos e seus mistérios. A natureza oracular de suas declarações e a notável coragem com que ele desafiou todas as previsões de sua iminente mortalidade imbuíram algumas de suas teorias com um status quase místico.
A leitura mais superficial de Uma Breve História do Tempo lembrará a seus leitores que não há nada vago ou não testado sobre a inteligência por trás desse clássico contemporâneo.
?O objetivo final da ciência é fornecer uma teoria única que descreva todo o universo.?
?Devemos aceitar que o tempo não é completamente separado nem independente do espaço, mas se combina com ele para formar um objeto chamado espaço-tempo.?
?NOSSO MUNDO É um lugar desconcertante. Queremos extrair um sentido do que vemos à nossa volta e perguntar: qual é a natureza do universo? Qual é nosso lugar nele e de onde ele e nós viemos? Por que ele é do jeito que é??