Taís 15/09/2021
?RESENHA DE UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO
Este livro é narrado em primeira pessoa, na visão do autor Stephen Hawking, e a linguagem utilizada em toda obra é simples e de fácil compreensão, havendo apenas poucas exceções de novos conceitos por se tratar de um livro do gênero científico.
?O desejo profundo da humanidade pelo conhecimento é justificativa suficiente para nossa busca contínua.?
No livro Uma Breve História do Tempo, Stephen Hawking busca a solução para alguns dos questionamentos mais profundos que estão presentes na humanidade desde o início da nossa civilização. ?Qual a origem do universo? Ele é finito? Houve um começo e haverá um fim? É possível viajar no tempo??
As respostas para cada um dos questionamentos iniciais são muito bem apresentadas e explanadas pelo autor durante esta obra, mas em síntese; acredita-se que nosso universo tenha se originado após a explosão do Big Bang, que ele seja finito, que haverá um fim (chamado de Big Crunch) e que é muito plausível a possibilidade de viajarmos no tempo (apenas nos falta a tecnologia para isto).
?Um universo em expansão não impede que haja um criador, mas impõe limites sobre quando esse trabalho pode ter sido executado.?
A conclusão deste livro sugere que para possuirmos o entendimento completo do funcionamento do universo, é necessário que haja uma equação que integre todas as leis da física. Merece destaque o fato de que tal equação estava sendo desenvolvida por Stephen Hawking, porém ele partiu antes de conseguir finalizá-la.
Este livro possui classificação indicativa livre para todos os públicos, porém como é uma leitura do gênero científico, os leitores restringem-se quase totalmente a duas bolhas; cientistas, ou meros curiosos (em ambas as bolhas, a faixa etária corresponde a jovens-adultos).
Stephen William Hawking foi um físico teórico e cosmólogo britânico, reconhecido internacionalmente por sua contribuição à ciência, sendo um dos mais renomados cientistas do século. Ele partiu em 14 de março de 2018.