sueli 31/08/2012Clássicos do Sobrenatural Sinopse
Contos de diversos autores do século XIX prefaciados, selecionados e traduzidos por Enid Abreu Dobránszky. Estamos sós. Uma poltrona confortável, um abajur à meia-luz - melhor ainda: luz de vela -, lá fora a noite - de preferência chuvosa. Eis o cenário perfeito para ler histórias do sobrenatural. Daquelas que nos fazem, involuntariamente, desviar da página os olhos e perscrutar os cantos da sala envoltos em sombras suspeitas, momentos dos quais geralmente nos recobramos, tomados de uma súbita vergonha de nossa sensibilidade exacerbada pela imaginação.
Gostei muito deste livro. A capa é muito bonita e seu desenho chama a atenção. Não gostei do tamanho da letra, cansa um pouco a visão.
Os contos que compõem esta coletânea foram selecionados dentre os mais populares, incluídos alguns pouco conhecidos do público brasileiro, como Joseph Sheridan Le Fanu, M.R. James e W.W. Jacobs. O livro é composto por 15 contos. Os que mais me chamaram atenção foram:
Assombrações narra a história de um homem que tem curiosidade me conhecer uma casa mal assombrada. Encontra um amigo que lhe diz ter ficado algumas horas em uma casa assim e lhe dá o endereço do dono da casa que diz que a mesma está a sua disposição, pelo tempo, que ele desejar. Afirma que alugá-la está fora de questão e que ele prestará um favor, se puder descobrir a causa dos estranhos fenômenos. História interessante, mas não causou medo nem mal estar.
O Quarto Vermelho, outro conto em que a descrença em fantasmas leva um homem a uma experiência assustadora.
A pior de todas as coisas que assombram o pobre mortal, disse eu; e ela é, pura e simplesmente, o Medo! O medo de que não haja luz nem som, o que não se harmoniza com a razão, isso ensurdece, deprime e subjuga. Ele seguiu-me pelo corredor, lutou contra mim no quarto...
A Pata do Macaco
Conta a história da família White, que por curiosidade pede a um conhecido um estranho amuleto, que supostamente realiza desejos. Sem saber se acreditava ou não o Sr. White,faz um pedido à pata. A partir daí, ocorre uma série de estranhos acontecimentos. Isso me fez recordar um ditado: Cuidado com o que pedes em oração!
Depois (Edith Wharton), li este conto em outro livro e repasso a resenha, por ser um ótimo conto.
Um casal muito romântico, os Boyne, esta a procura de uma casa antiga. Ao escolher a casa foram avisados que nela havia um fantasma que só saberiam de sua existência depois. Foram morar na casa com o sonho de uma vida tranquila entre pinturas, jardinagens e a criação de um livro. Ned Boyne que está envolvido em uma especulação financeira, começa a agir estranho e depois some.
O Sinaleiro
Um sinaleiro em estado de choque por não saber como proceder aos acidentes e suas visões. É um conto muito bom, prende muita a atenção. Com um final inquietante.