spoiler visualizarLiliane32 23/07/2023
Com Spoiler
Neste terceiro livro, “Dust”, Donald, que foi o protagonista do segundo livro, quer ajudar o pessoal do Silo 18, mas ele segue inundando o Silo 40 (que se rebelou) ou seja, matando mais gente. Ele consegue liberar a irmã mas tem que mantê-la escondida, pq não são liberadas mulheres no Silo 1. Ele também aparenta ter mais problemas mentais, que já estava meio que evidente no segundo livro. Numa destas ele tenta matar o Senador, mas o mesmo por estar conectado as máquinas, consegue se regenerar e desmascara o Donald. Donald que está morrendo com um problema no pulmão é preso e apanha muito dos guardas do Silo. Enquanto isso o Senador “faz a limpeza”do Silo 18, mas Jules e algumas outras pessoas conseguem escapar para o Silo 17, por quê eles haviam construindo um túnel entre os dois Silos.
Nesta parte preciso fazer um parenteses, foi muito irritante ler a Jules por muitos capítulos do livro, se preocupa muito mais com as crianças e com o Solo, que eram os habitantes restantes do Silo 17, do que com as pessoas do Silo 18. No começo do Livro o Luke perguntou a ela por quê deste comportamento, e ela só soube dizer que fez uma promessa. Enquanto isso, milhares de pessoas no Silo 18 ficaram sem apoio e começaram a se rebelar. Por quê eles estavam descontentes com a falta de informação ou mesmo direção. De uma hora para outra eles são informados que: Primeiro, não estavam sozinhos como todos pensavam; Segundo, existem mais Silos e possivelmente, uma forma de viver fora deles. E por último, será que eles queriam sair? Ou Mesmo se conectar com outros Silos?
Charlotte, a irmã de Donald, faz contato com Jules e avisa do mapa que ela viu que há uma conexão entre todos os Silos e o chamado “Seed” que parece ser onde foram armazenas as sementes e o material necessário para “reconstruir”o mundo. Jules convence o povo do agora Silo 17 de irem em busca deste “Seed” explorando o mundo exterior. Ao saírem do Silo e passarem o morro, eles encontram ar puro, grama e uma vastidão de terra livre. O mundo havia se regenerado.