spoiler visualizarRaquel 12/02/2011
Sonetos, linda forma de expressão da magnífica Florbela Espanca
Esse livro foi a porta de entrada para conhecer o trabalho magnífico dessa mulher a quem tanto admiro pela forma de expressão. Faço as Palavras do meu professor de literatura minhas: "Não se separa o autor da obra"(Farias Medeiros- professor de Língua Portuguesa). Os sonetos de Florbela demonstram sentimentos de mágoa, tristeza e desilusões, que de fato fizeram parte da vida dessa poetisa. Estudando mais a fundo sobre os sonetos e a poetisa, percebe-se uma grande ligação. Florbela casou-se três vezes, mas não foi feliz em seus casamentos, pois a quem amava não poderia ter (seu irmão Apeles Espanca)e acaba suicidando-se.
Algumas coisas que aprendi lendo Sonetos, Florbela Espanca:
*No soneto intitulado "Eu ..." Florbela utiliza a figura de linguagem conhecida como ANÁFORA. Que se dá pela repetição de palavras no princípio de frases ou versos consecutivos.
Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber porquê...
*Soneto é forma poética clássica composta de 14 versos divididos em 2 quartetos e 2 tercetos.
*Embora Florbela Espanca seja uma autora do tempo do Modernismo,podemos perceber traços do Romantismo no Soneto "Sonho Vago", pois ela demonstra um grande sentimentalismo, "cria" um mundo de ilusões, devaneios e imaginações.