Leila de Carvalho e Gonçalves 18/07/2018
Desgraça É Tudo Coisa De Se Rir
Socorro Acioly é uma jornalista, doutorada em literatura e prestigiada autora de livros infantis. "A Cabeça do Santo" é seu primeiro romance e confirma a máxima de Maiakovski: "é a técnica que liberta o talento."
Ousada, em 2006, ela foi até Cuba para realizar um sonho: havia sido escolhida para participar de uma oficina literária com o escritor colombiano Gabriel García Marquez, por sinal, já adoentado, foi a ultima que ele ministrou. Indubitavelmente, uma experiência transformadora cujo projeto, após oito anos, chega ao mercado para saciar nossa curiosidade.
Com quase cento e cinquenta páginas, seu texto exala uma brasilidade sertaneja através da linguagem e do cenário. Nada mais autêntico e que ainda revela outra grata surpresa: a discípula usa e abusa da inspiração do mestre, contando uma história onde o inexplicável se une à fé para confirmar que entre Candeia e Canindé, nada é absurdo.
É para essas bandas que Samuel vai atrás do pai e da avó, que não conhece para cumprir o último desejo da mãe, recém-falecida. Porém, o que ele não espera, é a confusão em que irá se meter ao parar numa cidade assombrada por uma estátua, enorme e inacabada, de Santo Antônio.
Com personagens elaborados, o enredo, bem tecido, não deixa sequer um fio solto. A autora entrelaça diversas vidas, convergindo passado e presente, até um desfecho onde até o sobrenatural faz sentido.
Portanto, aceite meu convite e venha conhecer o trabalho de Acioly que com vigor e extrema beleza propõe uma renovação no imaginário nordestino cujo rico patrimônio tem muito a oferecer em matéria literária.
Afinal, como afirma Samuel: "desgraça é tudo coisa de se rir".