A cabeça do santo

A cabeça do santo Socorro Acioli




Resenhas - A Cabeça do Santo


2114 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Flavia1101 30/05/2024

Meu primeiro livro da Socorro Acioli, é que livro maravilhoso!
Fluido, capítulos curtos e personagens incríveis.
Eu amo livro que fala no nordeste e suas histórias, virei fã de Samuel, simplesmente maravilhoso!
comentários(0)comente



Hév 17/03/2024

Significa, Rosário, que você é o meu milagre.
Li por indicação do Paulo Ratz (never misses) e foi minha primeira experiência com realismo mágico. Me encantei com a construção impecável do ambiente e personagens de forma tão profunda, embora o livro não chegue a ter 200 páginas. Extremamente bem desenvolvido, me senti assistindo uma novela regional BOA, que realmente representa nosso sertão. Li em uma sentada só e acabei com vontade de já engatar outro livro da autora.
mariaclara.pb 19/03/2024minha estante
Amiga, leia a casa dos espíritos!!


Hév 19/03/2024minha estante
Já adicionei pra as próximas leituras!!




José Cláudio 03/06/2021

Uma escrita soberba, o livro diz muito sobre a religiosidade do povo brasileiro e como ela se relaciona com a sociedade... maravilhoso!
comentários(0)comente



Mari Sorrah 17/04/2024

Divertidíssimo
Completamente apaixonada pela escrita da Socorro Acioli.
Demorei pra escrever essa resenha porque fiquei tão apaixonada por essa história, que queria ver se com o passar do tempo esse fogo iria abaixar. Spoiler: Não abaixou! É TUDO ISSO MESMO!

Absolutamente TUDO me ganhou nesse livro.
Os capítulos curtos, todos os capítulos começando com a letra C (alguém sabe o porquê?), o retrato claro das cidades do interior do Brasil, a religiosidade, as crenças, a fé, o pagar promessas, os santos, um santo sem cabeça (morro quando usam a palavra "degolado" kkkkk), a esperança, as velas, e todos os significados ocultos.
comentários(0)comente



Carol 11/04/2024

E é bom!
"-Tu sonha muito, Chico.
-Foi a morte que me ensinou. O tempo de sonhar é em cima da terra."

Que história boa de ler, as andanças de Samuel e tudo que vai acontecendo me deixou presa no livro, não queria mais largar.


"Havia de ser algo estranho, gato não é bicho de dar cabimento a ninguém"
Maria 12/04/2024minha estante
Agora leia Pedro Páramo, é obrigatório depois de ler a cabeça do Santo. Na verdade antes, mas também li depois ksksks


Carol 13/04/2024minha estante
Orraaa, pois vou obedecer mesmo ??




Rennata Everton 23/06/2024

Brasilidade à flor da pele
Aulas de escrita, de narração, de enredo e personagens complexos e incríveis.
Mais um nacional com grande potencial pra virar um clássico.
É uma leitura fluida, deliciosa, misteriosa, hilária e emocionante.
Não conhecia a autora e sem dúvida apenas com essa obra ela já ganhou um espaço na minha estante.
comentários(0)comente



Talita 21/04/2022

A cabeça do santo
No leito de morte, a mãe de Samuel lhe deixou uma missão a ser cumprida para que a alma dela pudesse descansar: acender uma vela aos pés da estátua de padre Cícero, em Juazeiro; uma vela aos pés de São Francisco, em Canindé e, por fim, uma vela aos pés de Santo Antônio, na cidade de Candeia, em que o pai de Samuel morava e nessa mesma ocasião conhecer o pai que o abandonou antes mesmo do nascimento.

Ao chegar na cidade quase fantasma de Candeia, Samuel foi enxotado por sua avó paterna e se abrigou na cabeça de um santo. O que Samuel não sabia que era do dom que lhe seria revelado, ouvir as orações das mulheres que pediam ao milagreiro sua intercessão para encontrar um amor.

A partir dessa situação, a narrativa toma um rumo interessante, como Samuel sendo o mensageiro do santo e atraindo para a quase extinta cidade a atração de muitos fiéis. Contudo, por trás da cabeça do santo deixada de lado, há um mistério que ronda a velha cidade.

Uma estória simples, mas comovente por falar de forma tão honesta da vida do povo nordestino. A escrita de Socorro Acioli é envolvente, os versos quase rimados me lembraram as literaturas de cordel. Talvez por ser cearense como a escritora e por conhecer a verdadeira história que serviu de inspiração para o livro, me envolvi do início ao fim com o livro. Recomendo a leitura! ??
Luana Lima 22/04/2022minha estante
Já querooo


Cris Mendonça 22/04/2022minha estante
Um dos meus preferidos!!!! Mando todo mundo ler ?




yas 27/01/2022

Desde meu primeiro contato com escrita de Gabo, eu pensava se era possível um(a) autor(a) brasileiro(a) ter esse mesmo estilo retratando nosso país de maneira fantástica.
Socorro Acioli com certeza superou minhas expectativas e me fez sentir diversas emoções ao acompanhar a história de Samuel.
O realismo mágico no ambiente nordestino traz todo um elemento mais que único para o livro e o torna uma leitura necessária da literatura contemporânea brasileira.
comentários(0)comente



Leila de Carvalho e Gonçalves 18/07/2018

Desgraça É Tudo Coisa De Se Rir
Socorro Acioly é uma jornalista, doutorada em literatura e prestigiada autora de livros infantis. "A Cabeça do Santo" é seu primeiro romance e confirma a máxima de Maiakovski: "é a técnica que liberta o talento."

Ousada, em 2006, ela foi até Cuba para realizar um sonho: havia sido escolhida para participar de uma oficina literária com o escritor colombiano Gabriel García Marquez, por sinal, já adoentado, foi a ultima que ele ministrou. Indubitavelmente, uma experiência transformadora cujo projeto, após oito anos, chega ao mercado para saciar nossa curiosidade.

Com quase cento e cinquenta páginas, seu texto exala uma brasilidade sertaneja através da linguagem e do cenário. Nada mais autêntico e que ainda revela outra grata surpresa: a discípula usa e abusa da inspiração do mestre, contando uma história onde o inexplicável se une à fé para confirmar que entre Candeia e Canindé, nada é absurdo.

É para essas bandas que Samuel vai atrás do pai e da avó, que não conhece para cumprir o último desejo da mãe, recém-falecida. Porém, o que ele não espera, é a confusão em que irá se meter ao parar numa cidade assombrada por uma estátua, enorme e inacabada, de Santo Antônio.

Com personagens elaborados, o enredo, bem tecido, não deixa sequer um fio solto. A autora entrelaça diversas vidas, convergindo passado e presente, até um desfecho onde até o sobrenatural faz sentido.

Portanto, aceite meu convite e venha conhecer o trabalho de Acioly que com vigor e extrema beleza propõe uma renovação no imaginário nordestino cujo rico patrimônio tem muito a oferecer em matéria literária.

Afinal, como afirma Samuel: "desgraça é tudo coisa de se rir".
comentários(0)comente



Fer Paimel 01/05/2021

Muito bom!
Gostei demais desse livro!! Uma história simples, despretensiosa e bem amarradinha. Personagens divertidos e bem descritos... tem um quê de Gabriel Garcia Marquez, dando para ver que o tempo que a autora passou estudando com ele foi produtivo e impactou sua escrita.
Recomendo!!
comentários(0)comente



Laís 07/04/2024

Quando coloquei esse livro na minha wishlist, não sabia sobre o que falava mas a capa havia me chamado atenção.
Vejo poucas pessoas falando sobre essa história, o que é uma pena, já que é uma leitura formidável.
Fala sobre dor, raiva, perda, amores e desamores. É tão profundo que me arriscaria a dizer que muitos nem entenderiam ele.
E mais uma vez ressalto a importância da literatura brasileira. A riqueza que a gente tem na palma da mão e que, infelizmente, é desvalorizada.
comentários(0)comente



Ricardo.Silvestre 06/02/2024

Nunca um santo degolado deu tanto?
«Pouco antes de morrer, a mãe de Samuel lhe faz um último pedido: que ele vá encontrar a avó e o pai que nunca conheceu. Mesmo contrariado, o rapaz cumpre a promessa e faz a pé o caminho de Juazeiro do Norte até a pequena cidade de Candeia, sofrendo todas as agruras do sol impiedoso do sertão do Ceará.»

Assim como existem pessoas que cruzam oceanos e se descobrem em lugares nunca antes visitados, há livros que viajam entre continentes para chegar a locais onde parece sempre terem pertencido. É o caso deste ?A Cabeça do Santo?, livro ainda não editado em Portugal e que uma querida amiga a residir no Brasil teve a amabilidade de me oferecer. E ainda bem que o fez porque eu adorei lê-lo.

Esta é a história de Samuel, um jovem de origens humildes que descobre possuir o dom de ouvir as preces feitas pelas mulheres. Após perder a mãe, o rapaz parte a caminho da pequena cidade de Candeia e é lá, quando no interior da cabeça oca e gigantesca de uma estátua inacabada de Santo António, que se dá conta das suas habilidades.

O realismo mágico presente neste livro é misturado ao nordeste brasileiro, com todas as carências e vulnerabilidades que lhe são características, e o resultado torna-se uma aposta ganha. A autora consegue criar uma trama concisa e envolvente onde elementos regionais, religiosos e políticos ganham destaque. Fica difícil parar de ler.
E o mais fascinante é o facto de existir realmente uma cidade brasileira (chamada Caridade e a 97 km de Fortaleza) onde foi erguida uma estátua com 19 metros de altura, inacabada. A cabeça pode ser encontrada a vários quilómetros de distância, junto à porta de uma casa de habitação da localidade. Curioso, não?

Achei só o final, bem no final mesmo, um tanto ou quanto apressado e questiono-me em relação a algumas das escolhas tomadas pela autora para finalizar a história. Contudo, nada que me faça dar menos de 5 estrelas.
Jorlaíne 25/02/2024minha estante
Que ótima resenha, Ricardo. Agora fiquei curiosa sobre a estátua. Tbm gostei muito desta leitura.


Ricardo.Silvestre 26/02/2024minha estante
@Jorlaíne
É muito louco pensar que algures no Ceará, uma senhora para sair de casa para comprar o pão tem de passar por uma cabeça gigante. Na internet encontrará várias fotografias. ?
Muito curioso agora com a adaptação ao cinema na qual já estão a trabalhar.


Ricardo.Silvestre 26/02/2024minha estante
@Jorlaíne
E só mais uma coisinha? obrigado pelo seu comentário ???


Jorlaíne 26/02/2024minha estante
Ricardo, essa questão da religião muito forte no nordeste é algo muito presente na obra e interessante de acompanhar.
Quanto maior é a pobreza de uma região, mais forte é seu apego à religião.
A forma que a autora escreve é tão fácil, tão gostosa e tão leve. Quero ler mais coisas dela ?


Ricardo.Silvestre 26/02/2024minha estante
@Jorlaíne
Eu também quero ler mais dessa autora. ?


AnaD.Brito 27/02/2024minha estante
Ahhhh eu adorei também esse livro, essa história. Foi um deleite, principalmente porque moro na cidade que ela descreveu as ruas tão bem, detalhes tão afetivos de Juazeiro do Norte. Socorro Acioli tem se destacado muito com essa obra, muito famosa.
Olha, penso o mesmo também sobre o final. Senti uma pressa em findar, talvez por eu ansiar um final diferente, talvez? Mas também fiquei contemplada com o final dado, ficou bonito.


AnaD.Brito 27/02/2024minha estante
Deu até vontade de resenhar também rsrsr


Ricardo.Silvestre 28/02/2024minha estante
@Carolina
Talvez pelo facto de estarmos a gostar tanto da história, não queríamos que ela acabasse! A leitura é feita com uma fluidez tão boa que qualquer final, porventura, saberia sempre a término rápido, mesmo que com umas páginas a mais. Talvez?
?




@limakarla 03/06/2024

Simplesmente apaixonante do início ao fim! Os personagens são tão bem escritos que te conquistam já de primeira e com isso você vai até o fim. Senti muito que esse livro já seria bom o suficiente como um conto, mas feliz que ela conseguiu amplia-lo e nos presenteou com essa delícia de livro.
comentários(0)comente



Guimarães27 08/08/2024

Me surpreendeu muito positivamente, a leitura foi bem fluida, a forma que Samuel é retratado e todo sofrimento que o acompanha durante o caminho de cumprir a promessa da mãe e como também o destino pode surpreender quando você menos espera, toda a mistura do místico, com a crença e a fé que nos acompanha e nos faz as vezes superar e seguir em frente por todo caminho. O livro em si é muito bom, apenas não dei 5 estrelas pelo final, achei muito corrido e me deixou algumas perguntas que eu queria muito que tivessem respostas, porém é um ótimo livro sem dúvidas.
comentários(0)comente



Cecilia.Schettino 24/06/2024

Encantador!
Excelente leitura, me conectei muito com a historia e personagens. tudo muito encantador e místico, ao mesmo tempo que a própria falta de devoção do samuel é contestada pelo seu dom, que move toda a cidade. adorei o livro e jamais imaginei que fosse baseado em uma cabeça real!
comentários(0)comente



2114 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR