Mariana Dal Chico 13/04/2022Ler Machado de Assis é sempre uma experiência inesquecível, garantia de boas risadas e altas críticas sociais.
Em “Memorial de Aires”, último livro publicado pelo autor, tem um ritmo de leitura propositalmente lento e enfadonho, mimeses de um senhor aposentado onde não há aventuras extraordinárias diárias e sim um quotidiano com um círculo pequeno de amigos e ocorrências da vida e a sensação de sua finitude.
Para mim, o mais interessante, foi observar como o autor tratou da questão história da escravidão. A abolição acontece no decorrer do livro e no dia “10 de abril”, com o ponto de vista burguês, ele transforma a inevitável perda de patrimônio (escravos) em uma virtude (oferecendo-lhes alforria) para permanecer ganhando no jogo social. No dia “13 de maio” vem as considerações de M de A - Machado de Assis ou Marcondes de Aires? - sobre o evento:
“(…) Nunca fui, nem o cargo me consentia ser propagandista da abolição, mas confesso que senti grande prazer quando soube da votação final do Senado e da sanção da Regente.
Ainda bem que acabamos com isto. Era tempo. (…)”p.47
Ele mostra através de relatos de senhores de terras como a lei áurea desobrigou os “donos” de suas responsabilidade se como a elite passa um verniz na realidade e têm o poder de fazer um apagamento da história que não lhes parece aprazível.
A entrada do dia 09 de setembro, à tarde” foi um dos que mais me marcou, Aires passa por dois grupos diferentes de crianças pela rua: um rico que lhe causa admiração por sua beleza e alegria e outro pobre que lhe dói ao vê-las cansadas e sem esboço de um sorriso. Ainda assim, nosso narrador chega em casa e não gosta de ver seu criado à porta que diz estar ali a sua espera, mas ele sabe que o criado foi distrair as pernas na rua e “magnanimamente” o perdoa pela falha e mentira. Impossível não pegar essa ironia e passar horas refletindo sobre o comportamento de Aires, que ainda reflete em muitas pessoas que vivem em pleno 2021.
Eu poderia escrever muito mais sobre esse tema e outros levantados no livro, mas o limite de caracteres não me permite.
Gostei muito dessa leitura, ainda que tenha previsto o final do romance.
site:
https://www.instagram.com/p/CcTcojXJHj9/