Cachola Literária 30/05/2014
Belo Casamento
É chegada a hora de dizer adeus. Por mais que soubéssemos que esse momento chegaria. Quem acompanhou a saga de Travis Maddox e Abby Abernathy desde o comecinho sabia o quão doloroso seria esse momento. Falo por mim que aguardei ansiosamente o lançamento de Belo Casamento e após concluir a leitura senti um vazio indescritível. Sentimento este comum àqueles que se entregam e se apaixonam perdidamente pelos personagens dos livros.
Em Belo Casamento Jamie McGuire segue uma estratégia, digamos bem arriscada. Pois nada de novo será apresentado. Isso mesmo, meus queridos! Absolutamente nada. Fiquem tranquilos pois não irei soltar nenhum spoilers e não tirarei o prazer de quem ainda não conheceu a trilogia. Mas o fato é que como o próprio título já nos remete que Travis e Abby irão se casar não há muito que explorar. Porém, se pensarmos que não estamos falando de qualquer pessoa Jamie McGuire jamais encerraria uma das trilogias mais famosas e bem sucedidas da literatura de forma medíocre. Definitivamente ela jamais faria isso com os fãs da série. Contudo gostaria de salientar alguns pontos importantes referentes à leitura que no primeiro momento podem parecer conflitantes, porém necessários.
Em primeiro lugar: O que passou pela cabeça da autora quando ela decidiu escrever um terceiro livro, se nada de novo é apresentado?
Tá bem. se você já leu o livro e discorda eu entenderei perfeitamente, mas convenhamos que o conteúdo explorado pela autora foi deliberadamente limitado. O livro é curto demais e, por esse motivo, por mais que eu seja fã da série, sinceramente, não consegui encontrar um sentido para sua existência.
Acompanhamos desde o início o conturbado relacionamento do casal e imaginávamos que em algum momento eles poderiam ficar juntos porque é exatamente assim que acontece na ficção, não é mesmo? Pessoas consideradas “normais” jamais sustentariam um romance por tanto tempo, mas já que estamos falando de ficção por que não indagarmos a verossimilhança entre os fatos?
Jamie McGuire conseguiu concluir sua série de forma satisfatória sim, porém achei totalmente desnecessária a existência do terceiro volume da trilogia.
Como leitora exigente e completamente apaixonada por Travis é óbvio que adorei ter mais um livro onde eu pudesse matar as saudades. Aliás, se eu dissesse que não vibrei a cada minuto durante os capítulos narrados por Travis eu estaria mentindo. Pelo contrário, se existe a possibilidade de alguém se apaixonar ainda mais pelo personagem esse é o momento.
Em Belo Casamento os capítulos se alternam entre Abby e Travis. Jamie explora o perfil de cada um separadamente. Abby continua sendo uma garota forte, determinada, porém em Belo Casamento a autora decidiu explorar um lado que ainda não havia sido explorado. Abby esta longe de ser uma garota frágil e, isso fez com que a personagem ganhasse nossa admiração. Chega de mocinhas pudicas na literatura, pelo amor de Deus! Neste terceiro volume identificamos a fragilidade que Abby tentara preservar já que nossa mocinha passou por maus bocados desde o primeiro volume da série. Apesar de Abby discorrer sobre seus medos ao longo da narrativa é válido que todos saibam que ela permanece guerreira. Porém permaneço com a opinião de que Travis é quem sustenta mais uma vez a narrativa. É ele quem conduz a narrativa do princípio ao fim. Se você acha que seria impossível alguém ficar mais encantador, apaixonante, perfeito, mais TUDO; bem, é porque duvidou desde o início da capacidade de destruir corações de Jamie McGuire.
Como dito anteriormente nada de relevante é acrescentado dentro da narrativa em relação à união do casal, mas Jamie retoma algumas situações apresentadas nos volumes anteriores. Como já temos conhecimento de alguns fatos ocorridos já em Desastre Iminente Jamie opta por valorizar cada situação explorando o lado sentimental de seus personagens. Em Belo Casamento os leitores conhecerão as causas que levaram Abby a fazer o pedido de casamento, além de relembrar o que aconteceu após a tragédia ocorrida no volume anterior. Quais foram as consequências sofridas e o quanto isso foi providencial para que ambos finalmente chegassem ao altar.
Belo Casamento não se limita apenas a focar a história do casal já que a autora decidiu explorar os demais personagens que também fazem parte da história. America, a melhor amiga de Abby tem uma forte presença, assim como todo o clã Maddox.
A ausência da mãe de Travis, por exemplo, é certamente um dos pontos favoráveis retomados pela autora. O que dizer da carta deixada por ela para Travis no leito de morte que apenas agora terá seu conteúdo revelado. Momentos de muita emoção para o leitor, certamente.
Abby também abre o coração e conseguimos compreender o motivo de tanta insegurança. Não espere rompantes de loucuras protagonizados pelo casal, pois chegamos a um momento de amadurecimento deste relacionamento. Ainda que Travis “Cachorro Louco” Maddox pareça adestrado, um dos badboys mais querido da literatura não irá decepcioná-los. Nesse momento chegamos ao cume da perfeição. Travis mostra a fragilidade escondida por trás de todas aquelas tatuagens e toma nossos corações nas mãos.
Como o livro é bem curtinho há de se concluir a leitura rapidamente, mas tenho certeza que os fãs da série tentarão ao máximo prolongar esse momento.
A edição está impecável. A ilustração da capa é simplesmente linda e condiz perfeitamente com o conteúdo apresentado. A borboleta apresentada nos três volumes finalmente foi citada e sua existência justificada se considerarmos que Abby é apelidada de "Beija Flor" por Travis ao longo da narrativa.
Sei que venho falando isso desde o início, mas continuo afirmando que Belo Desastre é a melhor trilogia do gênero New Adult. Se por algum motivo você ainda não deu uma chance ao gênero indico que comece por esta série. Travis e Abby deixarão saudades. E fica a pergunta: o que será de nós? Quando conseguiremos retomar nossas vidas? Como imaginar um mundo sem Travis?
Façamos um pedido: que Jamie McGure não nos abandone, que ela possa nos presentear com outra brilhante e fascinante história porque talento e criatividade não lhe faltarão. Porém, mais uma vez vou contra a decisão da autora de estender a série escrevendo mais livros só que na visão de cada um dos irmãos Maddox. Pelo amor de Deus, não! Eu sei que você achou a chave do sucesso, uma maneira lucrativa e bem sucedida de ganhar dinheiro. Não faça-nos de tolos. A história de Travis e Abby já foi demasiadamente explorada. Não será preciso estendê-la, pois caso isto seja feito, os leitores serão os primeiros a abandonar o barco. Até porque essa coisa de sair lançando "trocentos" livros a custa dos leitores é a treva!
Belo Casamento irá lhe conquistar. Deixará marcas irreversíveis em seu coração e fará com que jamais se esqueça de Travis Maddox.
site: http://www.cacholaliteraria.com.br/2014/05/resenha-belo-casamento-jamie-mcguire.html